quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Vigília em Campos pela despedida do Papa reúne duas mil pessoas

Um dia antes da saída do papa Bento XVI da liderança da Igreja Católica, uma vigília reuniu cerca de duas mil pessoas, em frente à Catedral de São Salvador, em Campos, que reúne jovens com o intuito de rezar pelo futuro da Igreja, pelo novo Papa e pelo sucessor de Pedro que renunciou no último Carnaval. A ação também tem o objetivo de fortalecer os fieis para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

O coordenador de comunicação do Comitê Diocesano Organizador (CDO) da JMJ, Paulo Nogueira, ressaltou que a vigília da noite desta quarta acontece em um momento da Igreja Católica de intensa expectativa e singularidade diante da renúncia inesperada do Papa Bento XVI, considerado um dos maiores teólogos da história.

— Sendo assim, a vigília se configura na reunião de todos em súplica pelo futuro sucessor de Pedro. Um tempo de adoração ao Santíssimo e para a reza do terço. Tempo também para interceder por Bento XVI.


Leia também: Último sermão: Papa diz que sente a “Igreja viva”

O bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, dom Fernando Arêas Rifan, ressaltou que a vigília é momento de gratidão pelo Papa e por suas exortações apostólicas e pelas três encíclicas — Caridade, Esperança e Doutrina Social da Igreja.

Mobilização pelas redes sociais


A mobilização para o evento foi feita de paróquia em paróquia e também através das redes sociais. Empenhados nos preparativos para a Jornada Mundial da Juventude, que acontece no Brasil em julho, os jovens demonstraram seu apoio à decisão do Papa Bento XVI. “Nas três encíclicas que Bento XVI escreveu, ele falou de caridade e de esperança. Da mesma forma, com essa vigília, mostramos ao mundo que entendemos seu apelo e que desejamos ouvir os ensinamentos de Cristo, transmitidos pela voz de Sua santidade. Intercedemos pelos nossos cardeais que participarão do conclave”, lembrou a co-fundadora da Comunidade Católica Missão Malaquias, jornalista Kamilla Uhl.

O Diário / Folha Online

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Encontrado o corpo do menino Yuri, desaparecido em Cambuci


Foi encontrado na tarde desta quinta-feira (27) o corpo de Yuri Castro Santos, de apenas seis anos. O menino estava desaparecido desde o último domingo (24), quando foi para Cambuci na companhia dos avós, em uma excursão que saiu de Cabo Frio. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o corpo foi encontrado na manilha de esgotamento da piscina média, perto da cachoeira no Parque Aquático.

De acordo com informações do responsável pela excursão, Paulo Sérgio Santos, o avô estaria distante da criança, que tomava banho de piscina. Ele teria se distraído por um curto período de tempo e quando olhou não avistou mais o menino. Yuri não foi encontrado na piscina, que chegou a ser esvaziada. A partir daí, começaram as buscas.

Paulo Sérgio informou ainda que, o desaparecimento foi registrado na 142ª Delegacia Legal de Cambuci e Corpo de Bombeiros foi acionado. Nesta segunda-feira (25), os bombeiros retomaram as buscas no parque e também em torno dele, inclusive com o auxílio de um helicóptero do Corpo de Bombeiros e cães farejadores.

As buscas, que tiveram início logo após o desaparecimento do menino por volta das 12h de domingo (24), foram reforçadas nesta quarta-feira com a chegada das equipes do Rio de Janeiro e prontamente iniciaram o trabalho tanto por terra, quanto pelo ar, tendo o corpo do menino sido encontrado no final da tarde.


Ururau

São Francisco presente no Seminário de Apoio à Gestão Ambiental

Representado pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Claudio Heringer, São Francisco de Itabapoana participou do 1º Seminário de Apoio à Gestão Ambiental Municipal, promovido na última terça-feira (26), na cidade do Rio de Janeiro, pela Secretaria de Estado do Ambiente e pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA). Na oportunidade o secretário sanfranciscano apresentou ao secretário de Estado, Carlos Minc, um breve diagnóstico da política ambiental a ser implantada no município, bem como as dificuldades enfrentadas pela nova administração nessa área.

Realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), o Seminário contou com a participação de 86 municípios, representados por prefeitos e secretários municipais de meio ambiente. Em pauta, assuntos relacionados à gestão do lixo, saneamento básico, reciclagem, arborização urbana, ICMS-verde, educação ambiental, entre outros.

- Os desafios são muitos, já que possuímos uma Secretaria com muitas deficiências e cuja política ambiental se resumia à realização de serviço de poda e jardinagem das áreas públicas. Isso sem contar a inexistência de conselho, Fundo de Meio Ambiente, convênios técnicos, parcerias, capacitação, ações básicas e que não foram efetivadas na gestão passada. Estamos fazendo um grande esforço em nossa gestão e começando literalmente do zero – destacou Heringer.

Durante o encontro foi discutido, ainda, o programa de certificação ambiental Ambiente +, que premiará com recursos financeiros os municípios fluminenses que promoverem ações voltadas à proteção e recuperação ambiental. A participação das prefeituras é voluntária, mediante a assinatura de um termo de adesão, e a premiação é proveniente da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA), que deverá ser investida pelos municípios nas melhorias da gestão ambiental.

- Buscaremos preencher os pré-requisitos com objetivo de aderir a esse importante programa, que poderá nos auxiliar com recurso na promoção de ações que venham a atender às necessidades e carências do nosso município no que diz respeito ao meio ambiente – finalizou o secretário, acrescentando que está em fase de implantação o grupamento da Guarda Ambiental, visando dotar o município de estrutura de fiscalização, justamente um dos critérios avaliados no programa.

Ascom - SFI

Servidores Municipais recebem nesta quinta em São Francisco

O funcionalismo público municipal de São Francisco de Itabapoana recebe nesta quinta-feira (28/02) o pagamento referente ao mês de fevereiro. A medida ratifica um dos principais compromissos assumidos pela nova administração municipal junto ao servidor, que é a liberação dos vencimentos dentro do mês vigente, ao contrário do que vinha acontecendo anteriormente.

A meta, de acordo com o prefeito Pedrinho Cherene, é a elaboração de um calendário anual de pagamento utilizando como data limite o último dia de cada mês. A medida tem por objetivo a valorização do servidor, que poderá ter uma melhor organização no que diz respeito ao seu orçamento.

- Logo nos primeiros dias de governo tivemos que correr contra o tempo para efetivar o pagamento ainda relacionado ao mês de dezembro de 2012. Já nesse segundo mês de nossa administração conseguimos pagar aos nossos funcionários dentro do próprio mês, como planejávamos - disse o prefeito.

Ascom - SFI

Barco que está 'estacionado' em rua de Barra do Itabapoana será removido

A Secretaria de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo de São Francisco de Itabapoana confirmou a remoção, até o próximo sábado (02), de um barco de pesca que se encontra em uma rua da localidade de Barra do Itabapoana.

De acordo com o secretário de Obras, Roosevelt Batista, o compromisso em providenciar a retirada da embarcação foi assumido pelo seu proprietário que reside no município de Presidente Kennedy, no Espírito Santo.

A Secretaria de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo, ainda de acordo com o secretário, disponibilizará uma máquina para que seja feita a remoção, caso haja necessidade.

Ascom - SFI

Último sermão: Papa diz que sente a “Igreja viva”

PAPA BENTO XVI: HUMILDADE e COERÊNCIA

Em seu último sermão como papa, Bento XVI reiterou nesta quarta-feira (27) que está fraco e que renunciou pelo bem da Igreja. Sob aplausos da multidão na praça São Pedro, o papa voltou a justificar a sua decisão, afirmando que, nos últimos anos, sentiu as suas forças diminuírem. Ele disse ainda que tem “plena consciência da gravidade e inovação” da sua atitude, mas que era preciso “ter a coragem de fazer escolhas sofridas”.

