domingo, 31 de março de 2013

Páscoa: tempo de paz, renovação e celebração da ressurreição de Cristo


A Páscoa é um importante momento de reflexão e reavaliação dos valores para uma vida plena e nova, por significar a passagem da morte para a vida eterna, através da ressurreição de Cristo.

Se para o comércio essa é uma das grandes oportunidades de alavancar as vendas e um dos períodos do ano para aumentar ainda mais a lucratividade, para a Igreja esse é um momento de muitas orações, entrega, renúncia e também de comemoração.

De acordo com o Bispo Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, a Páscoa é a festa principal para os cristãos.

“Ela celebra o mistério central da Fé, que é a ressurreição de Jesus, o êxodo definitivo da morte para a vida, o acesso a vida de Deus, a uma vida sem fim, plena”, disse ele completando que a Semana Santa é a semana maior do ano litúrgico por ser o marco preparatório dessa grande solenidade.

“O coração da Semana Santa é o Triduo Pascal (quinta-feira, sexta-feira Santa e sábado de Aleluia), que celebra Cristo que se entrega e sofre a paixão, Cristo que morre e ressuscita. São três aspectos do mesmo mistério que não dá para separar. Lógico que, nós também identificamos com esse Cristo ressuscitado, temos que fazer essa passagem, essa travessia e renascer, ressurgir para uma vida mais plena, mais livre, sem as amarras ou condicionamentos que muitas vezes as estruturas nos colocam, ou até a nossa mediocridade de não buscar um horizonte mais transcendente. Então, a Páscoa dá sentido a nossa fé, que é uma caminhada rumo a essa vida integral, plena, nova em Cristo”, explicou Dom Roberto.

Na religião católica, os cristãos fazem uma dupla penitência de dois dias de jejum e abstinência de carne no ano. Segundo Dom Roberto, o jejum sempre foi para a tradição Hebraica da qual a Cristã é herdeira, o momento de esvaziamento para pensar em Deus. A abstinência tem o sentido que a carne ou o sangue pertence a Deus. Por isso, a liberação do peixe, que não é um animal que sangra.

“Nós fazemos jejum na quarta-feira de cinzas começamos a quaresma, um período de penitência, e o jejum é uma das obras de penitência. A sexta-feira Santa porque nos reunimos à morte do Senhor e vivenciamos a morte em nós, e por isso, o jejum e a abstinência de carne. Também tem o sentido de morrer o homem velho para renascer o homem novo. É um gesto religioso não comer carne nesses dias”, disse.

Os significados de períodos como a própria Páscoa e o Natal estão cada vez mais sendo esquecidos por algumas pessoas, que ficam apegadas apenas na materialidade dos ovos de chocolate, além de comidas típicas como o bacalhau, sem sequer remeter e se apegar aos reais sentidos religiosos.

“Em primeiro lugar, temos que resgatar a Fé, é o principal. A Páscoa não é um ritual, no qual nós comemos ovos de Páscoa. Cristo não ressuscitou para que comêssemos ovos de Páscoa. Eles tinham sentido para expressar a caridade, o novo relacionamento entre as pessoas, a partir do Ressuscitado. As pessoas levavam os ovos para os mosteiros e deixavam de comer na Quaresma. Lá eles eram pintados e decorados e entregue para os povos como sinal da vitória de Cristo na Páscoa. Era um sinal de caridade e amor. Hoje virou exatamente um comércio, uma tradição do coelhinho da Páscoa que não tem em si uma influência direta com Cristo. Evidente que, se pensou nele pela fecundidade da vida, e por isso, simboliza a nova vida, mas ficar no coelhinho sem Cristo, é como no Natal esquecer a Jesus e falar do Papai Noel. Por isso que é necessário evangelizar os símbolos a partir do amor de Cristo, porque qual o sentido que Cristo morreu na cruz? Para nos dar um sinal definitivo do amor do Pai, indicando um caminho de volta, para nos reconciliar com Ele”, concluiu.

Religião Evangélica

A Igreja Evangélica também celebra a Páscoa, que representa a morte do Cordeiro de Deus para que haja a libertação.

“O sentido da Páscoa deveria ser de libertação, porque Deus preparou o povo desde o Egito para a redenção de Cristo. A Páscoa celebra o memorial da libertação que Deus deu ao povo antigamente no Egito, e para nós principalmente, Jesus morreu na cruz, para que todo aquele que crê Nele, seja salvo”, disse o Pastor auxiliar da Igreja Semear, Eraldo Gomes.

A data é celebrada através de uma grande festa com louvores e danças, conforme a programação da Igreja.

“A festa acontece no começo de abril. A sexta-feira Santa é considerada por nós. É celebrada com alimentos, cada um com sua família em casa, todos juntos”, explicou.

Que a alegria da Ressurreição de Jesus Cristo esteja em seu coração hoje e sempre!
Feliz Páscoa!
Blog do Júlio

Santa Missa e Frutos do Espírito abrem os festejos em honra à São Francisco de Paula

A Santa Missa da Vigília Pascal, em celebração a ressurreição de Jesus Cristo, e o Ministério de Música Frutos do Espírito abriram os festejos do padroeiro, de São Francisco de Itabapoana, São Francisco de Paula.
A Santa Missa foi celebrada pelo Padre Lucas Mendes de Oliveira e foi acompanhada por um igreja lotada de fiéis.
Logo após a Santa Missa houve Evangeliza Show, com o Ministério Frutos do Espírito. A banda, que é de São Francisco, cantou músicas como Marca da Vitória, Nas Asas do Senhor, entre outras.
Ao centro a vocalista, Tatiana Carneiro
Neste ano, peças em bijuterias, biscuit, bordado, decoupagem, patch apliquê, taboa, entre outras, serão expostas e comercializadas na feira de artesanato Secretária Municipal do Trabalho, da Assistência e Promoção Social.
Localizada na área central da Praça do Padroeiro, a feira irá reunir nove artesãos que integram o cadastro da Secretaria. O funcionamento será nos quatro dias de festa - sábado, domingo, segunda e terça - das 18h às 23h. Haverá, ainda, um setor direcionado a gastronomia em a comercialização de produtos relacionados à páscoa.

Neste domingo(31), segue a programação da Festa do Padroeiro: 
10h - Tradicional Corrida Ciclística do Padroeiro
19h - Santa Missa
20h 30min - Leilão
22h - Show com, o cantor de pagode, Péricles

Fotos: Juliana Siqueira / Júlio César

segunda-feira, 25 de março de 2013

Fred salva a Seleção Brasileira aos 44 e evita derrota contra a Rússia em Londres

Fred corre para comemorar com Marcelo o gol do Brasil
A nova era Felipão segue sem vitórias. Depois de perder para a Inglaterra no retorno do técnico, em fevereiro, e empatar com a Itália na quinta-feira passada, a seleção brasileira voltou a empatar nesta segunda, ficando no 1 a 1 com a Rússia no estádio Stamford Bridge, em Londres. O resultado poderia ter sido pior - Fred marcou o gol de empate já aos 44 minutos do segundo tempo. Fayzulin havia aberto o placar para os russos. Este foi o quarto jogo seguido da seleção em que Fred deixou sua marca. Antes ele havia feito contra a Argentina, Inglaterra e Itália.

Os minutos iniciais em Londres foram de sufoco para a defesa brasileira. A Rússia se adonou do jogo e pressionou, erguendo bolas na área e ficando perto de abrir o placar. Kerzhakov assustou duas vezes, com um chute forte pelo lado direito e outro já na pequena área, pelo lado esquerdo, abafado por Thiago Silva.

Somente a partir dos 20 minutos o Brasil conseguiu sair um pouco mais para o jogo e diminuir a pressão russa. Oscar puxou bons contra-ataques, mas Kaká estava apagado e Neymar também estava longe de suas melhores atuações. Até deu um bom chute por sobre o travessão, mas abusou do individualismo em alguns lances.

