sábado, 21 de junho de 2014

Presidente da FIFA envia carta ao Papa dizendo que cumpriu promessa feita no Vaticano

Papa Francisco recebe de Joseph Blatter, presidente da Fifa, um boneco do Fuleco, mascote oficial da Copa do Mundo de 2014, em visita de Blatter ao Vaticano antes do início do Mundial
O presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Joseph Blatter, enviou nessa sexta-feira (20) carta ao papa Francisco informando que manteve a promessa feita em novembro do ano passado, durante visita ao Vaticano.

"Por ocasião da cerimônia de abertura [da Copa do Mundo], lançamos três pombas da paz, enviando uma mensagem firme e um símbolo de esperança ao mundo todo", escreveu Blatter na mensagem ao pontífice.

Na carta, o dirigente da Fifa destacou que o Programa Aperto de Mãos pela Paz está sendo cumprido. "Antes e depois de cada partida, as duas equipes trocam um gesto pelo paz, na forma de um aperto de mãos." A iniciativa foi concebida pela Fifa e pelo Centro Nobel da Paz como um forte signo de amizade e respeito.

Para a Copa do Mundo no Brasil, a Fifa lançou ainda campanha contra o racismo e a discriminação no futebol. O objetivo é incentivar os torcedores a publicarem selfies com a mensagem #SayNoToRacism (Diga não ao racismo) nas redes sociais. Milhares de pessoas já responderam ao apelo, entre elas os jogadores Lionel Messi, da Argentina, Steven Gerrard, da Inglaterra, e Samuel Eto’o, da Seleção de Camarões, a fim de mostrar a união da comunidade esportiva.

"Como homem de fé e como presidente da FiIfa, envio à Vossa Santidade as minhas mais fervorosas e sinceras saudações pessoais, bem como aquelas de toda a família do futebol", conclui Blatter.

Folha Online

sexta-feira, 20 de junho de 2014

TV Globo se incomoda ao saber que seleção brasileira assiste aos jogos da Copa pela Band


Felipão, Parreira e demais membros da comissão técnica assistem à partida transmitida pela Band
A notícia de que a seleção brasileira e sua comissão técnica estão acompanhando os jogos da Copa pela Band, vem causando incômodo nos bastidores da Globo.

Em duas oportunidades, os jogadores foram flagrados assistindo às transmissões feitas pelo canal do Morumbi. O primeiro flagra foi no último dia 13, durante a partida entre México e Camarões, e o segundo foi registrado no dia seguinte, enquanto a seleção da Inglaterra jogava contra a Itália.

A foto acima, publicada pela própria CBF, foi compartilhada por José Luiz Datena, através de sua conta no twitter. “Olha a nossa Seleção assistindo México e Camarões na tela da Band, com a minha narração e comentários do Denílson!”, tuitou o jornalista.

A manifestação pública do apresentador foi o que mais perturbou o canal carioca.


No entanto, não foi só Datena o responsável por comentar e divulgar tal escolha da seleção. No dia seguinte, o narrador Téo José e o ex-jogador e comentarista Neto compartilharam a foto abaixo.
Jogadores do Brasil assistindo à Inglaterra x Itália na Band
Na imagem, os jogadores o Brasil aparecem assistindo à transmissão da Band da partida entre Inglaterra e Itália, ocorrida na noite do último sábado (14).

A Globo não vê essa história com bons olhos, por ser parceira da Fifa e detentora do título de emissora oficial da Copa do Mundo no Brasil.

RD1 Audiência

"Milagre" na Copa: cadeirante se levanta para comemorar

A foto de uma torcedora em pé, em frente a uma cadeira de rodas em local reservado a deficientes físicos durante Brasil x México no Castelão, tem gerado polêmica nas redes sociais. Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (19) , o diretor de marketing da Fifa, Thierry Weil, afirmou que torcedores flagrados em situações desse tipo serão retirados dos estádios da Copa do Mundo. “Os critérios para cadeira de rodas e deficientes são os mesmos do governo brasileiro. Se alguém vem na cadeira de rodas, levanta e começa comemorar, eu não sei dizer se é um milagre. Mas tenho de dizer que definitivamente iremos até a pessoa e nos asseguraremos de retirá-la do estádio, porque isso é trapaça. Mesmo se você fingir que o milagre foi causado pela atmosfera no estádio”, afirmou.

Porém, há casos de pessoas que usam cadeiras de roda e conseguem ficar em pé, o que foi ignorado pelo dirigente em sua declaração. Em um comunicado oficial, a Fifa diz que “os clientes que solicitaram e compraram ingressos para pessoas com deficiência devem obrigatoriamente comprovar o direito a tais ingressos no momento da retirada e na entrada do estádio. Se o cliente não puder fazer essa comprovação, poderá ter o ingresso cancelado”.