Em seu discurso de despedida, o pontífice agradeceu aos seus colaboradores mais próximos, entre eles o seu secretário de Estado, cardeal Tarcisio Bertone, e ressaltou que nunca se sentiu só na condução da Igreja. “Nunca me senti sozinho ao levar a alegria e o peso do ministério petrino.”

Bento XVI citou ainda as manifestações de carinho que recebeu de inúmeros fiéis ao redor do mundo desde que anunciou a sua renúncia: “O papa nunca está sozinho”.

Bento XVI agradeceu a presença em massa de fiéis na praça São Pedro e acrescentou que “vê a Igreja viva”. O pontífice deixa oficialmente o comando da Igreja Católica amanhã. “Neste momento, abraço toda a Igreja espalhada pelo mundo.”

Antes de começar a sua última audiência pública, o papa percorreu a praça São Pedro de papamóvel por cerca de dez minutos para cumprimentar as pessoas presentes. No meio do caminho, beijou algumas crianças. A expectativa era que mais de 50 mil fiéis fossem acompanhar a cerimônia, segundo o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi. Ainda não foi divulgado o número oficial de pessoas presentes na despedida do papa. 
Um encontro pessoal com as autoridades públicas presentes será realizado ao fim do passeio na Sala Clementina do Palácio do Vaticano.

Quinta-feira, último dia
Na quinta-feira (28), Bento XVI deixará o posto, em um acontecimento sem precedentes na história da Igreja moderna, e passará a ser chamado de "Papa Emérito".I

Na manhã de quinta, no Palácio Papal, o decano do Colégio de Cardeais, Angelo Sodano, fará um pequeno discurso de despedida, e então cada cardeal poderá separadamente se despedir do pontífice. A expectativa é de que cerca de 100 cardeais participem deste encontro.

Durante a tarde, no Pátio de Saint-Damase, no coração do pequeno Estado, a Guarda Suíça carregará suas bandeiras em saudação.
Em seguida, por volta das 13h (horário de Brasília), Bento XVI irá para o heliporto do Vaticano para viajar a Castel Gandolfo, 25 quilômetros ao sul de Roma, a residência de verão do Papa, onde passará dois meses, antes de se estabelecer em um mosteiro no Monte do Vaticano.

Bento XVI chegará à residência de verão e saudará os fiéis a partir da varanda. Esta será sua última aparição como chefe da Igreja. Nada de especial está previsto quando o relógio badalar oito horas da noite (hora local), momento em que oficialmente termina o pontificado. Ele provavelmente estará em oração na capela neste momento.

Às 20h, o pequeno destacamento da Guarda Suíça, em frente à residência, fechará a porta e colocará assim um fim ao seu serviço, reservado exclusivamente ao Papa. Mas a polícia vai continuar a garantir a segurança de "Sua Santidade, o Papa Emérito".

No Vaticano, a Guarda Suíça continuará a fazer a proteção, apesar do "trono vacante".

Conclave
No dia seguinte à renúncia, o cardeal Angelo Sodano enviará os convites aos cardeais eleitores -- atualmente 115 -- para as "congregações gerais" que precedem o conclave, a reunião secreta que escolhe o sucessor de Bento XVI.

Essas reuniões, durante as quais os prelados procuram definir o perfil do futuro Papa, não devem começar antes de segunda-feira.

Nas últimas semanas, os cardeais já começaram, por e-mail e por telefone, as consultas informais para decidir o nome.

Leia abaixo a íntegra da mensagem em português de Bento XVI nesta quarta-feira (27):

"Queridos irmãos e irmãs,

No dia 19 de abril de 2005,, quando abracei o ministério petrino, disse ao Senhor: É um peso grande que colocais aos meus ombros! Mas, se mo pedis, confiado na vossa palavra, lançarei as redes, seguro de que me guiareis». E, nestes quase oito anos, sempre senti que, na barca, está o Senhor; e sempre soube que a barca da Igreja não é minha, não é nossa, mas do Senhor. Entretanto não é só a Deus que quero agradecer neste momento. Um Papa não está sozinho na condução da barca de Pedro, embora lhe caiba a primeira responsabilidade; e o Senhor colocou ao meu lado muitas pessoas que me ajudaram e sustentaram. Porém, sentindo que as minhas forças tinham diminuído, pedi a Deus com insistência que me iluminasse com a sua luz para tomar a decisão mais justa, não para o meu bem, mas para o bem da Igreja. Dei este passo com plena consciência da sua gravidade e inovação, mas com uma profunda serenidade de espírito.

Amados peregrinos de língua portuguesa, agradeço-vos o respeito e a compreensão com que acolhestes a minha decisão. Continuarei a acompanhar o caminho da Igreja, na oração e na reflexão, com a mesma dedicação ao Senhor e à sua Esposa que vivi até agora e quero viver sempre. Peço que vos recordeis de mim diante de Deus e sobretudo que rezeis pelos Cardeais chamados a escolher o novo Sucessor do Apóstolo Pedro. Confio-vos ao Senhor, e a todos concedo a Bênção Apostólica."
Campos 24 Horas / G1.com 

Quatro feridos em três acidentes nesta quarta, na BR-101

Um homem ficou ferido após a caminhonete que conduzia capotar na manhã desta quarta-feira (27), por volta das 7h30, no km 82.9 da BR-101, próximo ao distrito de Ibitioca, em Campos dos Goytacazes. 

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista da caminhonete Mitsubishi de cor azul, placa KMU-0700 de Campos dos Goytacazes, Antônio Carlos Paes Batista, seguia no sentido Rio de Janeiro. A vítima perdeu o controle do veículo em uma curva e acabou capotando. No momento do acidente a chuva era intensa.

Antônio Carlos sofreu escoriações, foi socorrido e levado para o Hospital Ferreira Machado (HFM), por agentes da Autopista Fluminense, concessionária que administra a rodovia.

Colisão próximo ao Shopping Estrada

Uma colisão entre um ônibus e um caminhão foi registrada na manhã desta quarta-feira (27), no km 68 da BR-101, próximo à rodoviária do Shopping Estrada.

O motorista do caminhão, uma Scania, de placa GXH-4069 de Astorga no Paraná, Claudio da Silva, 30 anos, que transportava 32,5 toneladas de farinha, colidiu na traseira do ônibus que fazia a linha Ururaí/Centro.

De acordo com o caminhoneiro, o trânsito estava lento no local e para não atropelar um motociclista que passava, não teve como evitar o acidente.

Segundo o motorista do ônibus, de placa LLB-9668 de Campos dos Goytacazes, Eduardo Andrade da Silva, 39 anos, havia cerca de 40 passageiros, sendo que três deles tiveram leves escoriações e foram levados pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital Ferreira Machado (HFM).

Um outro acidente foi registrado na BR 101, próximo ao Shopping Estrada. Um Gol branco de placa KPS 2367- Campos foi encontrado abandonado, no retorno de um dos canteiros nas margens da estrada. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo apresenta sinais de acidente e não existe registro de roubo. O veículo foi rebocado e levado para o pátio da polícia.
Ururau

Acidentes com moto respondem por quase 70% das indenizações do Dpvat

O balanço anual, divulgado nesta terça-feira (26), do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Dpvat) aponta que 69% das indenizações pagas, de 2011 a 2012, pelo seguro decorreram de acidentes com moto. Os números chamam a atenção para um cenário de alerta. "Estamos diante de uma doença epidêmica e generalizada [número de acidentes com motos] e não vemos ações drásticas do Estado para contê-la", disse um dos diretores da Associação Brasileira de Medicina no Trânsito (Abramet), o médico Dirceu Rodrigues Alves.