O Brasil voltou melhor do intervalo, mais seguro atrás e tocando a bola no meio, procurando uma brecha. Os russos, porém, se defendiam bem e a seleção só conseguia arriscar em chutes de fora da área, com Marcelo e Neymar parando no goleiro Gabulov. Parecendo mais preocupada em se defender, a Rússia abriu o placar aos 27 minutos em uma jogada que parecia saída de uma pelada de fim de semana. Os atacantes russos envolveram totalmente a zaga brasileira e ficaram trocando passes e chutando a gol já dentro da área, até que Fayzulin pegou um dos muitos rebotes para bater forte no meio do gol e abrir o placar.

Ao contrário do amistoso contra a Itália, Felipão desta vez mexeu pouco no time, trocando Oscar e Kaká por Hulk e Diego Costa. A seleção ficou recheada de atacantes, mas tinha muitas dificuldades com a forte marcação russa. Quando a derrota parecia certa, Fred, que estava apagado e preso entre os zagueiros o jogo todo, apareceu para empatar. Hulk deu bom passe para Marcelo, de boa atuação, que cruzou rasteiro. Fred se antecipou à zaga e tocou para o gol, evitando a derrota.

Neymar, a principal esperança do Brasil para a Copa do Mundo de 2014, dessa vez não sofreu apenas com a antipatia já tradicional dos ingleses contra ele. Mas também dos brasileiros. Uma parte pequena da torcida chamou o atacante santista de pipoqueiro. Kaká, que tinha uma prova de fogo para tentar se firmar, foi aplaudido e vaiado quando saiu. Hulk, que entrou no lugar de Oscar no segundo tempo, foi o melhor do Brasil.

BRASIL 1 X 1 RÚSSIA

Local: Stamford Bridge, Londres (ING)

Árbitro: Howard Webb (ING)

Cartões amarelos: Hernanes (BRA); Eshchenko (RUS)

Gols: Fayzulin - 27'/2ºT (0-1), Fred - 44'/2ºT (1-1)

BRASIL: Julio Cesar, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiiz e Marcelo; Fernando, Hernanes e Kaká (Diego Costa - 32'/2ºT); Oscar (Hulk - 21'/2ºT), Neymar e Fred - Técnico: Luiz Felipe Scolari.

RÚSSIA: Gabulov, Alexander Anyukov (Kombarov Dmitry - intervalo), Berezutskiy, Ignashevich e Eshchenko; Shirokov, Glushakor, Fayzulin, Bystrov (Shatov - intervalo) e Kerzhakov; Kokorin (Zhirkov - intervalo) (Grigoriev - 40'/2ºT) - Técnico: Fabio Capello.

Papa Francisco passará de papamóvel pela Praia de Copacabana em julho

O primeiro ato oficial do Papa Francisco no Rio durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) será uma cerimônia na Praia do Leme, no dia 25 de julho, a partir das 16h. Será também o primeiro contato do Pontífice com a multidão na cidade. O Papa argentino chegará de helicóptero ao Forte de Copacabana e seguirá de papamóvel pela Avenida Atlântica até o palco que será montado no Leme. A passagem do Papa pela Praia de Copacabana e a celebração chamada de cerimônia de acolhida do Sumo Pontífice devem atrair de 1,5 milhão a 2 milhões de pessoas, como estima a organização do evento.

— O Papa Francisco vai passar com papamóvel no meio dos jovens. Ele deve chegar pelo Forte de Copacabana e vai atravessar de papamóvel a Avenida Atlântica — afirma o Padre Renato Martins, diretor de Atos Centrais da Jornada Mundial da Juventude, que acontece de 23 a 28 de julho, no Rio.

Os Atos Centrais são os principais eventos da JMJ, que contarão, na sua maioria, com a presença do Papa. Devido ao carisma de Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, a organização do evento refez os cálculos de público. Inicialmente, com o Papa Bento XVI, esperava-se um milhão de pessoas na Praia de Copacabana para a cerimônia do dia 25. O número de fiéis durante toda a Jornada deve crescer em meio milhão, podendo chegar a 2,5 milhões.

Padre Renato explica que telões instalados ao longo da Praia de Copacabana transmitirão o percurso do Papa Francisco e a celebração de acolhida, que terá a participação de jovens do mundo todo.

— A partir das 16h nós teremos atividades no palco principal. Haverá apresentações artísticas e shows com cantores católicos do Brasil e do mundo. No momento da chegada do Papa começará a ser tocada uma música, e o foco passará a ser o deslocamento dele, com o Papa passando no meio dos jovens — adianta o Padre Renato.

Com a sua chegada ao palco, terá início uma apresentação especial do Brasil e do Rio de Janeiro ao novo Papa.

— E jovens do mundo inteiro vão acolher o Papa com apresentações artísticas promovidas pelas delegações — completa o diretor de Atos Centrais da JMJ.

A passagem do papamóvel pela Praia de Copacabana fazia parte da agenda de Bento XVI no Rio. Até o momento, não houve alteração da programação principal do Papa no Rio. Os Atos Centrais compreendem cinco grandes eventos. Três serão em Copacabana: a missa presidida pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, sem a presença do Papa, no dia 23; a cerimônia de acolhida, no dia 25, e a Via-Sacra, no dia 26, ambos com o Pontífice. Os outros dois ocorrerão no Campus Fidei, em Guaratiba, com a participação do Papa: a Vigília e a Missa de Envio, que marca o encerramento da JMJ e o anúncio da próxima cidade sede.

A organização da Jornada aguarda, no entanto, mudanças na agenda de Atos Especiais, que envolvem encontros com autoridades e visitas. As alterações são esperadas para até o final de abril e a expectativa é de que a programação fora dos Atos Centrais seja mais ampla do que anteriormente previsto para o antecessor do Papa Francisco.

— A agenda anterior (com o Papa Bento XVI) já estava fechada. Era uma agenda muito restrita. Mas o Papa Francisco já demonstra conhecer mais o Rio de Janeiro e sua a realidade — diz o Padre Renato, acrescentando que o ponto alto da Jornada será a Vigília, em Guaratiba, quando o Papa reunirá os peregrinos numa noite de oração. — O ponto máximo da Jornada é a Vigília, que vai ser em Guaratiba no sábado. Será o grande momento, com maior número de jovens. Esperamos mais pessoas do que em Copacabana. Estamos trabalhando com um número de 2,5 milhões.

A Arquidiocese do Rio convidou o Papa para uma celebração aos pés do Cristo Redentor, ato que deverá fazer parte do programa da Jornada. Na sua primeira missa de Domingo de Ramos, na Praça de São Pedro, no último domingo, o religioso confirmou a viagem ao Rio em julho:

“Estou ansioso pelo próximo mês de julho no Rio de Janeiro. Verei vocês naquela fantástica cidade no Brasil”, disse o Papa ao fim de seu discurso, ressaltando que o encontro no Rio será “um sinal de fé para o mundo inteiro”.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/papa-francisco-passara-de-papamovel-pela-praia-de-copacabana-em-julho-7940360#ixzz2Ob21Crnt

Confirmado: São Francisco de Itabapoana registra primeira morte por Dengue

O município de Francisco de Itabapoana pode ser o primeiro da Região Norte a registrar morte por dengue hemorrágica este ano. O sanfranciscano Ralphe Dutra Mota, de 27 anos, morreu no Hospital Escola Alvaro Alvim (HEAA), onde estava internado desde o dia primeiro de março.

Segundo a tia da vítima, Demerilda da Silva Mota Santos, relatou ao Blog do Paulo Noel a informação de morte por dengue é baseada na declaração óbito emitida pelo HEAA que trás como causa morte choque séptico, sepse pulmonar e dengue hemorrágica, datado do dia oito deste mês.

Ralphe era portador de cirrose hepática e morava na localidade de Canto do Junco, próximo a Brejo Grande, zona rural de São Francisco de Itabapoana.