Além de cadeirantes – com direito a acompanhante -, pessoas obesas e com mobilidade reduzida também podem comprar assentos especiais. Na hora da compra dos bilhetes, a Fifa pede que os torcedores “forneçam detalhes sobre a sua deficiência ou necessidades de acesso na seção de observações da sua solicitação de ingresso”. A entidade cita como exemplos de comprovação: “atestados médicos que contenham o CRM do médico e um código CID, um cartão de estacionamento para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, um “Passe Livre” ou outro cartão municipal de transporte para pessoas com deficiência, ou carta de aposentadoria por invalidez do Ministério da Previdência Social”.

No Maracanã
Em agosto deste ano, durante uma partida da Copa do Brasil, um, “milagre” também foi registrado na torcida do Flamengo.

Folha Online - Blog do Bastos

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Anatel aprova norma para reduzir preços entre operadoras de celular

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quarta-feira (18) uma proposta para reduzir os valores das ligações de celulares entre operadoras diferentes. Até 2019, o Valor de Remuneração de Uso de Rede da telefonia móvel (VU-M) deverá ser reduzido em mais de 90%, passando dos atuais R$ 0,23 para R$ 0,02. O VU-M é o valor que as operadoras de celular pagam para usar a rede de outras empresas.

“Esta redução de preços de interconexão deverá se refletir nos preços dos serviços de telefonia ofertados pelas empresas ao consumidor, pois haverá aumento da competição no setor”, diz a agência. De acordo com a norma aprovada nesta quarta, os valores dessas tarifas estarão referenciados aos custos e serão reduzidos gradativamente até o nível de custo eficiente de longo prazo.

Com a medida, a Anatel espera que os preços das ligações entre operadoras diferentes fiquem mais próximos dos preços cobrados para chamadas entre usuários da mesma empresa. Assim, o consumidor não precisará de vários aparelhos celulares ou vários chips em um mesmo celular para realizar chamadas para outras operadoras.

As reduções nos valores de interconexão também deverão impactar o preço das chamadas fixo-móvel, que deverão ter uma redução substancial, segundo a Agência.

Para aprovar a norma, o conselho diretor da Anatel analisou os impactos das reduções de VU-M já implementadas em 2012 e 2013, que não geraram resultados negativos para o setor nem redução de investimentos ou lucros das empresas.

Ururau

Confecção de tapetes para Corpus Christi mobiliza fiéis em São Francisco

A tradicional confecção dos tapetes para o Dia de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira (19) pela Igreja Católica, é sempre um vislumbre para os olhos de quem vê e uma emoção para quem faz. 
Em São Francisco de Itabapoana, centenas de pessoas se reuniram na Praça São Francisco de Paula desde o fim da noite de quarta-feira (18) até, por volta, das 14 horas desta quinta para a confecção de tapetes.
Ás 18 Horas houve procissão, com centenas de pessoas, com o Santíssimo Sacramento, saindo da Igreja Matriz, percorrendo todos os tapetes.
Em seguida, houve a Benção do Santíssimo Sacramento e logo depois a Santa Missa, que foi celebrada por Pe. Lucas Mendes de Oliveira e concelebrada pro Pe. Luciano.
Mesmo de baixo de uma significativa chuva, os fiéis não saíram da Praça antes do fim da celebração.
Corpus Christi
Significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. Acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.
A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Lei de Diretrizes Orçamentárias de São Francisco para 2015 será discutida dia 24

A Câmara dos Vereadores de São Francisco de Itabapoana realiza, no próximo dia 24, audiência pública para apresentação e discussão da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2015, no município. A Audiência será às 10 horas, no Plenário da Câmara Municipal. Os vereadores da Casa consideram a participação do cidadão importante n o evento. Considerações e proposições poderão ser feitas durante a audiência, desde que apresentadas por escrito, devidamente justificadas e identificadas sua autoria. Outra opção é protocolar na sede do Legislativo, até o dia 23 de junho. Todas as manifestações serão analisadas pelo corpo técnico da Câmara e encaminhadas para a Prefeitura, independentemente de sua apresentação oral.

A LDO é o instrumento por meio do qual o governo estabelece as principais diretrizes e metas da administração pública para o prazo de um exercício. Ela estabelece um elo entre o Plano Plurianual de Ação Governamental e a Lei Orçamentária Anual, uma vez que reforça quais programas relacionados no PPAG terão prioridade na programação e execução orçamentária.