A associação estima que, nos próximos seis meses, 69% dos motociclistas podem sofrer algum acidente, com lesões leves, médias ou graves. O cálculo foi feito com base em uma amostragem com 800 motoqueiros, em 1993. De acordo com Alves , a projeção condiz com a situação atual e pode, inclusive, ser otimista diante do grande número de motocicletas no país, que já passa de 19 milhões. As motos representam 27% da frota nacional de veículos.

Muitas vezes sem equipamentos de segurança, os motociclistas ficam mais vulneráveis aos acidentes de trânsito em relação aos motoristas de carro. De acordo com Dirceu, 73% dos atendidos nos hospitais chegam em estado grave, ocupando 40% das vagas das unidades de Terapia Intensiva (UTIs) públicas. A maior parte dos motociclistas (40,6%) sofre lesões graves nas pernas ou sequelas, como amputações e paraplegia. A faixa etária mais afetada é 18 a 34 anos.

Os acidentes com motos pesam nas contas do Sistema Único de Saúde (SUS). Dos gastos na rede pública com acidentados, 48% são com motociclistas, situação que se acentua no Nordeste. No Piauí, a fatia chega a 84,26% e, em Pernambuco, o número de acidentes, em três anos, subiu 1.286%.

Para o diretor da Abramet, podem contribuir para reduzir os números o uso de faixas exclusivas nas cidades, exames periódicos para motociclistas, penas mais duras, jornadas reduzidas para quem trabalha com motos e investimento em educação no trânsito desde a educação infantil.

"A moto será uma necessidade futura para o nosso trânsito. Não somos contra a moto. Somos a favor que a moto seja regulamentada para servir à população como um todo. A moto nas ruas não pode ter a conotação de uma atividade radical. A moto é ágil, mas é frágil", argumenta Dirceu.

Ururau

Instagram alcança os 100 milhões de usuários mensais

O Instagram anunciou nesta terça-feira(26) a marca de 100 milhões de usuários ativos por mês.

"Agora, mais do que nunca, as pessoas estão capturando o mundo em tempo real por meio do Instagram e compartilhando essas imagens de forma mais rápida ao redor do globo", diz Kevin Systrom, cofundador da plataforma, comprada pelo Facebook no ano passado.

O executivo aproveitou a ocasião para repetir em um post publicado no blog do Instagram o mantra predileto de seu big boss, Mark Zuckerberg, fundador do Facebook: "O que vemos é resultado de um mundo mais conectado e interpretado por meio da fotografia", afirmou Systrom.

O confundador também agradece à comunidade pela adoção do aplicativo, que ganhou popularidade graças aos seus efeitos retrô. No blog da companhia, Systrom relembra histórias de pessoas que se conheceram em razão do serviço, como o casal Cory (@withhearts) e Bethany (@bethanyolson), e de usuários que utilizam a rede para fins humanitários, como Kathryn Mahoney (@nineteenfiftyone), voluntária da Organização das Nações Unidas (ONU) em um campo de refugiados no Sudão.

O anúncio acontece apenas um mês depois da companhia divulgar a marca de 90 milhões de usuários ativos mensais. Diariamente, 40 milhões de fotos são publicadas no Instagram. Por segundo, mais de 1.000 comentários são deixados por usuários na rede.

Veja

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Pedrinho Cherene abre a temporada de obras em São Francisco

Convênios de obras inacabadas e de algumas que sequer chegaram a ser iniciadas foram retomados pela nova administração municipal de São Francisco de Itabapoana. Oriundos dos governos federal e estadual e com contrapartida municipal, os investimentos incluem pavimentação de ruas, conclusão de uma escola, de um ginásio poliesportivo e da rodoviária municipal e reforma da Unidade de Saúde, em um valor total ultrapassando quatro milhões de reais.

A demora no reinício das obras se deu, de acordo com a Procuradoria Geral do Município, em função do enfrentamento de entraves burocráticos deixados pela administração passada. "Fato que tanto será apurado em procedimento apropriado pela municipalidade quanto pelo TCE/RJ", destacou o procurador geral Mariano Amorim.

Acompanhado de integrantes de seu estafe administrativo e de vereadores, o prefeito Pedrinho Cherene percorreu, na última sexta-feira (22/02), as comunidades contempladas. Com exceção da Unidade de Saúde de Praça João Pessoa, cuja reforma no valor de 98 mil reais será iniciada nesta semana. As demais começam dentro de 15 dias e terão prazos diferentes para a conclusão, variando de 30 dias a seis meses.

Representando os maiores investimentos, a rodoviária, a escola municipal da sede do município, ambas em parceria com o Governo do Estado, e o ginásio poliesportivo, com o Governo Federal, têm investimentos totalizando aproximadamente 3,9 milhões de reais. O prazo de conclusão é de, respectivamente, dois, quatro e seis meses.
Nas comunidades de Imburi de Cacimbas, Guaxindiba e na sede do município serão pavimentadas cinco ruas. Todas foram viabilizadas por meio de convênios com o Governo Federal já em vigor, porém sem que nenhuma dessas obras tenha sido iniciada. Somando as travessas I e II, em Imburi, as ruas Bahia e Paraná, em Guaxindiba, e a rua no entorno da creche Jamyle Acruche, no centro, os investimentos chegam a um montante de 420 mil reais e as obras deverão ser entregues em 45 dias.

- Priorizamos nesse início de gestão a retomada desses convênios, pois são obras importantes para o município e que atendem várias comunidades. Algumas delas vêm se arrastando há anos e outras que sequer haviam sido iniciadas - destacou o prefeito Pedrinho Cherene que vistoriou ainda o Centro Cultural da sede do município, o qual se encontra com obras inacabadas, aguardando a retomada do convênio para que sejam concluídas.
Ascom - SFI / Fotos: Ascom - SFI -- Blog Do Paulo

Guarda Civil Municipal com nova dinâmica de trabalho desde o início de janeiro

Desde o dia primeiro de janeiro de 2013 a Guarda Civil Municipal vem adotando uma nova dinâmica de trabalho. Com 95 integrantes e uma frota de nove viaturas, sendo que seis foram recuperadas no início de janeiro, o foco nesses dois primeiros meses foi priorizar os eventos realizados pelo Executivo no litoral e zelar pelo patrimônio Público municipal.

Para isso foi necessário, de acordo com o comandante da GCM sanfranciscana, Ricardo Soares Alves, realizar de imediato uma força-tarefa para recuperar parte da frota que apresentava problemas. "A partir daí iniciamos nossa atuação desde o primeiro final de semana de janeiro no trabalho de visibilidade, que tem por objetivo aumentar a sensação de segurança em shows e demais locais com grande concentração de pessoas".

No período de carnaval, além do esquema de 17 guardas atuando no município diariamente, houve reforço de 20 homens no efetivo para atender à demanda. O secretário aponta o campeonato de futebol de verão realizado na praia de Guaxindiba, o projeto Tenda Viva Cultura - nas praias de Gargaú, Santa Clara, Sossego e Guaxindiba - e os shows e demais eventos realizados no decorrer do verão pela Secretaria de Turismo como outros exemplos de atuação da Guarda.