Segundo Demerilda, o sobrinho apresentou os sintomas da doença no dia 26 de fevereiro, passou a primeira noite no Hospital Municipal Manoel Carola, e foi liberado no dia seguinte, entretanto um dia depois voltou a ser internado. Seu quadro se agravou, e no dia primeiro de março foi transferido para o Álvaro Alvim, em Campos, ficando em coma até oito de março, dia em que morreu.

A equipe do Site Ururau entrou em contato com a secretaria de comunicação da Prefeitura e o secretário de Saúde, Jayme Tinoco, para saber quais ações de bloqueio estão sendo feitas no bairro onde a vítima morava e localidades próximas, mas ainda não obteve resposta.

Casos de Dengue
No último dia 21, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou um aumento de 60% dos casos da doença no município. Na ocasião, haviam sido contabilizados 246 casos notificados. A s comunidades com maior número de casos notificados: Guaxindiba (43), Gargaú (37), Ilha dos Mineiros (14) e Praça João Pessoa (14).

Ururau

Pedrinho Cherene se reúne com administradores das Unidades de Saúde do município

Na manhã desta segunda-feira (25) o prefeito de São Francisco de Itabapoana, Pedrinho Cherene, se reuniu com todos os administradores das Unidades de Saúde do município. A reunião foi informativa e aconteceu para passar a nova modalidade de gestão do governo municipal. O encontro aconteceu na sede da prefeitura. Durante a reunião o secretário de Saúde Jayme Tinoco pediu que os postos de saúde façam prontuários individuais para que cada cidadão tenha seu histórico. O secretário esclareceu, ainda, que será criado um protocolo geral, como forma de unificação dos registros individuais de cada paciente. “Isso facilita o fluxo de informações e funciona de forma padrão para todas as localidades”, disse. 

Na oportunidade foi solicitado que os gestores registrem todas as ações realizadas pelo posto e também façam ações de reeducação e orientação junto à comunidade sobre a prevenção e o combate ao mosquito transmissor da dengue. - Além de todas essas iniciativas, a secretaria de Saúde vai realizar trimestralmente capacitações para melhorar o atendimento na rede do SUS (SistemaÚnico de Saúde) do nosso município.

Para os próximos meses vamos começar com cursos de humanização - antecipou o secretário. Segundo o prefeito Pedrinho Cherene os gestores devem ter integração com a comunidade. “As ações da Unidade de Saúde devem ser integradas e dinâmicas. Cada gestor deverá aproveitar a inserção dos postos nas localidades para realizar também ações de conscientização”, solicitou o prefeito.

Ascom - SFI

Secretaria de Educação e Conselho Tutelar firmam parceria em São Francisco

Pela primeira vez no município de São Francisco de Itabapoana, a Secretaria de Educação e Cultura (SMEC) e o Conselho Tutelar realizaram uma reunião para planejar ações e traçar metas para um trabalho conjunto. O encontro aconteceu no dia 20 de março e teve como pauta a parceria firmada, sempre respeitando o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Durante a reunião, foram discutidas diretrizes para a ação e efetiva, por ambas as partes, em caso de descumprimento do estatuto. Também foi colocada a possibilidade de um treinamento para os conselheiros.
A parceria ainda será utilizada em mais duas ocasiões: o acompanhamento da frequência escolar e o combate ao "bullying". No primeiro caso, a SMEC fará o contato com a família do aluno que estiver com 10 faltas. Constatada alguma irregularidade, o Conselho Tutelar será acionado. Em relação ao bullying, serão realizadas palestras sobre o tema e haverá acompanhamento dos casos existentes.

Segundo a secretária de Educação e Cultura, Kátia Martins, a parceria é uma grande evolução no município. "É a primeira vez que a SMEC e o Conselho Tutelar realizam uma parceria no município e isso representa uma grande evolução. Esse trabalho conjunto irá garantir o direito das nossas crianças e adolescentes", comentou.
Ainda de acordo com a secretária, um dos maiores benefícios desta parceria é trabalhar diretamente com as famílias. "Com a ajuda do Conselho Tutelar poderemos nos integrar mais com as famílias e resolver os problemas em sua raiz. Esperamos com isso melhorar o aprendizado dos alunos e combater o descumprimento das leis do Estatuto da Criança e do Adolescente", destacou a secretária.

Uma reunião com todos os diretores da rede municipal de escolas será realizada no início de abril. Na oportunidade o conselho Tutelar e A SMEC devem entregar cartilhas sobre o direito da criança e do adolescente aos diretores.

Ascom - SFI

sábado, 23 de março de 2013

Papa Francisco e Bento XVI se abraçam em encontro histórico

O papa Francisco e o papa emérito Bento XVI se abraçaram ao se encontrar neste sábado(23) na residência apostólica de Castel Gandolfo, onde o antecessor do atual pontífice vive desde que renunciou, em 28 de fevereiro. O encontro entre dois papas, um reinante e outro emérito, é inédito na história do catolicismo

Francisco chegou de helicóptero e foi recebido pouco depois do meio-dia por Bento XVI. Ambos usavam vestes brancas. Bento XVI foi com uma singela batina. Francisco também portava a manta e a faixa dos pontífices.

Segundo o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, após se cumprimentarem no heliporto e caminharem até a residência papal, Francisco e Bento XVI foram a uma capela para rezar.

Bento XVI cedeu o lugar de honra a Francisco, e este o recusou, dizendo: 'Somos irmãos'. Depois, ambos rezaram de joelhos no mesmo banco. Numa biblioteca, eles conversaram a sós por 45 minutos, antes de seguir para o almoço.

Os assuntos a serem discutidos são muitos em uma igreja de 1,2 bilhão de fiéis: a "nova evangelização", as perseguições contra os cristãos, a reforma da Cúria, as divisões internas, os escândalos envolvendo dinheiro e sexo, incluindo os terríveis casos de pedofilia.

Unidade de pensamento
Antes de renunciar, Bento XVI assegurou sua "obediência incondicional" ao futuro Papa e disse que iria se retirar do mundo. Anunciou que estaria ao lado do novo pontífice em oração e, segundo o Vaticano, estaria pronto para dar conselhos.

Os dois homens têm temperamentos diferentes. Joseph Ratzinger se mostrava tímido diante da multidão, mesmo sendo caloroso em privado. Jorge Bergoglio é espontâneo, vai até as pessoas e as abraça. Nas questões doutrinárias, no entanto, os dois estão muito próximos.

"Este pontificado será enraizado nos ensinamentos de Bento XVI, que foi a principal força intelectual da Igreja nos últimos 25 anos. Sua herança continuará a influenciar este pontificado", diz Samuel Gregg, do instituto de pesquisa americano Aston.

Semelhanças podem ser encontradas nos discursos dos dois papas, por exemplo, quando falam sobre a necessidade de privilegiar aspectos positivos da doutrina, e não suas condenações. Segundo o jornalista alemão Peter Seewald, conhecedor profundo do pensamento de Ratzinger, o novo Papa segue os passos de seu predecessor.

"Bento preparou o caminho", disse Seewald em entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera. "Ele é um grande admirador de São Francisco de Assis. Depois de São Bento, é Francisco de Assis que está em segundo lugar para ele: dois reformadores da Igreja, cada um em seu território, em seu caminho próprio. João Paulo II estabilizou o barco da Igreja na tempestade, Bento a purificou, deu instruções à tripulação e a recolocou no caminho certo. Agora Francisco irá ligar o motor para fazer a Igreja se mover."

Quando se estabelecer em maio em um antigo monastério na colina do Vaticano, o Papa emérito estará a poucos passos do gabinete de Francisco. Uma coabitação inédita terá início, e os encontros serão possíveis nos jardins.