Conforme disposto na Constituição Federal, compete à LDO traçar diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária Anual do exercício subseqüente a sua aprovação, assegurar o equilíbrio fiscal das contas públicas, dispor sobre alteração na legislação tributária e estabelecer a política de aplicação das agências financeiras de fomento. Fora as exigências constitucionais, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) ampliou as atribuições da LDO conferindo-a o papel de apresentar os resultados fiscais de médio prazo para a administração pública.

Folha Online

terça-feira, 17 de junho de 2014

Ibope/Firjan: Garotinho, Crivella e Pezão aparecem em empate técnico na disputa pelo Rio

A disputa pelo governo do Rio está acirrada, com candidatos tecnicamente empatados, de acordo com pesquisa Ibope encomendada pela Federação das Indústrias do Rio (Firjan) e obtida pelo jornal O GLOBO. O deputado federal Anthony Garotinho (PR) aparece com 18%, seguido pelo senador Marcelo Crivella (PRB), com 16%. O governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) tentará a reeleição e tem 13% das intenções de voto, enquanto o senador Lindbergh Farias (PT) recebeu 11%. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Chama a atenção o percentual de pessoas que disseram que vão votar branco ou nulo, maior do que o de qualquer pré-candidato: 27%. Na capital, o percentual vai a 37%. Há ainda 6% que não souberam dizer quem escolheriam para governar o estado ou não responderam à pergunta feita pelo instituto. Não é possível comparar a pesquisa atual com levantamento anteriores, que levavam em conta um cenário diferente. Desde as manifestações de junho do ano passado, os próprios partidos têm feito internamente uma leitura de que o número de votos brancos e nulos vai aumentar nas eleições gerais deste ano. Ainda entre os eleitores da capital, Crivella, Pezão e Garotinho aparecem tecnicamente empatados, com índices que variam entre 14% e 12%.

A pré-candidatura de Lindbergh foi motivo de crise entre petistas e peemedebistas no estado, o que fez uma parcela do PMDB abandonar o barco da reeleição da presidente Dilma Rousseff para caminhar com o presidenciável do PSDB, senador Aécio Neves.

Cesar Maia aparece com 8%
Vereador e ex-prefeito da capital, Cesar Maia (DEM) aparece na pesquisa com 8% das intenções de voto. Cesar ainda espera o apoio dos tucanos. Isso porque o PMDB pressiona Aécio para que o PSDB apoie formalmente Pezão, dando ao governador seu tempo de TV. Como o DEM e o PSDB são aliados nacionais, o senador até tentou convencer o vereador a retirar a candidatura para que os dois partidos se coligassem com os peemedebistas. Mas a cúpula do DEM entrou na jogada e disse a Aécio que a candidatura de Cesar é intocável.

O deputado federal Miro Teixeira (PSOL) e Tarcísio Motta (PSOL), cujo nome já foi oficializado em convenção, aparecem com 1% das intenções de voto. Recentemente, o PSB ameaçou retirar o apoio a Miro sob o argumento de que ele permanece com baixos índices nas pesquisas. Isso acabou por criar um desconforto entre os socialistas e o PROS. Publicamente, a coligação permanece intacta.

A pesquisa faz o recorte dos índices dos pré-candidatos levando em conta sexo, idade, renda, escolaridade dos entrevistados e região onde moram. Dessa maneira, é possível saber que, entre o eleitorado do interior, Garotinho aparece com 26% das intenções de voto, o dobro de Crivella. Entre esses entrevistados, Pezão aparece em segundo, com 14%. Lindbergh tem 12%.

No recorte por faixa de renda, Garotinho atinge 36% entre os eleitores que têm renda familiar de até um salário mínimo. Esse é o maior percentual do pré-candidato do PR entre todos os setores analisados. Crivella aparece com 14%. Entre os entrevistados com renda familiar de mais de cinco salários mínimos, Pezão lidera com 17%. Garotinho, Crivella e Lindbergh têm índices que variam entre 13% e 11%.

Garotinho tem a maior rejeição
Entre os eleitores com nível superior, a liderança fica com Pezão e Lindbergh, empatados com 14% das intenções de voto. Garotinho aparece com ampla vantagem entre os entrevistados que tinham cursado até a 8ª série do ensino fundamental.

No recorte de idade, Garotinho aparece em primeiro entre os eleitores de 16 a 24 anos, com 21% das intenções de voto desse grupo. O pré-candidato do PT, Lindbergh, tem 15% entre os mais jovens, onde está seu melhor desempenho. Crivella apresenta melhor índice entre o eleitorado de 34 a 44 anos, onde atinge 24%. Pezão tem índices homogêneos em todas as idades analisadas. Quando é levado em conta o sexo dos entrevistados, todos os pré-candidatos apresentam percentuais parecidos entre homens e mulheres.