- Pontos da área central e setores públicos, como Hospital Municipal Manoel Carola, contaram com a presença de nosso efetivo. Vale ressaltar que nos finais de semana de verão e dias de carnaval houve reforço no Hospital e no Posto de Saúde da sede do município. No Portal da cidade e em um dos extremos da Avenida Edenites da Silva Viana, mais precisamente no trevo que dá acesso às praias, colocamos viaturas que servem também para dar suporte ao comércio - explicou o comandante.

Dois grupos de apoio, compostos cada um deles por quatro guardas, sendo três do sexo masculino e uma do sexo feminino, também foram designados para atuar em situações de emergência. Eles percorrem o município em duas viaturas estando aptos a interferir, com uma estrutura adequada, em casos de conflitos e de desordem.

Ascom - SFI

Anvisa publica proibição de álcool líquido no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, por meio de resolução publicada ontem (25) no Diário Oficial da União, a suspensão da fabricação, distribuição e comércio em todo o território nacional de álcool líquido com graduação acima de 54º Gay Lussac(lei dos gases perfeitos que estabelece que sob um volume e quantidade de gás constantes, a pressão é diretamente proporcional à temperatura). A medida de estende a todas as empresas fabricantes e as associadas à Associação Brasileira dos Produtores e Envasadores de Álcool (Abraspea). Além de proibir a comercialização, a Anvisa determina que as empresas recolham o produto remanescente no mercado.

Pertencem a Abraspea 14 empresas. Segundo dados da União da Agroindústria Canavieira de São Paulo (Unica), o Brasil produz 15 bilhões de litros de álcool por ano, sendo um 1% desse total destinado ao mercado de álcool engarrafado, aproximadamente 150 milhões de litros por ano, que equivalem a uma movimentação de cerca de R$ 215 milhões. A Abraspea estima que o mercado em gel, que deve substituir o produto líquido, não alcance 10% desse total, o que comprovaria que o novo produto não ganhou a preferência do consumidor.

A resolução é fruto de um impasse judicial. Em 2002, a Anvisa proibiu a fabricação e comercialização do produto por considerar que o álcool líquido oferece riscos de acidentes por queimadura e por ingestão, mas, no mesmo ano, a Justiça suspendeu a determinação. Em 2012, a Justiça Federal derrubou a suspensão e deu até 31 de janeiro de 2013 para a indústria se adequar à nova norma. Na ocasião, a Abraspea entrou com recurso, que acabou por embargar a decisão.

Segundo a assessoria do Tribunal Regional Federal da 1º Região (TRF1), onde corre o processo, trata-se de um conflito de entendimento. Por ser um recurso explicativo, ele não necessariamente impede que a resolução da Anvisa seja posta em prática.

A decisão final caberá ao desembargador federal Moreira Alves, que está de férias até o dia 25 de março. Com o retorno do desembargador, o caso será levado à sessão. O consultor da Abraspea, Ary Alcantara, diz que a associação não reconhece a atitude da Anvisa e que além do embargo judicial no TRF1, há um mandado de segurança obtido pela empresa Álcool Santa Cruz Ltda, pertencente ao grupo, que determina que a Anvisa não pode suspender a circulação do produto.

“Continuamos no mercado e vamos recorrer à Justiça e pedir o ressarcimento de danos por toda ação e eventuais apreensões feitas pela Anvisa”, disse.

De acordo com a Anvisa, a norma está em vigor desde a primeira publicação no Diário Oficial da União. Hoje foi feita uma republicação para as empresas que ainda descumprem a decisão. A agência se baseia em acórdão de 1º de agosto do TRF1, que deu ganho de causa à autarquia. Os agentes de vigilância sanitária estão fiscalizando desde o início do mês e continuarão com ações de retirada dos produtos das prateleiras.

Segundo a Anvisa, o álcool de uso exclusivo em estabelecimentos de assistência à saúde e o álcool comercializado em embalagens de até 50 mililitros (ml) podem ser comercializados na forma líquida, independentemente da graduação alcoólica.


O DIÁRIO 

Banheiro público agora se chama Unidade de Fornecimento de Alívio

A prefeitura do Rio inaugurou nesta terça-feira(26), em fase de testes, um novo modelo de mictório público gratuito. A chamada Unidade de Fornecimento de Alívio (UFA) é aberta, sem portas ou pias para lavar as mãos, e foi instalado na Central do Brasil para atender ao grande fluxo de pedestres na região. O modelo, cedido pela iniciativa privada, custou 19.000 reais, e integra um projeto piloto que poderá ser estendido a outras partes da cidade.

O equipamento não utiliza água e está diretamente ligado à rede municipal de esgoto. Um sistema de válvulas e filtros impede que o mau cheiro da tubulação afete a área do mictório. Todo feito em inox, o modelo é anti-depredação e passará por três limpezas diárias, feitas pela Companhia de Limpeza Urbana do Rio (Comlurb).

Nesta primeira fase, apenas o banheiro masculino foi instalado. Segundo o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Marcus Belchior, a escolha aconteceu após um levantamento da prefeitura nas estatísticas de Carnaval - este ano, mais de 800 pessoas foram presas no Rio por urinarem na rua.

"Banheiros públicos são uma necessidade da cidade, e verificamos que, nessa história, os homens são mais mal educados. Implantar banheiros é fácil, difícil é operar os equipamentos. Este tem baixo custo de manutenção, e se a população participar, iremos mapear outros pontos da cidade para a instalação", afirmou Belchior.

Veja

Casos de dengue crescem 190% no Brasil em um ano

O número de casos de dengue no Brasil apresentou um aumento de 190% em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com levantamento do Ministério da Saúde divulgado nesta segunda-feira, até 16 de fevereiro foram registrados 204.650 casos da doença, contra 70.489 no mesmo período de 2012. Apesar da maior incidência, houve redução de 20% na quantidade de óbitos e de 44% nos casos graves.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que atualmente "nós temos, sim ,epidemia em alguns estados no país". Oito deles concentram 84% dos casos: Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso e Espírito Santo.

O boletim constatou o aumento da dengue em quase todo o Brasil, com destaque para a região Sul (2.836%) e Centro Oeste (801%). Somente a região Nordeste registrou uma queda nas ocorrências: caiu 51% em relação a 2012. Ainda assim, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, alerta que a região apresenta tendência diferente das demais. "Tradicionalmente, o número de casos no Nordeste aumenta a partir de março. Tivemos um período forte de seca e as chuvas devem vir. Está claro qual deve ser o alvo das ações", afirmou o ministro.

Alguns estados merecem um alerta específico. Mato Grosso do Sul destaca-se como o maior número de casos por 100.000 habitantes: a média foi de 1.677,2, o que representa um aumento de 4.757% em relação ao ano passado. Padilha ressaltou que apesar de não haver transmissão autóctone (quando se contrai a doença na própria cidade) no Sul do país, todas as cidades em situação de risco são do Paraná. Neste ano, subiu de 361 para 12.040 casos. Segundo o ministro, a explicação é motivada pelas condições climáticas da região, bastante parecidas com as do Centro-Oeste. São Paulo também mereceu destaque. De acordo com o ministro, o local historicamente registra baixa transmissão, mas agora evidencia um número que merece atenção: foram 21.691 registros da doença, um aumento de 526%.

O boletim constatou que o DENV-4, um dos quatro sorotipos no Brasil, corresponde à maioria dos casos: 52,6%. Esse novo tipo da doença, que chegou ao país no final de 2010, apresenta os mesmos sintomas, profilaxia e tratamento. No entanto, por ainda ser relativamente novo, encontra maior vulnerabilidade entre a população, o que pode explicar o índice maior de ocorrências. O secretário de vigilância do MS, Jarbas Barbosa, afirma que o DENV-4 chegou a praticamente todos os estados, e que a tendência é que a disseminação seja mantida.