Veja

Guaxindiba recebe programa “São Francisco contra dengue”

O programa “São Francisco contra a Dengue”, uma ação integrada envolvendo diversos setores do poder público municipal, aconteceu nesta sexta-feira (22) em Guaxindiba, no litoral do município de São Francisco de Itabapoana. O objetivo foi conscientizar e alertar a população sobre os perigos da doença, além do combate a possíveis focos do mosquito transmissor. Idealizada pela Secretaria Municipal de Saúde, a iniciativa envolveu outras três pastas – Meio Ambiente, Obras e Serviços Públicos, e Educação e Cultura – com várias frentes de atuação. 
Ao todo, cerca de 60 pessoas participaram do evento, que aconteceu durante todo o dia com realização de palestras, visitas as residências para esclarecimentos sobre prevenção e contágio, desobstrução de canais e coleta de detritos. A moradora Virgínia Silva elogiou o programa:“É muito importante esse trabalho desenvolvido pela Saúde e demais secretarias municipais, pois precisamos ter tranquilidade em relação à dengue. Para que isso aconteça é necessário que haja ações de combate e de esclarecimento sobre a doença”.

Com 17 casos confirmados nesse ano de 2013, o município de São Francisco de Itabapoana pretende desenvolver várias ações permanentes de combate à doença. Uma das prioridades é levar o programa “São Francisco contra a dengue” a demais comunidades do município. O secretário de Saúde, Jayme Tinoco, reforçou o compromisso de combater a doença. “Estamos nessa luta em prol de dias melhores, sem o mosquito da dengue. Essa ação conjunta é a prova de que só é possível combatermos essa doença se todos participarem. O poder público faz a sua parte, mas a população precisa ser a maior facilitadora nessa batalha”,declarou o secretário de Saúde.

Ascom - SFI

Datafolha: Dilma lidera com 58% das intenções de voto para 2014

Se a eleição para presidente da República fosse hoje, a presidente Dilma Rousseff (PT) seria reeleita no primeiro turno. É o que mostram pesquisas do Datafolha e do Ibope divulgadas nesta sexta-feira. De acordo com o Datafolha, cuja pesquisa será detalhada na edição de sábado da "Folha de S. Paulo", Dilma teria 58%, seguida pela ex-senadora Marina Silva (que articula fundar novo partido, a Rede), com 16% das intenções de voto, enquanto o senador tucano Aécio Neves (PSDB-MG) teria 10% e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), teria 6% das intenções de voto. Seis por cento votariam nulo ou em branco e 3% disseram não saber em que votar. Já o Ibope, em pesquisa feita a pedido do jornal "O Estado de S. Paulo", aponta Dilma com 52%, mas com um potencial de votos de 76%, pois além dos 52% que dizem que votarão nela com certeza, outros 24% dizem que poderiam votar na atual presidente.

A pesquisa do Datafolha foi realizada nos dias 20 e 21 de março e ouviu 2.653 pessoas. Já a pesquisa do Ibope foi realizada nos dias 14 e 18 de março, ouvindo 2.002 eleitores em 142 municípios brasileiros. A margem de erro das duas pesquisas é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

De acordo com a pesquisa anterior do Datafolha, realizada em dezembro do ano passado, apenas Dilma e Campos melhoraram a posição, mas dentro da margem de erro. Dilma tinha 54% e agora tem 58%. Já Eduardo Campos tinha 4% e agora tem 6%. Marina e Aécio caíram, mas também dentro da margem de erro. Marina tinha 18% e agora tem 16%, enquanto que Aécio tinha 12% e agora tem 10%.


Já o Ibope mostra uma vantagem ainda maior da presidente Dilma. Segundo a pesquisa, o potencial de votos dela é de 76%, já que 52% votariam nela com certeza e outros 24% admitem que podem votar nela. Mas 20% dos eleitores ouvidos pelo Ibope dizem que não votariam nela de jeito nenhum. A ex-senadora Marina Silva aparece em segundo lugar: 10% dizem que votariam nela com certeza, enquanto outros 30% dizem que poderiam votar, com um potencial de votos de 40%. No entanto, a rejeição a ela é de outros 40%, que disseram que não votariam nela de jeito nenhum.

O governador Eduardo Campos tem um potencial de votos de 25%, pois 10% dizem que votariam nele com certeza e outros 15% dizem que poderiam votar no governador, mas sua rejeição é de 35%. Aécio Neves tem um potencial de votos de 25%, dos quais 7% votariam com certeza e 18% poderiam votar, mas 36% não votariam de forma alguma no tucano. Os dois não são muito conhecidos: 39% dizem desconhecer Aécio e 54% dizem desconhecer Campos.

Outros presidenciáveis foram pesquisados também. O ex-governador José Serra teria 10% das intenções de voto, além de outros 25% que poderiam votar nele, mas 50% disseram que não votariam de jeito nenhum no tucano paulista. O presidente do Supremo Tribunal Federal tem um potencial de votos de 17%, ou seja 4% votariam e outros 13% poderiam votar. O ex-deputado Fernando Gabeira (PV) tem um potencial de 7%, dos quais 1% votariam e outros 6% poderiam votar.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/datafolha-dilma-lidera-com-58-das-intencoes-de-voto-para-2014-7922574#ixzz2ONUV5bTu

Procon - São Francisco alerta população contra cobrança extra em recargas de celular

Com o considerável aumento de queixas dos consumidores locais contra alguns estabelecimentos comerciais que estariam cobrando para efetuar recargas em telefones celulares pré pagos além do valor pelos créditos, o Procon- de São Francisco de Itabapoana divulgou nesta semana, um alerta à população, reprovando a medida.

Segundo o Coordenador Executivo do Procon, Paolo Pereira, a prática é totalmente descabida, além de afrontar totalmente o Código de Defesa do Consumidor - CDC. "Essa medida praticada no município é inaceitável. Não há qualquer amparo legal que legitime a conduta desses fornecedores. O consumidor já paga pelos créditos e o comerciante já lucra com essa operação automaticamente, independente de acrescentar ao produto uma taxa extra". Afirmou Paolo Pereira.

Outro fato destacado pelo coordenador é a opção do comerciante de taxar o cliente: "Além da ilegalidade, me preocupa o desrespeito do vendedor com o seu cliente. Se o custo da operação não compensa, não a pratique. O que é impensável, após mais de 20 anos de CDC, é termos o custo caindo sempre sobre a parte mais fraca, o consumidor. É antes de tudo uma questão de cidadania, de conscientização e de respeito".

O representante do Procon destacou ainda que a ilegalidade se aplica a qualquer caso semelhante, e ressaltou que o órgão está atento a esse tipo de problema. "Estaremos sempre com a atenção redobrada a situações como essa. Em muitas oportunidades por se tratar de valor pequeno o consumidor não percebe que está sendo vítima de abuso", finalizou o Coordenador.

Ascom - SFI

Copa do Mundo 2014: Obras do Maracanã chegam a 92% de conclusão

As obras de modernização do Maracanã - realizadas pela Emop (Empresa de Obras Públicas do Rio de Janeiro), da Secretaria de Obras - chegaram a 92% de conclusão. O estádio já recebeu cerca 30 mil cadeiras e 58% da nova cobertura.

Em obras de reforma e adequação às exigências da Fifa para sediar jogos da Copa do Mundo de 2014, inclusive a final, o Maracanã vive um acelerado ritmo de trabalho, com 6,5 mil operários e técnicos atuando em mais de mil frentes de serviços, da cobertura aos acabamentos em bares, camarotes e vestiários, passando pelo gramado e pela colocação de cadeiras, para ser entregue à Fifa no dia 24 de maio.

"O Maracanã é ímpar. Ao projetar a reforma, procuramos preservar a alma e a identidade do estádio. Quem vê o Maracanã do lado de fora enxerga o mesmo estádio de sessenta e tantos anos, mas quando entra vê o Maracanã supermoderno, uma arena multiuso que certamente dará muito orgulho a todos os brasileiros", disse o secretário de Obras, Hudson Braga.

O estádio do Maracanã está sendo equipado com o que há de mais moderno no mundo. Depois de passar por dois eventos-teste em 27 de abril e na primeira quinzena de maio, o novo estádio vai operar com 100% de capacidade de público no amistoso Brasil x Inglaterra, no dia 2 de junho, já sob a gestão da Fifa.

