terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Chuvas: Rio Paraíba chega a 9,40m. Oito cidades da Região estão em alerta

Foto: Campos 24 Horas
Oito cidades do Norte e Noroeste do Estado estão em alerta máximo. As cidades com a pior situação são Lage do Muriaé, Itaperuna e São Fidélis. Segundo a Defesa Civil do Choveu cerca de 100 milímetros na região.

Em Lage do Muriaé o rio está um metro acima do normal. Em Itaperuna o prefeito Fernando Paulada, decretou estado de alerta, o Rio Muriaé transbordou 10 centímetros, as famílias que moram em áreas de risco foram informadas para sair para casa de parentes ou abrigos que o município esta preparando. A Defesa Civil municipal também está em alerta para deslizamentos de terra.

O Rio Paraíba do Sul, em Campos, chegou ao nível de 9,40m, medição das 7 horas da manhã desta terça (03)

Outra cidade que também esta em alerta é São Fidélis, o nível do Rio Grande esta fora do leito e ameaça entrar nas casas do distrito de Colônia. Alguns moradores estão sendo encaminhados para igrejas e casas de parentes. Os meios de comunicação não estão funcionando exceto a internet.

As cidades de Cardoso Moreira e Italva também decretaram estado de alerta. As próximas cidades que podem ser atingidas pelas cheias da região são Natividade, Porciuncúla e Aperibé.

De acordo com a Defesa Civil do município de Itaperuna os rios Muriaé e Carangola devem receber um grande volume d’água o que aumenta a preocupação com as áreas de encosta, onde a terra já está bem saturada, e devido à previsão de chuvas de aproximadamente de 50 milímetros até esta terça-feira (03) eleva os riscos de deslizamentos.

Em Italva o Rio Muriaé atingiu 3,85m e os agentes da Defesa Civil já trabalham em alerta máximo, uma família já foi removida de área de risco, no distrito de São Pedro de Paraíso e na área central da cidade uma queda de barreira já foi registrada. Nesta terça-feira (03/01) será implantado no município um sistema de alerta fixo, em um poste serão instaladas quatro cornetas que vão avisar a população em caso de cheia.

Já em Cardoso Moreira, o Secretário de Defesa Civil, Juarez Noé informou que o rio Muriaé, que transborda ao nível de 8 metros, encontra-se com menos de cinco metros, o que ainda permite uma razoável situação de conforto, ainda assim os trabalhos seguem em alerta, também devido ao volume de água que deve chegar.

Depois de passar pelos muncípios de Itaperuna, Italva e Cardoso Moreira, as águas devem chegar a Campos, onde o comandante da Defesa Civil, Henrique Oliveira informou que o nível de transbordo é de 9,70m. Por isso a secretaria está em alerta, pois existe ainda uma preocupação com a comunidade de Três Vendas, que se localiza próxima ao Dique Santa Bárbara.

Mesmo apresentando ainda dois pontos de vulnerabilidade após a intervenção do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o dique não corre o risco de romper, mas a estrada de acesso pode ficar comprometida, o que ainda assim não impediria que obras de reparo emergenciais na estrutura do dique.

Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...