Redução de morte
s
Apesar de já se falar em epidemia, o ministério da Saúde comemorou a redução do número de mortes e de casos graves. De acordo com a pasta, a redução deve-se às medidas adotadas para este ano, entre elas, principalmente, um maior investimento. Em 2012, o foram repassados 1,73 bilhão de reais para custear as ações de vigilâncias dos estados e municípios. O montante recebeu um acréscimo de 173,3 milhões de reais neste ano, destinados às secretarias municipais e estaduais de saúde. 

"Mas não podemos relaxar. Estamos apenas no início do enfrentamento da dengue, que se estenderá até maio. Temos de agir para evitar mais casos”, pondera Padilha. O ministro explicou ainda o perfil dos casos de óbito. Normalmente, são pessoas idosas e já com debilidades decorrentes de outras doenças, como hipertensão e diabetes.

Infestação
O ministério da Saúde também mapeou onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito da dengue. De acordo com o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Lira), realizado em 983 municípios, a maior incidência de larvas em reservatórios de água ocorreu no Nordeste, com 76,2% do motivo dos registros. Já a região Sudeste destaca-se por concentrar o maior foco em depósitos domiciliares: 63,6%. A pesquisa constatou que em janeiro deste ano 267 municípios estavam com risco de epidemia, 487 em alerta e 238 em situação satisfatória.

Veja

Prefeitura de São Francisco realiza operação tapa buraco em toda cidade

A prefeitura de São Francisco de Itabapoana prossegue com a operação tapa buracos e o patrolamento das estradas. O trabalho acontece em todo município visando ao fechamento dos buracos nas estradas asfaltadas e a recuperação das estradas vicinais. O prefeito Pedrinho Cherene percorreu toda a cidade para conferir o andamento das ações.

Foi disponibilizado pela secretaria de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos caminhões para transportar a massa asfáltica, trator, máquina de rolo, além da equipe especializada. Essa iniciativa é uma parceria com o governo do Estado. 

A operação tapa buracos já passou pela sede do município e pelas localidades de Santa Clara, Macuco, Barra do Itabapoana, Santo Amaro e Praça João Pessoa. Nesta semana o serviço está sendo realizado na comunidade de Gargaú. 

Cerca de 300 quilômetros de estradas já passaram por manutenção em todo município, beneficiando comunidades rurais como Pingo Dágua, Morro Alegre, Boa Vista Italiana, Espiador, Santo Amaro, Estreito Lagoa Dos Paus, Santa Rita, entre outras.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Roosevelt Batista, o objetivo é melhorar a infraestrutura das estradas em todo o município. "Toda a nossa equipe está trabalhando para reparar as ruas esburacadas pela degradação do tempo e de outros fatores. Enquanto existir algum buraco, vamos tapar", afirmou o secretário.

Ascom - SFI

Congresso Nacional custa R$ 23 milhões por dia ao país

Ao longo de 2013, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal custarão juntos, por dia, 23 milhões de reais aos cofres públicos - dinheiro que, vale lembrar, sai do bolso do contribuinte brasileiro. O valor total deve chegar a 8,4 bilhões – montante semelhante aos dispêndios integrais de seis ministérios: Cultura, Pesca, Esporte, Turismo, Meio Ambiente e Relações Exteriores. Também equivale a todo o orçamento autorizado para a cidade de Belo Horizonte (MG) no ano passado.

Segundo levantamento feito pela ONG Contas Abertas, nestes gastos estão incluídos os salários dos 15.647 servidores efetivos e comissionados da Câmara e dos 6.345 do Senado, além de aposentadorias, pensões, indenizações, compra de materiais de consumo, serviços de terceiros, entre outros itens. No ano passado, o Congresso foi mais comedido e gastou 10% a menos que o previsto para o exercício atual: 7,6 bilhões de reais. Desse total, 373 milhões (5%) foram destinados ao custeio de despesas pendentes em 2011.

Os gastos com pagamento de pessoal lideram as despesas do Congresso. No ano passado, consumiram 40% do total gasto: o equivalente a 3 bilhões de reais. Além dos salários propriamente ditos, os vencimentos dos servidores incluem adicionais noturnos, incorporações, adicionais de periculosidade e insalubridade, férias, 13º salário, entre outros. Só em adicional noturno, por exemplo, Câmara e Senado pagaram 4,4 milhões de reais em 2012.

O pagamento de horas extras é outro gasto que soma uma quantia significativa nas despesas do Congresso. Foram pagos pelas duas casas 52 milhões de reais em horas adicionais aos servidores em 2012. A Câmara dos Deputados foi responsável por 44,4 milhões desse montante. O valor gasto pelo Senado só não foi maior, pois, de acordo com relatório divulgado no início do mês, a Casa economizou 35 milhões com despesas de horas extras no ano passado, após a criação do banco de horas.

Em segundo lugar na lista de despesas está o pagamento de aposentadorias. Ao todo, 1,7 bilhão de reais foi gasto com os 2.839 servidores aposentados do Senado e 2.563 da Câmara. Em seguida, estão os custos das pensões, que somaram 529 milhões. Os gastos ainda envolveram os desembolsos com sentenças judiciais, indenizações trabalhistas e restituições. As três rubricas custaram 205 milhões de reais ao Congresso – sendo 83% dos pagamentos feitos pela Câmara.

Anos anteriores
As despesas do Senado Federal em 2012 foram inferiores as dos últimos dois anos, considerando os valores corrigidos pela inflação. No ano passado, a Casa custou 3,3 bilhões aos cofres públicos. O valor também é menor que a média dos últimos sete anos – 3,4 bilhões. Já os gastos da Câmara dos Deputados foram os maiores desde 2003. A Casa pagou 4,2 bilhões de reais em 2012 – 400 milhões a mais que a média anual dos últimos dez anos, que era de 3,8 bilhões.

O congressista brasileiro é o segundo mais caro em um universo de 110 países – custo de 7,4 milhões de dólares por ano – segundo estudo realizado em 2012 pela Organização das Nações Unidas (ONU) em parceria com a UIP (União Interparlamentar), ficando abaixo apenas dos parlamentares americanos (custo de 9,6 milhões de dólares anuais).

O Congresso Nacional é constituído por 513 deputados e 81 senadores. Segundo o Ministério do Planejamento, em 2012 a média salarial do Legislativo era de 15 055 reais. O valor é mais que o dobro do que ganham os servidores do Executivo – 5 906 reais. No Judiciário, a média é de 10 385. O salário de um parlamentar é de 26 700 reais (fora o auxílio-moradia de 3 800 reais e a cota para exercício do mandato de 34 200 reais).

Há uma semana, o presidente do Senado, Renan Calheiros, anunciou uma reforma administrativa na Casa e a promessa de economizar 262 milhões ao ano. A proposta já foi aprovada pela Mesa Diretora. Embora a economia seja bem-vinda, ela representa apenas 7% do orçamento da Casa previsto para este ano, de 3,5 bilhões de reais.