Entre tantas novidades que o novo estádio apresentará aos torcedores, o destaque é a cobertura de lona tensionada que protegerá o público muito mais que a antiga, praticamente a totalidade dos 79 mil lugares. É um modelo até então inédito em estádios brasileiros, o que está permitindo a transferência de tecnologia, no caso alemã, para o país.

Ao lado de 20 técnicos e alpinistas profissionais europeus, 122 brasileiros trabalham na montagem de 120 membranas de 7,5 metros de largura por 68 metros de comprimento, tensionadas uma ao lado da outra. Até o dia 20 de abril, toda a estrutura metálica sobre a qual a lona é tensionada estará coberta e todos os equipamentos a acoplados à cobertura instalados e testados.
A passarela (catwalk) que circunda a cobertura, necessária para serviços de manutenção, serve também para a fixação de equipamentos de som, vídeo e iluminação. Estão sendo instalados ali os quatro placares eletrônicos, cada um com 98 metros quadrados e composto por 77 placas de imagem de alta definição. Os supertelões permitirão ao público acompanhar lances de jogos e receber as mais variadas informações e dados. Segundo Ícaro Moreno Júnior, presidente da Emop, a definição dos locais de instalação dos quatro telões na passarela central da cobertura obedeceu a critérios visuais estabelecidos pela Fifa.

"Os placares eletrônicos foram colocados estrategicamente para que todos os torcedores possam ver as imagens e ler as mensagens transmitidas. E o tamanho das letras das informações também obedece a critérios de distância focal que permitam a leitura por todos os espectadores", afirmou Ícaro Moreno.

Também já foram fixados 396 refletores de dois mil watts, cada um, capaz de garantir a claridade necessária à prática do futebol e para a transmissão de imagens pela televisão, com o mesmo padrão utilizado nos mais avançados centros esportivos do mundo.

Sistema de Som de Alto Nível
O estádio ainda ganhou um sistema de som de alto nível, com 78 alto-falantes. Serão 26 conjuntos de três caixas que também já estão fixados na passarela da cobertura. Oito desses conjuntos serão voltados para o campo e os demais direcionados para toda a arquibancada.

Estádio Sustentável
A nova cobertura vai captar água da chuva para reutilização em uso não potável nos banheiros. Isso faz parte da certificação Leed (Leardership in Energy and Environmental Design), concedido a empreendimentos que apresentam alto desempenho ambiental e energético, em atendimento aos padrões internacionais.

Cerca de 50% da água da chuva que cair sobre o estádio serão captados pela cobertura e drenados por meio de 60 calhas de concreto, que fazem parte da estrutura do Maracanã, por um sistema de sucção a vácuo. A água será, então, levada até dois reservatórios subterrâneos, onde serão instalados filtros para tratamento da água, que posteriormente será direcionada aos banheiros.

Na semana passada, foi finalizado o novo gramado, depois de preparado durante cinco meses e meio numa fazenda no interior do estado, dentro das mais modernas técnicas de cultivo. Recortada em rolos, a grama, do tipo bermuda celebration, a mais adequada para o clima e condições do estádio, foi replantada no campo do estádio durante quatro dias e atualmente está na fase de enraizamento. Antes, o local recebera um novo sistema de drenagem que duplicou sua capacidade de vazão.

Ururau

Pré-inscrição para cursos técnicos em São Francisco a partir desta segunda-feira

A Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência e Promoção Social de São Francisco de Itabapoana firmou parceria com o Senac, por meio do Pronatec, para a oferta de Cursos Técnicos no município. A partir da próxima segunda-feira, dia 25 de março, estará disponível a pré-inscrição para Auxiliar Administrativo e Camareiro(a) em Meios de Hospedagem.

Os interessados deverão comparecer, até o dia 05 de abril, ao CIEP-470 Celso Martins Cordeiro, das 8h às 17h, portando original e cópia dos seguintes documentos:CPF, Identidade, Comprovante de Residência, Título de Eleitor e Comprovante de Escolaridade.Serão disponibilizadas 40 vagas para Auxiliar Administrativo e 25 para Camareiro em Meio de Hospedagem.

Ao termino da pré-inscrição haverá um processo seletivo, contemplando os pré-candidatos que atendam o perfil exigido pelo Pronatec/MDS (Ministério do Desenvolvimento Social): ter entre 16 e 59 anos, possuir CPF e renda familiar igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa (per capita). A escolaridade mínima para Auxiliar Administrativo éEnsino Médio Incompleto e, para Camareiro (a) em Meios de Hospedagem,Ensino Fundamental II.

A prioridade é para beneficiários do Programa Bolsa Família ou Benefício de Prestação Continuada (BPC). Os cursos serão ministrados duas vezes por semana, das 18h às 22h, na sede do município. A divulgação dos nomes dos candidatos contemplados com a vaga será no dia nove de abril, na Secretaria Municipal Trabalho, Assistência e Promoção Social das 8h às 17h.


Ascom - SFI

O capitão garanhão e a prostituta recatada de 'Salve Jorge'

Théo e Morena: enquanto ela tem o filho sozinha numa caverna e vive de flashbacks dos tempos do namoro, a fila anda para ele
Depois de uma novela em que duas mulheres – Carminha (Adriana Esteves) e Nina (Débora Falabella) – eram as pegadoras do pedaço, Théo (Rodrigo Lombardi) toma a dianteira no número de conquistas em Salve Jorge (Globo, 21h), como manda a cartilha do “galã José Mayer”.

No rol de personagens criados por Glória Perez, não há quem resista ao charme do confuso capitão do Exército, nem mesmo a antes gélida Lívia Marine (Cláudia Raia), que confessou estar apaixonada por ele. No capítulo desta quinta, a “grande vilã do horário” parecia até a Ester (Grazi Massafera) de Flor do Caribe (Globo, 18h): sorridente, etérea e ingênua. E, pior, fantasiando um namorico, como se não fosse a bandida internacional de outrora.

O mocinho se aproximou de Lívia para colher informações sobre a suposta morte de Morena (Nanda Costa), por isso foi parar nos lençóis dela com notável desenvoltura. Nem pesou na consciência que, aqui no Rio e aturando a mãe dele, está sua atual namorada Érica (Flávia Alessandra), traída mais uma vez.

E esse homem tem consciência ou coerência? O capitão que nos desculpe, mas é preciso lembrar que ele já andou beijando a a melhor amiga de Érica, Márcia (Fernanda Paes Leme), e uma ou outra figurante na balada, quando foi espairecer depois de um dos rompimentos com Morena. Os affaires parecem cair nos braços do herói, que não se faz de rogado – fazer o quê se dona Áurea (Suzana Faini) passou açúcar nele?

Já Morena, que surgiu como uma heroína pouco comum entre intempestiva, combativa e independente, segue o caminho tradicional da mocinha romântica: no Alemão, em Istambul ou na Capadócia, ela é fiel ao seu homem, até mesmo quando não tem escolha. Chama atenção, principalmente, que ela tenha sido traficada e presa num bordel mas que, pelo menos em cena, não tenha feito nenhum programa – Jéssica (Carolina Dieckmann), talvez por não ser a protagonista, chegou a ser estuprada por Russo (Adriano Garib). “Não sei como contar para o Théo”, disse Morena outro dia, temendo a reação dele quando souber o que houve. E o que ela dirá quando souber, então, que ele andou seduzindo Lívia?

Fora os perigos da prostituição, a heroína passou a novela toda tendo Théo como única opção. Mustafá (Antonio Calloni) – ele sim digno de ser o “esse cara sou eu” – comprou seu passe por caridade, mas não lhe encostou a mão. E Demir (Tiago Abravael) não serviu como candidato a paquera: se não fosse casado, estaria mais para amigo gay da protagonista.

Não que a modernidade resida na quantidade de parceiros. Mas a castidade de Morena, com o objetivo de preservar o amor romântico na trama, faz dela uma típica sofredora folhetinesca – papel ultrapassado que mulheres reais também adoram desempenhar, daí o eco justificável na ficção. E, nesse contexto, Théo assume o perfil de cafajeste, cada vez mais distante da música de Roberto Carlos.