A pesquisa também questionou os entrevistados a respeito dos candidatos nos quais eles não votariam de jeito nenhum. Garotinho tem a maior rejeição (32%), seguido por Cesar Maia (24%), Pezão (18%), Lindbergh (14%) e Crivella (13%). Nessa pergunta, os eleitores podiam responder a mais de uma opção.

O Ibope fez ainda simulações de segundo turno com os nomes dos pré-candidatos. Num cenário de disputa entre Garotinho e Crivella, os dois aparecem empatados com 25%. O deputado e o senador disputam, principalmente, a preferência do eleitorado evangélico e do interior.

Se a disputa fosse com Lindbergh, o pré-candidato do PR venceria com 29% contra 20% do petista. Esses mesmos percentuais são registrados num cenário de segundo turno entre Crivella e Lindbergh, com vitória para o pré-candidato do PRB. Numa eventual disputa com Pezão, Garotinho aparece com 30% contra 20% do adversário peemedebista. Crivella também derrotaria Pezão. Nesse cenário, teria 31% contra 19% do governador, que tenta a reeleição.

Na possibilidade de um segundo turno entre Pezão e Lindbergh, a pesquisa aponta para um panorama de empate técnico. O governador aparece com 23% e o senador, com 22%. Quando ainda eram aliados no estado, os petistas tentavam fazer com que o PMDB retirasse o nome de Pezão da disputa alegando que Lindbergh estava melhor nas pesquisas.

Os números ajudam os partidos a determinar os rumos da campanha, que estará liberada a partir do dia 6 de julho. Pela legislação eleitoral, até o dia 30 os partidos devem oficializar as candidaturas de seus indicados para concorrer ao governo do Rio.

O levantamento traz também, pela primeira vez, uma avaliação da gestão de Pezão à frente do governo do estado. A pesquisa mostra que 40% desaprovam o governo do peemedebista e 33% aprovam. Os que não souberam avaliar ou não responderam ao questionamento somam 27%.

Em outra pergunta sobre a administração do governo, 16% classificaram a gestão de Pezão como ótima ou boa, contra 35 % que disseram ser regular. Outros 29% afirmaram que era ruim ou péssima. Um percentual de 21% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder à pergunta do instituto. O governo de Pezão é pior avaliado na capital, onde 39% dos entrevistados afirmaram que ele era ruim ou péssimo, do que no interior, onde o índice ficou em 20%.

Foram entrevistadas 1.204 pessoas dos dias 7 a 11 de junho. O levantamento está registrado no TRE-RJ com o número RJ-00006/2014.

Read more: http://oglobo.globo.com/brasil/ibopefirjan-garotinho-crivella-pezao-aparecem-em-empate-tecnico-na-disputa-pelo-rio-12890237#ixzz34uMYHNub

Twitter de Papa Francisco supera 14 milhões de seguidores

O número de seguidores das contas oficiais que o papa Francisco mantém em nove idiomas na rede social Twitter ultrapassou 14 milhões pessoas, informou o Vaticano nesta terça-feira (17). Somente nos últimos dois meses, a soma das contas aumentou em um milhão de seguidores. A conta em língua espanhola, primeiro idioma do papa argentino, é a que tem o maior número de seguidores, com 5.940.579 usuários, segundo o comunicado da Santa Sé.

Em seguida, aparecem as contas em inglês (4.150.460 seguidores), italiano (1.753.396) e português (1.068.482). O sumo pontífice também mantém perfis no Twitter em latim, polonês, francês, árabe e alemão. No ar desde dezembro de 2012, ainda sob o papado de Bento XVI, o Twitter do papa hoje já é um dos principais meios de comunicação da Igreja Católica, principalmente com o público jovem, que é a maioria dos usuários da rede social.

Quando o papa Joseph Ratzinger anunciou sua renúncia, em 28 de fevereiro de 2013, as contas somavam pouco mais de 3 milhões de seguidores. A popularidade do papa Francisco fez com que o número de ‘fiéis on-line’ quase quintuplicasse em poucos mais de um ano. Segundo números do próprio Twitter, a cantora americana Kate Perry lidera o ranking de maior número de seguidores, com mais de 53 milhões de pessoas. O papa Francisco, com mais de 14 milhões, está entre os 50 perfis com maior número de seguidores.

Veja

Padres organizam torcida em igrejas com festas e reza para mãe do juiz

Padre Ramon: ‘A gente não quer só ganhar o Mundial de Futebol, quer que o Brasil ganhe em todos os sentidos, como no social
Uma torcida de fé que pede uma ajuda divina, enquanto a bola rola nos estádios do país. As igrejas do Rio se vestiram de verde-amarelo e viraram ponto de encontro nos dias de jogos da seleção brasileira. E não se engane. O clima por lá é tão animado como o de bares e restaurantes. Nesta terça-feira (17), quando Neymar e companhia pisarem no estádio Castelão, em Fortaleza, contra o México, um churrasco — com cerveja, claro — vai embalar a torcida dos fiéis da Paróquia Divino Espírito Santo, na Tijuca, bairro tradicional da cidade do Rio de Janeiro.