Veja

Mauricio de Sousa comemora 50 anos da Mônica com casamento, Neymarzinho solo e Chico Bento Jovem

Mauricio de Sousa, Mônica Sousa e a personagem Mônica
O relacionamento de Mônica e Cebolinha pode ser conturbado nos quadrinhos infantis de Mauricio de Sousa, mas, na versão jovem das histórias, os dois não só passaram a se entender melhor como também a namorar. O casamento dos arqui-inimigos do bairro do Limoeiro chegou, inclusive, a ser anunciado no ano passado em uma edição especial da Turma da Mônica Jovem, aquele gibi em que os personagens aparecem com traços de mangá. No enredo, os anjos Ângelo (o famoso Anjinho) e Miopinho têm um vislumbre do futuro, que pode se concretizar, agora, dentro de um novo produto, a Turma da Mônica Adulta. O novo gibi é um dos projetos que Mauricio de Sousa tem para comemorar os 50 anos de sua personagem mais famosa, surgida em 3 de março de 1963 com inspiração na própria filha, Mônica. Além da versão adulta da turminha, vêm aí a edição adolescente do caipira Chico Bento e um gibi-solo do Neymarzinho, decalque do jogador Neymar.

"Vai ser difícil não casar a Mônica e o Cebolinha na Turma Adulta. Ele não vai escapar, não. A Mônica vai dar um jeito nele”, disse o criador da dentuça. A série para adultos ainda engatinha, mas Mauricio afirma que, uma vez lançado, o projeto deve crescer e se estender para o cinema ou a televisão. Segundo ele, o autor de novelas Walcyr Carrasco já se interessou pela Turma Adulta.

Outra novidade anunciada pelo autor, a criação de uma revista com as histórias de Neymarzinho tem lançamento previsto já para o mês que vem. Nos meses seguintes, entre abril e maio, chegam às bancas as aventuras do Chico Bento Moço, com o caipira crescido, a exemplo da Turma da Mônica Jovem.

O envelhecimento dos personagens mais queridos de Mauricio de Sousa procura corresponder ao crescimento também dos leitores -- e alcançá-los. “Chegando à puberdade, as crianças abandonavam a turma e buscavam os mangás, histórias em quadrinhos japonesas. Estávamos perdendo essa audiência. A criação da Turma Jovem não foi sorte, foi marketing”, afirmou o escritor.

Em encontro com jornalistas nesta terça-feira, Mauricio apresentou as ações comemorativas dos 50 anos da personagem Mônica. Além de exposições da personagem, a programação inclui a remontagem do espetáculo Mônica e Cebolinha no Mundo de Romeu e Julieta, peça dos anos 1970 que chega a São Paulo em abril. Também haverá lançamento de brinquedos clássicos da Mônica, como a própria boneca da personagem, e um Sansão amarelo, a cor original do brinquedo de pelúcia que a menina usa para se defender das provocações de Cebolinha e companhia.

Veja

Empossados em São Francisco os novos membros do Conselho do Idoso

Foi realizada na última segunda-feira (25) a cerimônia de posse dos novos conselheiros que passam a fazer parte do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de São Francisco de Itabapoana. A nova equipe é composta por seis representantes do órgão governamental e seis entidades não governamentais (entidades da sociedade civil organizada). A gestão irá prosseguir até o final de 2014.

"Em novembro do ano passado foi realizado o 3º fórum para a eleição dos novos conselheiros. Hoje eles estão assumindo legalmente suas funções e, junto com toda a comunidade, irá realizar um trabalho de orientação e fiscalização no município para que a lei em favor dos idosos seja garantida", sintetizou o presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Amaro Cruz.

O Conselho, ainda, trabalha em parceria com o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). Segundo o presidente, quando algum idoso procura o conselho para fazer alguma reclamação por maus-tratos, por exemplo, o conselheiro abre um requerimento e encaminha para o setor especializado, onde o idoso receberá atendimento social, psicológico e orientação jurídica.

Os interessados em conhecer o Conselho poderá se dirigir à sede da secretaria de Promoção Social, localizada no centro da cidade. Os conselheiros se reunirão sempre na terceira segunda-feira do mês.

Também participaram da cerimônia de posse, a chefe de gabinete, Silvana Salles, que na ocasião esteve representando o prefeito Pedrinho Cherene, a secretária do Trabalho, da Assistência e Promoção Social, Dayse Teixeira e o presidente da Câmara Municipal, Claudinho Viana, além de secretários municipais.
Abaixo, segue a relação dos novos Conselheiros:

Representação Governamental
Secretaria Municipal do Trabalho, da Assistência e Promoção Social
Titular: Dayse Tavares Teixeira
Suplente: Renata Soares Silva

Secretaria Municipal de Saúde
Titular: Cristiana Gomes
Suplente: Fernanda Macêdo Terra

Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento
Titular: Alda Cilene de Barcellos Ribeiro
Suplente: Gabriela Dias da Cruz Machado

Secretaria Municipal de Educação e Cultura
Titular: Elizabete Barreto da Silva Rangel
Suplente: Fernando Santos de Oliveira

Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Titular: Juliana de Oliveira Gomes
Suplente: George Rodrigues Moço Filho

Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio
Titular: André Ricardo de Azevedo Campos
Suplente: João Francisco da Silva Manhães

Representação Não-Governamental
Entidades Socioassistenciais
Associação de Moradores e Produtores Agrícolas de Carrapato (AMPROAC)
Titular: Alaildo Gomes Barreto
Suplente: Elida Carlos Moreira de Oliveira

Associação de Moradores Enseada dos Gravatás e Adjacências (AMEGA)
Titular: Maria Neta Riscado Viana
Suplente: Santilho Rosa Carmo

Casa da Amizade
Titular: Celma Maria B. Nogueira
Suplente: Nádia Barbosa Nogueira

Entidades Sócio-Culturais
Rotary Club de São Francisco de Itabapoana
Titular: Ednéa Corrêa Mansur Tardelly
Suplente: Amarilsa Ferreira Sales

Grupo da Terceira Idade "Sorrir é Viver"
Titular: Dilza Maria dos Santos de Azeredo
Suplente: Francisco Borges de Azeredo Neto

Instituto de Desenvolvimento Afro Norte e Noroeste Fluminense (IDANNF)
Titular: Amaro dos Santos Cruz
Suplente: Lucimara Pereira Muniz Duarte
Ascom - SFI

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Motociclista morre após colidir frontalmente com carro na RJ 224, em São Francisco

Um jovem de 25 anos morreu após a motocicleta em que pilotava colidir frontalmente com um carro, na tarde deste domingo (17/), no trecho da RJ 224, próximo a localidade de São Diogo, em São Francisco de Itabapoana. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), Leonardo Pereira da Silva, vinha sentido São Francisco/Campos, quando, na altura do KM 11, após uma ultrapassagem, bateu na traseira do Gol branco de placa LIQ-6101, que estava parado no acostamento.

Ainda segundo a polícia, a vítima, que pilotava a moto Honda Titan preta, sem placa, vinha transitando na pista pelo acostamento, e não percebeu o veículo parado.

O carro pertence a A.P.S.S., 42 anos e estava quebrado no acostamento da rodovia. Com a colisão, Leonardo morreu na hora. A motorista do carro nada sofreu.
O movimento no fim da tarde deste domingo foi intenso na estrada que dá acesso as praias de São Francisco. Segundo a polícia devido o retorno dos veranistas das praias e o fim da temporada de férias.

Ururau

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Crô, sucesso de Marcelo Serrado na novela 'Fina estampa', vai brilhar no cinema


Na segunda-feira de carnaval, Marcelo Serrado se viu multiplicado em 270. É que a sua mais famosa criação televisiva, o personagem Crô, da novela “Fina estampa” (2011), foi usado como fantasia pelos ritmistas da São Clemente. A escola, que ficou em 10º lugar, desfilava um enredo em homenagem à telenovela brasileira e havia escolhido a bateria — coração de toda agremiação — como ala ideal para o tributo. Uma semana antes da farra de Crô na Sapucaí, o ator não escondia a ansiedade pelo desfile e nem os planos para o personagem, que será o protagonista de um longa-metragem que começa a ser rodado em abril pelo cineasta Bruno Barreto.