Veja

Placas explicativas serão instaladas em pontos turísticos de São Francisco

A Secretaria Municipal de Turismo de São Francisco de Itabapoana irá instalar, nos próximos dias, placas explicativas no município. A iniciativa é mais um reforço relacionado à conscientização sobre a preservação das riquezas naturais e servirá, também, de alerta aos prejuízos causados pelo tráfego de veículos em locais de preservação permanente.

Medindo 60 centímetros de largura por 40 centímetros de altura e confeccionada em PVC, as placas foram adquiridas junto à iniciativa privada. Serão 50 unidades distribuídas por diferentes pontos, tendo como suporte uma estrutura de madeira. 

De acordo com o secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, André Ricardo de Azevedo Campos, será feito um rápido levantamento dos locais onde será instalado esse material, com prioridade para o litoral e para as áreas de manguezal e de restinga.

- Essas riquezas naturais são a base de nosso turismo. A preservação se faz necessária e essa iniciativa tem o propósito de conscientizar nossa população e visitantes nesse sentido - destacou o secretário.

Ascom - SFI

sexta-feira, 22 de março de 2013

Rio irá aderir à Hora do Planeta apagando as luzes por uma hora

A Prefeitura do Rio, por meio da Rioluz, vai aderir à Hora do Planeta, pelo quarto ano consecutivo, neste sábado (23/03). A campanha, idealizada e promovida pela WWF (World Wildlife Fund), é um ato simbólico no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante sessenta minutos. Em 2012, mais de um bilhão de pessoas participaram da iniciativa.

O WWF-Brasil é uma ONG participante de uma rede internacional comprometida com a conservação da natureza dentro do contexto social e econômico do país. Para participar desta campanha internacional, o Rio desligará a iluminação de nove monumentos e logradouros, entre as 20h30 e 21h30. São eles: Cristo Redentor, Igreja da Penha, Catedral Metropolitana, Arcos da Lapa, Praia de Ipanema (Avenida Vieira Souto), Praia do Diabo, torre de iluminação da Pedra do Arpoador, Parque Garota de Ipanema e Praia do Arpoador (Avenida Francisco Bhering)

Ururau

quinta-feira, 21 de março de 2013

'Sou favorável à vida', diz o redator do novo Código Penal sobre a legalização do aborto

O senador Pedro Taques (PDT-MT), relator do novo Código Penal no Senado, disse nesta quinta-feira que é preciso receber com "respeito" a resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) que defende a legalização do aborto no Brasil. Ele lembrou, entretanto, que a mudança na lei só pode ser produzida pelo Congresso. "Nós temos que receber essa sugestão do CFM com todo o respeito, mas quem tem autonomia para decidir a respeito disso são os senadores e deputados", afirmou o parlamentar.

A opinião da entidade será encaminhada à comissão especial do Senado que analisa a reforma do Código Penal. Os conselheiros validam a proposta da comissão que permite o aborto em mais três novas situações: gravidez por emprego não consentido de técnica de reprodução assistida; anencefalia ou feto com graves e incuráveis anomalias, atestado por dois médicos; por vontade da gestante até a 12ª semana da gestação, quando o médico constatar que a mulher não apresenta condições psicológicas para a maternidade. Os conselheiros vão além da proposta do novo texto de Código e não mencionam a necessidade de laudo para constatar falta de condições psicológicas que justificariam um aborto.

Senadores que integram a comissão criada para discutir o tema já apresentaram emendas que mantêm a legislação atual. Hoje, o aborto só pode ser realizado em caso de estupro e de risco de vida para a mãe. Ao todo, mais de 500 emendas já foram apresentadas à proposta em discussão no Senado.

Taques preferiu não detalhar sua posição pessoal sobre o tema, mas deu a entender que é contrário à legalização do aborto: "Eu sempre digo que sou favorável à vida, ao direito de existir e existir com dignidade, o que é previsto pelo artigo quinto da Constituição".

O novo texto do Código Penal deve ser votado pelo Senado — tanto na Comissão Especial quanto no plenário — até o fim do ano. Os parlamentares vão dedicar o primeiro semestre a audiências públicas com representantes de entidades ligadas ao tema. Antes de entrar em vigor, a proposta ainda precisará do aval da Câmara dos Deputados e da sanção da presidente da República.

Autonomia e saúde
O Conselho Federal afirmou que os conselhos regionais "não são favoráveis ao aborto, mas sim à autonomia da mulher e do médico".

“É importante frisar que não se decidiu serem os Conselhos de Medicina favoráveis ao aborto, mas, sim, à autonomia da mulher e do médico. Neste sentido, as entidades médicas concordam com a proposta ainda em análise no âmbito do Congresso Nacional”, disse o presidente do CFM, Roberto Luiz d’Avila.

Segundo o conselho, por meio de sua assessoria de imprensa ,o respeito à autonomia da mulher e o alto índice de mortalidade e de internações de mulheres que fazem abortos clandestinos são razões para a posição do colegiado.

A entidade concluiu que "a prática de abortos não seguros (realizados por pessoas sem treinamento, com o emprego de equipamentos perigosos ou em instituições sem higiene) tem forte impacto sobre a saúde pública".

De acordo com o conselho, "o abortamento é uma importante causa de mortalidade materna no país, sendo evitável em 92% dos casos" e as complicações causadas pelo precedimento representam "a terceira causa de ocupação dos leitos obstétricos no Brasil". Em 2001, houve 243 mil internações na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) por curetagens pós-abortamento.

Veja / G1.com

Acordo judicial obriga McDonald's a pagar R$ 7,5 milhões em indenização em todo país


Maior franquia da rede de fast-food McDonald’s no Brasil, a empresa Arcos Dourados terá que pagar uma indenização de R$ 7,5 milhões por dano moral coletivo. A decisão da juíza Virgínia Lúcia de Sá Bahia, da 11ª Vara do Trabalho do Recife, foi proferida na noite desta quinta-feira (21) e é válida em todo o País. A magistrada atendeu a um pedido do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco, que ingressou com ação civil pública contra a empresa. A Arcos Dourados foi acionada por obrigar funcionários a fazer a jornada móvel e a consumir apenas os lanches do McDonald’s no horário das refeições. A franquia, que tem 600 lojas e emprega cerca de 42 mil pessoas, não pode mais recorrer da sentença.

Autor da ação contra a empresa, o procurador do Ministério Público do Trabalho, Leonardo Mendonça, informou que a Arcos Dourados se comprometeu a extinguir a jornada móvel dos funcionários até o fim deste ano. A prática faz com que o empregado esteja, efetivamente, muito mais tempo à disposição da empresa do que as oito horas de trabalho diárias previstas nos contratos “normais” de trabalho. “Se a rede descumprir qualquer um dos itens formalizados no acordo terá que pagar multa de R$ 2 mil por cada funcionário”, explicou.

Ainda segundo o procurador, a franquia terá que investir, a partir de janeiro do próximo ano, em campanhas para informar os empregados sobre seus direitos. O Ministério Público do Trabalho em Pernambuco vai indicar, dentro de 90 dias, de que forma a empresa deve destinar os R$ 7,5 milhões ajuizados no acordo. “Provavelmente, o montante será destinado a instituições de caridade”, adiantou Leonardo Mendonça.Autor da ação contra a empresa, o procurador do Ministério Público do Trabalho, Leonardo Mendonça, informou que a Arcos Dourados se comprometeu a extinguir a jornada móvel dos funcionários até o fim deste ano. A prática faz com que o empregado esteja, efetivamente, muito mais tempo à disposição da empresa do que as oito horas de trabalho diárias previstas nos contratos “normais” de trabalho. “Se a rede descumprir qualquer um dos itens formalizados no acordo terá que pagar multa de R$ 2 mil por cada funcionário”, explicou.