O padre Ramon Nascimento, 35 anos, que comanda o rebanho canarinho, admite que, às vezes, reclama da arbitragem, mas com a polidez de um homem que frequentou o seminário. “Reclamo, mas não xingo. A gente não quer só ganhar o Mundial, queremos que o Brasil ganhe em todos os sentidos, como no social”, contou o padre que, ao ser questionado sobre a cervejinha, não titubeou: “Não vejo problema, mas eu não bebo, porque acho o gosto ruim. Prefiro vinho, mas a temperatura ainda não está boa para beber.” 

Na Igreja Nossa Senhora da Cabeça, na Penha, outro bairro tradicional do Rio, a festa é temática. Segundo o padre Jefferson Merighetti, 34, a ideia era reproduzir uma das caractéristicas do bairro: o botequim, sem seu lado profano, evidentemente. No cardápio que arrecada dinheiro para a paróquia, enquanto os fiéis torcem, tem cachorro-quente, aipim com carne-seca, cervejinha e até caipirinha. Ficar parado é um pecado que poucos cometem. E pudera. Padre Jefferson é um animador-nato. De peruca verde-amarela, corneta e camisa do Brasil, ele é o capitão da chamada ‘Torcida da Fé”. 
Padre Jefferson (de peruca): compra de enfeites para animar fiéis
“Tem gente de outra paróquia vindo para cá. Tem até fiéis da Universal (do Reino de Deus). Costumo dizer que sou torcedor desde o ventre da minha mãe. Ela era bagunceira, festeira e dá volta olímpica quando o Brasil ganha. Aqui, a gente mostra que a fé pode conjugar com a alegria e a torcida”, afirmou o padre, que como bom torcedor foi para o Saara comprar apetrechos para a diversão. “Eu tenho kit para todo mundo, até para os paroquianos mais tímidos”.

Reitor do Cristo Redentor do Corcovado, padre Omar é outro que para as atividades religiosa para ver a seleção em campo. O período de Copa já rendeu boas histórias para ele. Na segunda-feira, ele teve que “salvar” um bósnio de um grupo de cerca de cem argentinos que se empolgou ao ver o rival durante visita ao cartã-postal. “Adoro futebol. Amanhã, estarei lá em cima assistindo ao jogo. Se eu xingo o juiz? Não. Eu rezo pela mãe dele”, diz o padre, aos risos.

Do Japão para o Pavão Azul 
Atsushi e Ikuko Uema: revista japonesa recomendou o Pavão
No Pavão Azul, bar tradicional de Copacabana, a proprietária, Vera Afonso, 67 anos, foi surpreendida por um casal do Japão que descobriu o local em uma revista japonesa. “Viemos para a Copa e temos esse guia com a gente e que nos ajuda muito. Li sobre a comida e o bar, e foi fácil chegar aqui”, contou Atsushi Uema, 30. “Vamos para Natal, assistir à partida do Japão”, completou Ikulco Uema, 34.

O DIA

Sobe para três número de chineses mortos por passar a noite vendo a Copa

A imprensa chinesa relatou nesta terça-feira (17) a morte de mais dois torcedores que chegaram ao óbito depois de terem passado várias noites sem dormir para acompanhar os jogos da Copa do Mundo, sendo que uma vítima já havia sido registrada no último sábado (14) por causa desse mesmo motivo. Após a repentina morte de um jovem chinês de 24 anos, que chegou ao óbito enquanto assistia Espanha e Holanda em Suzhou, no leste do país, a imprensa chinesa noticiou nesta terça (17) mais dois casos semelhantes, incluindo o caso de um ex-jogador profissional que morreu de ataque cardíaco na cidade de Dalian.

A vítima, identificada como Li Mingqiang, foi jogador profissional durante sua juventude e assistia a partida entre Espanha e Holanda com amigos, destacou a agência estatal "Xinhua". O terceiro caso ocorreu um dia depois - no domingo -, quando um torcedor de 39 anos, identificado com Zhou, morreu em Xangai durante a partida entre Uruguai e Costa Rica.

Na ocasião, segundo testemunhas, ele estava acordado há três noites para acompanhar os jogos. Zhou, que sofria de pressão alta, começou a se sentir indisposto durante o jogo e morreu em um hospital próximo, vítima de uma hemorragia cerebral, destacou hoje o jornal local "Shanghai Daily".