— Crô não podia ficar apenas na novela. A repercussão foi enorme, ganhei uma série de prêmios com ele e se tornou, realmente, um dos personagens mais importantes da minha carreira — diz Serrado.

O longa vai narrar a história do mordomo Crodoaldo Valério e sua busca por uma nova patroa.

— A bicha está rica, morando em São Paulo, mas está deprimida porque precisa achar uma nova patroa para mandar nela — conta o ator. — Então, o filme a acompanha fazendo uma série de testes para saber quem vai ser a nova patroa. Ela quer alguém que a maltrate.

A irreverência exuberante de Crô confirmou não apenas os dotes cômicos de Serrado como a autoralidade que ele imprime em seus personagens.

— Sempre improviso, invento cacos e o Aguinaldo (Silva) e o Wolf (Maia) me estimulavam a fazer isso com o Crô — diz, referindo-se ao autor e ao diretor da novela.

O incentivo não era em vão, tanto que, fora das telas, o ator sente-se cada vez mais autor. Se, em 2010, Serrado se arriscou pela primeira vez num monólogo — “Não existe mulher difícil”, de Lucio Mauro Filho, que segue em cartaz no Teatro dos Grandes Atores, na Barra, até o próximo dia 24 —, agora ele se coloca à prova como dramaturgo, com a estreia de outro solo, “Tudo é tudo e nada é nada”, em cartaz desde o último dia 11 no Teatro do Leblon, com direção de Rubens Camelo.

— Estreei “Não existe...” sem saber se era boa ou não, porque não tem comédia mais ou menos. Ou ela é engraçada ou não é. Quando vi, estava lotando os maiores teatros do país, foi um blockbuster — conta ele, que acumula mais de 200 mil espectadores em dois anos de temporada. — Ali ganhei a confiança de que precisava para encarar a plateia sozinho, vi que podia brincar e, principalmente, errar. Acho que a experiência me deixou mais solto. Agora, o desafio é outro.

Textos inéditos a caminho
Com “Tudo é tudo...”, Serrado dá partida em uma série de três novas peças, todas escritas por ele e que devem entrar em cartaz até 2014. A próxima será “A história dos amantes”, que estreia em outubro. A peça é uma comédia rasgada sobre três amigos tijucanos que relatam suas inusitadas experiências e decepções amorosas.

— Investigo historicamente a evolução do homem e sua eterna busca por uma mulher até chegar a esses três amigos completamente loucos. Um é apaixonado por gordas, varizes e estrias; o outro não consegue transar com a mulher, que está grávida; e o outro se apaixonou por uma mulher numa suruba.

Adireção de “A história dos amantes”, assim como a de “Não existe mulher difícil”, é de Otávio Müller, que também comandou o ator em “No retrovisor” (2007), comédia de Marcelo Rubens Paiva que também será levada ao cinema, com previsão de estreia em 2014 e direção de Mauro Mendonça Filho.

— Marcelo e Otávio foram grandes incentivadores para que eu escrevesse — diz Serrado, que em 2011 venceu o prêmio de melhor ator em Paulínea pelo filme “Malu de bicicleta”, baseado em livro de Rubens Paiva. — Eles sempre me deram liberdade e me incentivaram a trazer elementos para a cena, para o personagem. Foi assim que começou a nascer o autor, a vontade de escrever. Em “No retrovisor” e “Não existe mulher...”, o Otávio provocava, e eu mexia no texto. A gente se entende, e no caos dele eu consigo extrair o melhor.

E foi entre o caos e a comédia que Serrado pensou em “A história dos amantes”, tendo como inspiração o coletivo britânico Monty Python.

— Eles são uma grande referência, muito pelo sarcasmo, por aquelas situações malucas, pelos diálogos surreais. Acho que a peça também quebra barreiras, tem um pouco da loucura deles misturada à agilidade dos diálogos do (Harold) Pinter. É a primeira peça em que os críticos poderão me avaliar como autor — diz.

Para 2014, Serrado planeja a estreia de outro solo de sua autoria, “Dizem que sou louco por amar assim”, que terá direção de Ney Latorraca.

— Acho esse o meu melhor texto — diz o ator/ator. — É uma história mais densa, que acompanha a vida de um cara que passa um ano trancado em casa após o fim de um relacionamento. Acho, sinceramente, que jamais poderia escrever essas peças se não tivesse lido e estudado Pinter, Ionesco, Aristófanes, as tragédias. Todo ator precisa ler. Não adianta ter um rosto interessante, e acho que essa consciência me ajudou na carreira.

Mas, antes da estreia de seus novos textos, na próxima segunda-feira Serrado começa a ensaiar uma nova peça, “Rain man”, uma adaptação do longa dirigido por Barry Levinson, em 1988. Na encenação, o ator viverá o autista interpretado por Dustin Hoffman nas telas. A direção é de José Wilker, e a estreia será no dia 5 de abril, em São Paulo, chegando ao Rio em julho, no Teatro dos 4.

— A partir de agora estou completamente dedicado ao “Rain man”. É um grande papel, entre o cômico e o trágico.

José Wilker diz o que planeja extrair do ator.

— Assim como eu foco no texto da peça, sugeri ao Marcelo que não pense no trabalho do Dustin Hoffman — diz o diretor. — São tipos físicos completamente diferentes, um não cabe no outro. Vamos construir o personagem a partir da inteligência e das informações que ele (Serrado) trouxer. É um grande ator, tudo depende do nosso mergulho no trabalho.

Paralelamente aos novos planos, o ator planeja viajar pelo país com “Tudo é tudo e nada é nada”, que chega a São Paulo a partir de abril, junto com “Rain man”, e segue até o fim do ano. Mais um blockbuster à vista?

— Não dá para saber. Mas sei que não devo parar.

No solo, o ator revisita suas próprias experiências profissionais e afetivas, e brinca com seus altos e baixos.

— Falo de sucesso e fracasso, e lembro, por exemplo, de um fracasso que montei com o Abujamra, um texto do Sartre — conta. — O Abu me dizia: “Marcelo, o fracasso dá caráter”. Pra ser ator, já tive de fazer uma cenoura, cantei “Brota, brota, sementinha...” em peça infantil. Tenho muito caráter.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/cultura/cro-sucesso-de-marcelo-serrado-na-novela-fina-estampa-vai-brilhar-no-cinema-7593076#ixzz2L5ZMANxc

Caminhão de pedra sai da pista e atinge casa às margens da BR-101

O motorista de um caminhão que transportava pedras perdeu o controle da direção saiu da pista e invadiu uma casa, bateu em um carro e moto que estavam em cima da calçada. O acidente aconteceu no final da manhã deste sábado (16), na altura do KM57. Cerca de 20 minutos depois mulher foi atropelada a poucos metros, por outro caminhão.

De acordo com o motorista do caminhão que não quis se identificar o trânsito estava lento na hora do acidente.


“Estava voltando do eletricista aqui mesmo em Guarus, o trânsito parou e um carro atravessou na minha frente e para não bater em outro caminhão joguei o veículo para fora da pista”, disse.

O caminhão estava carregado com pedras, à carga se espalhou pelos cômodos da casa. Por sorte na hora do acidente ninguém estava no imóvel que fica às margens da BR-101. Na calçada um carro e uma moto ficaram destruídos.

O Corpo de Bombeiros esteve no local, mas apesar do susto o condutor nada sofreu.