Conforme o Ministério Público do Trabalho, empregados que se sentiram penalizados pelas obrigações decretadas pela empresa poderão ingressar com ações na Justiça para exigir indenização. “Até o fim do ano, a rede também deve adotar a jornada fixa para os funcionários”, ressaltou o procurador.

No último dia 19, a Justiça já havia decretado, em caráter liminar, que a Arcos Dourado regularizasse a jornada de trabalho de todos os seus funcionários no país. A decisão também determinava que a empresa deixasse de proibir os empregados de levar sua própria alimentação para consumir no refeitório.

Veja a nota divulgada pela Arcos Dourados:
"A Arcos Dourados, que opera os restaurantes McDonald’s no Brasil, tem plena convicção da legalidade das práticas laborais adotadas e aceitou o acordo estabelecido com o Ministério Público e as autoridades da área. A empresa está sempre em busca das melhores soluções para seus mais de 42 mil funcionários, que fazem da empresa um dos maiores empregadores e contribuintes de impostos do país. Por isso, a companhia também ressalta que:

1) Possui o compromisso de cumprir rigorosamente a legislação trabalhista e realiza o pagamento de todas as horas em que o funcionário está à disposição no restaurante, desde o momento em que chega até o que sai. A empresa foi uma das primeiras a adotar o ponto eletrônico biométrico no país, que registra todo o período trabalhado.
2) Alterou o cardápio das refeições oferecidas aos funcionários, conforme as orientações das autoridades da área, com opções diversas de pratos balanceados e desenvolvidos por nutricionistas. Os funcionários da companhia, através de pesquisas de satisfação, participaram do processo de escolha dessas novas refeições.
3) Adota jornadas de trabalho legais, sem qualquer violação ao direito trabalhista de seus funcionários, com pagamento de pisos salariais estabelecidos pelos sindicatos de cada cidade onde atua no país, mas aceita modificar esse procedimento em prazos tecnicamente viáveis pactuados com as autoridades da área".

G1.com

Centro de Convivência da Terceira Idade revitalizado em São Francisco

Recomeçaram dia 18 de março, as atividades referentes ao grupo da terceira idade no Centro de Convivência Nágime Jorge Abílio, em São Francisco de Itabapoana. Na ocasião, o Conselho do Idoso esteve presente para dar boas vindas aos frequentadores. Já neste inicio aconteceu um momento de descontração com a promoção de um bingo com prêmios para os idosos presentes.

Alguns ambientes foram reformados para melhor atender à classe participante. Novos materiais foram adquiridos para desenvolver as atividades propostas e o espaço passou a contar com novos profissionais.
Entre as atividades e serviços ofertados pelo espaço, estão: alfabetização, atividades pedagógicas, cabeleireiro unissex, barbeiro, manicure e pedicura, aferição de pressão, atividades físicas e cardápio acompanhado por nutricionista. Há também atividades sócio-culturais oferecidas em salão de jogos, sala de TV e música.

"Nossa principal meta é resgatar a participação efetiva dos idosos de nosso município, assegurando assim, as ações pertinentes ao idoso com vistas aos seus direitos sociais e criar condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade", declarou a secretária de Assistência Social Dayse Teixeira.

Abaixo se encontra a rota por localidades do transporte que leva os idosos ao centro de Convivência:

Segunda-feira: Ilha dos Mineiros, Guaxindiba, Manguinhos, Coréia, Boa Esperança, Praça da Fé, Travessão de Barra e Barra do Itabapoana
Terça-feira: Volta Redonda, Bom Jardim, Ponto de Cacimbas, Carrapato, Valão Seco, Vilão, Praça João Pessoa e Santo Antônio
Quarta-feira: Rua da Jaca, Santa Rita, Flor de Maio, Imburi de Campos, Esquina, macuco e Centro
Quinta-feira: Gargaú, Santa Clara, Sossego e Praia dos Sonhos

Obs. O transporte inicia a rota às 10h e 15 minutos.

Ascom - SFI

São Francisco de Itabapoana recebe mais de R$ 700 mil em royalties

Em meio às discussões em torno dos royalties do petróleo entre estados produtores e não produtores, os municípios da Bacia de Campos recebem os valores da verba mensal petrolífera referente ao mês de janeiro. São Francisco de Itabapoana vai receber 734 milCampos mais uma vez foi o que viu entrar em seus cofres a maior fatia, 56 milhões e 362 mil reais, menos 441 mil reais do que no mês passado, quando abocanhou R$ 56 milhões e 801 mil, queda pouco menor do que 1%.

Leia também: Royalties: Governo do Rio retoma pagamentos após suspensão de nova lei

O dinheiro foi depositado hoje nas contas das prefeituras pela Secretaria do Tesouro Nacional, com base nos cálculos efetuados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Repasses de royalties para municípios da região:


Leia também:  Royalties: ministra do STF concede liminar favorável ao Rio

Campos – 56 milhões e 362 mil reais
Macaé – 41 milhões e 912 mil reais
Rio das Ostras – 16 milhões e 557 mil reais
Cabo Frio – 16 milhões e 834 mil reais
São João da Barra – 8 milhões e 960 mil reais
Quissamã – 7 milhões e 859 mil reais
Carapebus – 3 milhões e 211 mil reais
Itaperuna – 852 mil reais
São Francisco de Itabapoana – 734 mil reais
São Fidélis – 710 mil reais
Italva – 521 mil reais
Cardoso Moreira – 457 mil reais

O Diário 

Guarda Ambiental de São Francisco recebe aula prática na Mata do Carvão

Os formandos que irão integrar a Guarda Ambiental de São Francisco de Itabapoana receberam, na manhã da última quarta-feira (20), uma parte da aula prática dentro da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba, popularmente conhecida como Mata do Carvão. A iniciativa faz parte do programa de capacitação para que os 17 integrantes vivenciem e conheçam melhor o ecossistema local.

Acompanharam os alunos a equipe da Estação Ecológica de Guaxindiba-INEA e Marcelo Matos, instrutor da Guarda Ambiental de Campos dos Goytacazes. 

Debaixo de uma forte chuva, os alunos percorreram mais de duas horas dentro da Unidade de Conservação. Todos puderam conhecer o habitat natural dos animais, a mata nativa como a sapucaia, peroba e a pindaíba  Os alunos foram orientados sobre preservação ecológica, procedimentos de abordagens, fauna, flora, entre outros.

"A intenção é fazer com que os futuros membros da Guarda também criem resistência física e habilidade dentro da mata, para futuras ações de fiscalização", disse o instrutor Marcelo Matos.
A mata é a única Unidade de Conservação do município. Possui 1.260 hectares de floresta nativa, que são monitorados pela Estação Ecológica de Guaxindidiba/INEA.
 
Segundo informações da chefe da Estação, Vânia Coelho, a Mata do Carvão é o maior fragmento da Mata Atlântica em área plana do Estado do Rio de Janeiro. 

- É importante que os futuros membros da Guarda Ambiental estejam bem familiarizados com o ecossistema local. Essa iniciativa só pode acontecer graças às parcerias que estão nos ajudando nesse processo de aprendizagem dos formandos - comentou o secretário de Meio Ambiente, Cláudio Heringer.

Processo do curso de capacitação - As aulas prosseguem no Horto municipal de Campos d
os Goytacazes com previsão de término nesta sexta-feira (22). A capacitação tem duração de 120h. 

Na próxima segunda-feira (25/03) será aplicada a última prova escrita. O resultado sairá no dia posterior. Após o cumprimento dessas etapas será programada a formatura do novo efetivo.
Ascom - SFI

Secretaria de Saúde realiza ação integrada contra a dengue em São Francisco

Sabendo que a dengue é uma doença perigosa e que necessita de atenção especial, a Secretaria de Saúde realiza nesta sexta-feira (22) uma ação integrada com as secretarias municipais de Meio Ambiente, Educação e Obras para diminuir os riscos de proliferação do mosquito. O evento acontece na localidade de Guaxindiba. Ao todo, 60 pessoas vão estar envolvidas nesse trabalho.