As cidades chinesas têm uma diferença de 11 horas de fuso horário com Brasília e, por isso, as partidas da Copa costumam ir ao ar entre meia-noite e 6h da manhã no país asiático. A morte de torcedores por causa da falta de sono também foi registrada em copas anteriores na China, onde as emissoras costumam reprisar as partidas na parte da tarde, embora muitos torcedores optem por assisti-las ao vivo.

O DIA

BRA x MÉX: Felipão alerta sobre México e pede paciência

“Não esperem os brasileiros que o Brasil entre e seja o dono da festa sem que o participante contrário também tenha uma participação boa. O México é uma bela equipe”, disse o treinador em entrevista coletiva antes do último treino da equipe no estádio que receberá o confronto de terça, em Fortaleza; no embarque para a capital cearense, Felipão se descontraiu com os jogadores

O México tem histórico de ser um adversário duro para a seleção brasileira e, pela expectativa manifestada pelo técnico Luiz Felipe Scolari, a dificuldade deve se repetir na terça-feira, tanto que Felipão pediu paciência aos torcedores que irão ao Castelão para a partida pela segunda rodada da Copa do Mundo.

“Não esperem os brasileiros que o Brasil entre e seja o dono da festa sem que o participante contrário também tenha uma participação boa. O México é uma bela equipe”, disse o treinador em entrevista coletiva antes do último treino da equipe no estádio que receberá o confronto de terça, em Fortaleza.

Felipão lembrou que há quase um ano, quando o Brasil venceu o México por 2 x 0 também em Fortaleza pela Copa das Confederações, o jogo foi mais difícil do que o placar faz parecer. Na ocasião, o Brasil fez o primeiro gol logo no início e o segundo só nos minutos finais da partida.

O treinador recordou ainda que, apesar dos estudos que ele e a comissão técnica fizeram dos adversários no Mundial, o México trocou de técnico diversas vezes durante as eliminatórias e a equipe que o Brasil enfrentará na terça é diferente da que a seleção bateu na Copa das Confederações.

“A forma de jogar mudou”, disse o técnico, que foi sucinto ao responder a um jornalista mexicano sobre qual a lembrança que tinha da derrota do Brasil para o México na final da Olimpíada de 2012.

“Nenhuma, eu não estava lá”, disse. O treinador da seleção na ocasião era Mano Menezes.

Felipão disse que a condição de seus jogadores tem melhorado “a cada dia” e que a seleção terá “o povo a seu lado”. Como último incentivo aos jogadores, o técnico destacou a importância de uma vitória na terça para a continuidade do Mundial.

“Uma vitória nos deixa numa situação extremamente confortável para a segunda etapa”, disse.

Tanto Brasil quanto México venceram na primeira rodada do Mundial e, portanto, quem vencer na terça-feira coloca um pé nas oitavas de final, com amplo favoritismo para encerrar a primeira fase com a liderança do grupo.

Campos 24 Horas

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Número de inscritos no Enem chega a 8,7 milhões

O número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 cresceu 21,6% em relação ao ano passado e atingiu a marca de 8.721.946 inscritos. O balanço final das inscrições no Enem foi divulgado nesta sexta-feira (16) pelo ministro da Educação, Henrique Paim, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), José Francisco Soares.

Segundo Paim, o número de inscritos é superior às expectativas do governo, que era entre 8 milhões e 8,2 milhões de inscrições. “Esse crescimento demonstra exatamente o que viemos falando, que há um despertar da sociedade par
a a questão educacional em função dos programas federais, que têm crescido”, disse o ministro.

“Triplicamos o número de vagas nas universidades federais, ampliamos a Lei de Cotas, o ProUni [Programa Universidade para Todos] vem mantendo um expressivo número de vagas, o Fies [Programa de Financiamento Estudantil] teve um crescimento muito grande a partir das modificações recentes, são mais de 1,6 de milhão de contratos assinados”, acrescentou Paim.

O presidente do Inep frisou que houve crescimento “expressivo” no número de inscritos nos últimos dois anos. “[O número de inscritos] mostra um crescimento, especialmente acentuado, em termos proporcionais, nos últimos dois anos. A curva vinha crescendo e, em 2013, passou a subir de uma forma acentuada”, disse Soares.

De acordo com os dados do Inep, do total de inscrições, 58,11% são mulheres e 41,88% homens. Os pagantes somam 26,48% e os isentos são 16,33%, que estudam na rede pública, e 57,17%, isentos com carência comprovada.

A região Sudeste foi a que mais teve candidatos inscritos (35,27%), seguida da Região Nordeste (32,99%), Sul (11,97%), Norte (10,89%) e Centro-Oeste (8,85%). São Paulo, com 1.324.486 inscritos e Minas Gerais, com 979.259, foram os estados com maior número de inscrições no exame.