Atropelamento
Muitos curiosos foram até o local ver os estragos da batida, o trânsito ficou lento no sentido Campos/Vitória. Mesmo assim alguns moradores da região do bairro Aeroporto se arriscavam atravessando a pista.

Cerca de 20 minutos depois do caminhão ter invadido a casa, outro veículo atropelou uma mulher durante a travessia. A vítima foi socorrida no local pelos profissionais da Autopista Fluminense.

De acordo com o funcionário público, Gedson Jerônimo Rangel, a mulher atravessou a pista sem prestar atenção no fluxo de veículos.

“Eu acompanhei tudo, estava atrás do caminhão que a atropelou, ela olhou apenas um lado da pista e se assustou com a proximidade do veículo. O motorista ainda tentou desviar, mas acabou atingindo, ela teve ferimentos na cabeça e lábios”, comentou.

O condutor do caminhão de Santa Catarina que estava carregado de peixes e seguia para Salvador na Bahia, informou que a vítima estava olhando a cena do outro acidente.

“Eu a vi atravessando, mas ela estava mais atenta ao caminhão que invadiu a casa e só olhou para o lado de lá da pista. Tentei tirar, mas infelizmente não pude evitar a batida”, explicou.

O trânsito segue lento pelo trecho dos acidentes, principalmente no sentido Campos/Vitória.
Ururau

'Salve Jorge': Lucimar e Helô descobrem que Morena foi traficada e mocinha volta para as mãos da quadrilha

Glória Perez pode até ter ignorado a importância do centésimo capítulo de “Salve Jorge”, mas não esqueceu de preparar viradas para sua trama. A autora finalmente fará com que Lucimar (Dira Paes) e Helô (Giovana Antonelli) descubram que Morena (Nanda Costa) foi vítima de uma quadrilha de tráfico de pessoas.

Tudo começará quando, ao conseguir fugir da boate e ser acolhida por Zyah (Domingos Montagner) em sua caverna, a mocinha for dada como morta. Abalada com a morte da amiga, Sheila (Lucy Ramos) resolverá contar toda a verdade a mãe dela, revelando inclusive que Wanda (Totia Meirelles) e Russo (Adriano Garib) estavam envolvidos com o crime.

Desta vez, no entanto, o cerco contra os vilões se fechará. Lucimar procura Helô e conta para ela tudo o que sabe. A delegada, por sua vez, intima Wanda e a persegue com direito a arma na mão no meio de um shopping, mas a vilã consegui fugir usando um adolescente como escudo. A megera será obrigada a sumir por dois meses e planejará uma volta para a Turquia de jatinho.

Enquanto isso, no exterior, Morena, que trabalhava sossegadamente na Capadócia, será descoberta por Russo. O bandido vai sequestrar a mocinha e levá-la de volta para a boate. A essa altura, Morena já estará no oitavo mês de gravidez e será avisada que, tão logo der a luz, será morta e terá o filho vendido.

Blog Na Tv / Blog Do Júlio

‘BBB 13’: Kamilla entra na despensa e é ‘sequestrada’

Como já é de costume no “BBB 13”, Kamilla acordou e foi fazer seu lanchinho matinal. Ela conversou um pouco com Fani, que estava lendo um livro no sofá, reclamou de uma picada de inseto,e foi aconselhada por Fani para pegar uma pomada na despensa contra a alergia. Assim que entrou, a porta se trancou e a sister foi “sequestrada”.

"Ai meu Deus, o que é isto?", perguntou. Na sequência, foi retirada do local.

O sumiço faz parte do Sumiu, Apareceu, novidade do reality que tira um participante da casa o dia todo. A miss só vai voltar de noite, antes da festa. Fani, que continuou lendo seu livro no sofá, não percebeu a ausência da sister.

EXTRA / UOL

Deputado Geraldo Pudim questiona nova localização de ponte SJB/SFI

Desde o anúncio da construção de uma nova ponte sobre o Rio Paraíba do Sul para ligar os municípios de São João da Barra (SJB) e São Francisco do Itabapoana (SFI) que o assunto vem ganhando grande repercussão. O deputado estadual Geraldo Pudim (PR) adiantou que levará o assunto à Assembleia Legislativa (Alerj), já que a nova obra dispensaria o aproveitamento dos 18 pilares erguidos há cerca de três décadas, quando foram iniciadas as obras da Ponte João Figueiredo, com a mesma finalidade. Com a publicação, na última quinta-feira, do edital do novo projeto, orçado em R$ 124 milhões, a questão voltou a ser tema de discussão.

Pudim criticou a mudança de planos. “Milhões de reais estão enterrados ali, naqueles pilares da Ponte João Figueiredo. Agora, querem gastar dinheiro numa nova ponte para atender exclusivamente aos interesses do Porto do Açu. Interesses esses que se sobrepõem ao da população. Em minha opinião, jogar um projeto já iniciado fora e fazer um novo projeto de forma errada é um desperdício de dinheiro público’”, disparou o parlamentar.

Licitação será aberta dia 25 de março

Pelo novo projeto, a ponte terá 1,3 quilômetro de extensão por 16,2 metros de largura. Uma das cabeceiras no município de SJB ficará junto à Rodovia BR-356 (Campos-SJB), próximo ao trevo de Caetá, no 5º distrito sanjoanense, que dá acesso às obras do Porto do Açu, e a outra, no município de SFI, ficará na localidade de Campo Novo, na zona rural sanfranciscana.

A licitação a fim de construir a nova ponte deve ser aberta no próximo dia 25 de março e as obras estão previstas para serem executadas no prazo de um ano. Os recursos para este novo investimento foram obtidos pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro numa triangulação com o Pacto Andino e Banco do Brasil (BB).


O Diário

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Programação especial na região para fechar o Verão 2013

Os municípios da região prepararam uma programação especial para fechar o Verão 2013. Tem shows de vários estilos que vão agradar todos os gostos musicais. Confira agora os artistas que vão animar os veranistas em Campos, São João da Barra, Quissamã e São Francisco de Itabapoana.

Campos
Em Farol de São Thomé, o cantor Elymar Santos e Maria Fernanda fazem o último “Aquele Abraço”, na noite desta sexta-feira (15) com um show de samba da melhor qualidade.

E quem gosta da animação dos trios elétricos não pode perder neste sábado (16) a partir das 16h a banda Sabor de Beijo e o cantor Nelson Príncipe Negro. No domingo será a vez de Gil Paixão e Tudublu arrastar a multidão.

No sábado a partir das 22h o mineirinho Alexandre Pires promete animar os veranistas com aquele pagodinho especial. E no domingo para fechar a programação tem o show da dupla Jorge e Mateus, sucesso do sertanejo universitário.

São João da Barra

O grupo de pagode Sorriso Maroto promete embalar os casais apaixonados e divertir os veranistas solteiros a partir das 22h na Praça São João Batista na sede sanjoanense.

E no domingo a dupla sertaneja Fernando e Sorocaba vai se apresentar na praia do Açu a partir das 22h.

Quissamã
No palco principal de João Francisco, em Quissamã, quem promete animar o público é a banda Cidade Negra. O power trio é composto pelos músicos Toni Garrido, Bino Farias e Lazão esta de volta ao cenário musical com novo álbum “Hei, Afro”.

São Francisco de Itabapoana

Neste sábado o Arrastão da Ressaca vai literalmente arrastar os foliões de São Francisco. O evento acontece a partir das 17h, com concentração na Avenida Principal em Gargaú.

E para animar os veranistas tem Bloco Band Elétrico e show com a dupla Júlio e Maycon. O trio elétrico vai percorrer algumas ruas da comunidade até o Gargaú Praia Clube.

Ururau
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...