O cuidado com a saúde evitando essa doença será o grande mote deste trabalho, que acontece durante o dia inteiro e vai percorrer as demais localidades do município nas próximas semanas.

A secretaria de Saúde vai oferecer todo o aporte de pessoal para visitar as casas, entregando material explicativo e orientando as pessoas nas informações que se fizerem necessárias.


A secretaria de Meio Ambiente irá efetuar um trabalho de conscientização sobre o dano ambiental de depósitos que servem de criadouros para o Aedes Aegypti. A população também vai receber informações sobre as vantagens da reciclagem, bem como a importância da mudança de hábitos no controle ambiental e de doenças.

À Secretaria de Obras e Serviços Públicos vai recolher entulhos e realizar a limpeza de terrenos, removendo, principalmente, embalagens que possam ser reservatórios de água propícios para a proliferação do mosquito.

A Secretaria de Educação vai atuar no trabalho de conscientização de alunos e pais para limpeza dos quintais e não jogar lixo nas vias públicas ou em terrenos baldios.

- Estamos nessa luta em prol de dias melhores, sem o mosquito da dengue. Essa ação conjunta é a prova de que só é possível combatermos essa doença se todos participarem. O poder público faz a sua parte, mas a população precisa ser a maior facilitadora nessa luta - informou Jayme Tinoco, secretário de Saúde.

Ascom - SFI

quarta-feira, 20 de março de 2013

São Francisco contabiliza mais de 240 notificações de casos de dengue

A Secretaria Municipal de Saúde de São Francisco de Itabapoana atualizou nesta quinta-feira(21) os números da dengue na cidade. Os últimos dados tinham como base o dia 09 de março, quando eram 150 casos notificados. Os números divulgados pela infectologista e epidemiologista, Elizabeth Tudesco, tem como base o dia de ontem, 20 de março. Do dia 09 até ontem houve um aumento de 60% no número de notificações, sendo contabilizados 246 notificados em 2013. Segundo a médica, assim como em outros municípios da Região Norte, São Francisco de Itabapoana caminha para uma epidemia.

“O número de notificações está subindo, e estamos chegando ao pico do que chamamos de curva epidemiológica”, disse Dra. Elizabeth, que destacou ainda as comunidades com maior número de casos notificados: Guaxindiba (43), Gargaú (37), Ilha dos Mineiros (14) e Praça João Pessoa (14).


Os casos confirmados são aqueles submetidos a exame de sangue específico para dengue. Mas na maioria dos casos o diagnóstico é dado baseado no exame clínico associado com hemograma. Como a maioria dos pacientes evolui de maneira satisfatória, nem todos retornam para fazer a sorologia. Vale lembrar que esse exame de sangue específico só acusa a doença a partir do 6º dia do aparecimento dos sintomas. 


Ralfe Dutra Mota, 27 anos, morador da localidade de Brejo Grande, em São Francisco, no Hospital Álvaro Alvim, em Campos e o diagnóstico teria sido dengue hemorrágica, mas a Secretaria Municipal de Saúde, ainda não confirmou. Segundo informações de, Demerilda Mota, tia de Ralfe, o sobrinho já sofria sofria de cirrose hepática, apresentou os sintomas da doença no dia 26 de fevereiro, quando passou a noite no Hospital Municipal Manoel Carola, e foi liberado no dia seguinte, entretanto um dia depois voltou a ser internado. Seu quadro se agravou, e no dia 1º de março ele foi levado para o Hospital Álvaro Alvim, em Campos, ficando em coma até 08 de março, dia em que o rapaz morreu.

Em Campos dos Goytacazes, município vizinho à São Francisco, o governo do Estado não decreto, mas a Secretaria de Saúde já trata como epidemia as 3.176 notificações de dengue e 29 casos do tipo hemorrágica. Para mais informações sobre a Dengue em Campos clique aqui.

Preocupação nas praias
Moradores do litoral Sanfranciscano estão preocupados quanto a possíveis focos do mosquito transmissor em piscinas das casas de veraneio fechadas. Exemplo disso são os moradores do Bairro Pedregal, em Guaxindiba, uma vala reaberta no passado para escoar água das chuvas, a vegetação do canal está alta, as manilhas de saída e entrada de água podem estar obstruídas, o que torna o local um ambiente propício para a proliferação do Aedes Aegypti.


Epidemia de Dengue em todo o Estado do Rio de Janeiro
Dos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro, 35 estão em epidemia, mas a lista de cidades nessa situação teve alteração em relação à semana passada. Seis municípios do Noroeste Fluminense (os primeiros a entrar em epidemia), saíram deste estágio. Por sua vez, houve decretação de epidemia em cidades da Baixada Fluminense, Metropolitana II, Baixada Litorânea e Centro Sul.

Entre os critérios considerados para que um município entre em epidemia está o registro de mais de 300 casos por 100 mil habitantes, curva ascendente de transmissão da doença sustentada por três semanas ou mais consecutivas, e com números acima do limite esperado para a localidade num determinado período de tempo. Estão em situação de epidemia de dengue os seguintes municípios:


Baixada Litorânea: Araruama, Saquarema, Iguaba Grande, Rio das Ostras, Armação de Búzios, Cabo Frio, Casimiro de Abreu e São Pedro D'Aldeia.
Centro Sul Fluminense: Paracambi, Sapucaia, Comendador Levy Gasparian, Mendes e Três Rios.
Médio Paraíba: Valença, Pinheiral e Volta Redonda.
Noroeste Fluminense: Cardoso Moreira, Miracema, São José de Ubá, Porciúncula, Natividade, Bom Jesus do Itabapoana e Laje do Muriaé.
Norte Fluminense: São Fidélis
Região da Baía da Ilha Grande: Angra dos Reis
Região Metropolitana I: Magé
Região Metropolitana II: Niterói, Rio Bonito, Itaboraí, Silva Jardim e Tanguá.
Região Serrana: Cantagalo, Macuco, São Sebastião do Alto e Cachoeiras de Macacu.


Blog do Paulo Noel / Ascom - Governo do Estado do Rio de Janeiro

Incentivo ao Ciclismo discutido durante encontro entre Pedrinho Cherene e Fabiano Mota

Vencedor da 5ª Prova TV Atalaia de Ciclismo, realizada no último domingo (17), na cidade de Aracajú-SE, o ciclista Fabiano Mota foi recebido na última terça-feira(19) pelo prefeito Pedrinho Cherene, pelo vice, Amaro Barros, e pelo secretário municipal de Esporte e Lazer, Noel Junior. Na oportunidade foram iniciados os entendimentos com o atleta, que exerce o cargo de presidente da Associação Franciscana de Ciclismo, para que seja firmada uma parceria entre o poder público municipal e a entidade.

O município de São Francisco é reconhecido por revelar grandes atletas nessa modalidade, concorrendo em diversas categorias em competições pelo Brasil. A exposição positiva do nome do município por meio do esporte também foi destacada no encontro.

- Os irmãos Fabiano e Fabiele Mota são exemplos a serem seguidos pela nova geração que surge em São Francisco. É importante que nossos atletas recebam o apoio necessário e vamos trabalhar nesse sentido. O bom desempenho desses ciclistas em competições pelo Brasil e até mesmo no exterior é motivo de orgulho para nós sanfranciscanos - destacou o prefeito Pedrinho Cherene. 

Os irmãos Mota figuram, atualmente, entre os grandes nomes do ciclismo nacional. No ano de 2012, Fabiele ficou com a primeira colocação no ranking nacional e Fabiano, por sua vez, obteve o segundo lugar. Ambos competem pela equipe FW Engenharia/Amazonas Bike/Aços Mil, do Rio de Janeiro.

Na competição realizada no último final de semana, Fabiano disputoucom outros 25 atletas da categoria Elite, completando a prova em menos de 50 minutos. Já seu irmão Fabiele ficou na segunda colocação. O resultado eleva a posição dos dois ciclistas sanfranciscanos no Ranking Nacional 2013.

Ascom - SFI
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...