Do total de inscritos, 57,91% se declararam negros, 37,7% brancos, 2,15% amarelos, 0,62% índios e 1,59% optaram por não declarar.

Campos 24 Horas

Guinness: Campos dos Goytacazes pode concorrer ao Maior tapete sustentável do Planeta

Nesta quinta-feira (19), acontece a tradicional confecção dos tapetes de Corpus Christi, em Campos. Este ano será realizado o 1º Circuito de Corpus Christi de Tapete Sustentável, que vem com o tema “Fé, Sustentabilidade e Voluntariedade”.

O evento vai acontecer a partir das 6h, no local tradicional, que é a Praça São Salvador. Este ano, outros locais também irão confeccionar os tapetes. Os parceiros são Campos dos Goytacazes Convention e Visitor Bureau e a Diocese de Campos, com apoio da Prefeitura municipal e empresa de iniciativa privada.

Segundo o presidente da Convention e Visitor Bureau, Wilson Heidenfelder, este ano um representante do Guinness Book virá à cidade para certificar todos os tapetes, de modo que Campos possa concorrer à categoria de “Maior tapete sustentável do Planeta”.

Várias localidades participarão da confecção, como Travessão, Santa Maria, Santo Eduardo, Goitacazes, Baixa grande, Farol de São Tomé, entre outros locais. Heidenfelder informou que a partir de agora, os produtos utilizados para a confecção dos tapetes serão não poluentes.
"Na década de 70, os tapetes eram confeccionados de sal grosso e tinta xadrez, que são produtos altamente poluentes. A partir de agora, serão feitos de dolomita (mineral) com corantes comestíveis, mais açúcar, pó de café e bagaço da cana-de-açúcar", informa.

Após a procissão de Corpus Chisti, equipes da secretaria de Limpeza Pública, Praças e Jardins recolherão todo o material utilizado na confecção dos tapetes e levarão para a Usina de Reciclagem de Santo Amaro.

Ururau

Faustão detona abertura da Copa: 'Gastaram R$ 17 milhões nessa m...'

Fausto Silva criticou a abertura da Copa do Mundo, realizada na última quinta-feira (12). Durante participação da cantora Claudia Leitte, que se apresentou na festa do Mundial na Arena Corinthians, em São Paulo, Silva comparou a inauguração do evento esportivo ao Dança da Galera, quadro de seu programa na Globo.

"Você viu aquela festa merreca de abertura da Copa do Mundo? Isso aí na Dança da Galera, a gente faz bem melhor e bem mais barato, com certeza. Essa desculpa do gramado, gastaram R$ 17 milhões para fazer essa... mercadoria aí", desabafou, quase soltando um palavrão.

A abertura da Copa foi muito criticada nas redes sociais pela simplicidade. Durante a transmissão da abertura na Globo, o repórter Marcos Uchoa comentou que a festa, exaltando os rios e a natureza do Brasil, foi inspirada em um texto seu apresentado durante um evento na África do Sul, em 2010.

No Domingão, com apenas 40 minutos por causa da Copa, Faustão isentou Claudia Leitte do fracasso da abertura e disse que a cantora "salvou a pátria" ao se apresentar na festa de inauguração do Mundial com o rapper Pitbull e a estrela pop Jennifer Lopez.

"Quem esteve pressionada foi essa madame aqui [Claudia Leitte]. Estavam a 'tia' Jennifer, o Pitbull e a 'Pitboa'. Ela se salvou, mostrou o talento da mulher brasileira, cantou como ninguém, estava bonita. Quem foi lá e viu disse que estava pior. Na televisão, a festa estava devagar, mas você salvou a pátria", elogiou Fausto Silva.

Notícias da TV

Messi faz golaço e comanda vitória da Argentina sobre a Bósnia no Maracanã

Os mais de 70 mil torcedores que compareceram ao Maracanã neste domingo (15) presenciaram uma noite histórica no estádio. Lionel Messi, em sua estreia no Templo do Futebol, marcou um belo gol e conduziu os hermanos, que não fizeram uma grande partida, para a vitória sobre a Bósnia. Os sul-americanos venceram por 2 a 1 e estrearam com resultado positivo na Copa do Mundo do Brasil.

Na próxima rodada, a equipe argentina volta aos gramados para enfrentar o Irã, no sábado, às 13 horas, no Mineirão. Já a equipe dos Balcãs encara a Nigéria, no mesmo dia, às 19 horas, na Arena Pantanal.

O Jogo
A legião de argentinos que invadiu o Rio de Janeiro pôde comemorar rapidamente o primeiro gol da sua seleção na Copa. Com apenas dois minutos, a rede do Maracanã voltava a balançar em uma Copa do Mundo, 64 anos depois do gol de Ghiggia. A bola que cruzou a rede da Bósnia foi tocada por último por um jogador da própria equipe dos Balcãs, mas mesmo assim, a comemoração sul-americana foi imensa. O craque Lionel Messi levantou a bola para a área, Rojo desviou de cabeça e Kolasinac colocou contra o próprio patrimônio. 
Na frente do marcador, a Argentina recuou um pouco a sua equipe e os bósnios criaram boas oportunidades para empatar. Misimovic lançou Hajrovic, que ficou cara a cara com Romero, mas o goleiro argentino foi mais rápido e evitou o gol. Sentindo que a equipe europeia faria uma boa partida, os brasileiros presentes no estádio começaram a gritar "olé", a cada toque de bola da equipe do Leste Europeu.

Bastante contestado na Argentina, o goleiro Romero teve uma boa atuação na primeira etapa. Aos 40 minutos, o arqueiro fez uma bela defesa. Após cruzamento em cobrança de escanteio na área argentina, Lulic cabeceou bem, mas o argentino estava lá para salvar os bicampeões mundiais. Ainda antes do intervalo, Besic arriscou de fora da área, mas a bola subiu pelo gol dos hermanos.

Mesmo com a vitória parcial, o treinador Alejandro Sabella não gostou da atuação da Argentina na primeira etapa e fez duas substituições no intervalo. Higuaín e Gago entraram nos lugares de Campagnaro e Maxi Rodríguez. Mesmo assim, a equipe sul-americana iniciou o segundo tempo da mesma maneira que terminou os primeiros 45 minutos. A Bósnia seguia tendo as melhores chances, mas continuava pecando na hora de concluir para a rede.

Estreando no Maracanã, Messi começou a chamar mais a responsabilidade para si na segunda etapa. Aos 15 minutos, o craque, eleito quatro vezes o melhor do mundo, avançou pelo meio e tocou para Agüero, que cruzou, mas a defesa bósnia salvou. Só que logo depois ele entraria para a história do Maracanã nas Copas do Mundo. Com uma jogada ao seu estilo, Messi carregou, passou por um adversário, tabelou com Agüero, passou por mais um zagueiro e finalizou, a bola ainda bateu caprichosamente na trave antes de morrer no gol de Begovic.
Com uma vantagem maior no placar, os argentinos se soltaram mais. Em um contra-ataque puxado por Messi, Kum Agüero recebeu e finalizou, mas a bola passou muito perto da meta da equipe bósnia. Depois, o camisa 10 deixou Higuaín em boas condições, só que o atacante do Napoli cabeceou a bola muito alta, passando por cima da meta de Begovic.

No entanto, a equipe da Bósnia ainda era perigosa e no fim conseguiu o seu gol. Aos 39 minutos, Ibisevic recebeu belo passe e tocou na saída de Romero, diminuindo o prejuízo dos europeus e sendo o primeiro atleta do país a fazer gol em Copa do Mundo. Os últimos minutos foram tensos para os argentinos, que sofreram com uma pressão pressão final dos adversários. Com muita luta, a vitória foi assegurada e garantida pelos sul-americanos.
Ficha Técnica
Estádio:
Maracanã (Rio de Janeiro)
Árbitragem: Joel Aguilar (ELS)
Cartões Amarelos: Spahic (BOS), Rojo (ARG)
Cartões vermelhos: -
Público: 74.738 presentes
Gols: Kolasinac (Contra) (2' do 1ºT), Messi (19' do 2ºT) - (ARG); Ibisevic (39' do 2ºT)

ARGENTINA: Romero, Zabaleta, Garay, Campagnaro (Gago - Intervalo)), F. Fernández e Rojo; Mascherano, Maxi Rodríguez (Higuaín - Intervalo) e Di María; Messi e Agüero / Técnico: Alejandro Sabella
BÓSNIA: Begovic, Mujdza (Ibisevic - 23' do 2ºT), Bicakcic, Spahic e Kolasinac; Besic, Hajrovic (25' do 2ºT) Visca, Pjanic, Misimovic (28' do 2ºT) e Lulic, Dzeko / Técnico: Safet Susic

O DIA

domingo, 15 de junho de 2014

No embalo de Benzema, França espanta a zebra e derrota Honduras com sobras

Benzema comemora o gol marcado
A zebra passou longe do Estádio Beira-Rio na tarde deste domingo (15) em Porto Alegre. Jogando de forma tranquila e dominante, a França não deu chances para Honduras e estreou com uma vitória por 3 a 0, com dois gols de Benzema e um de Valladares(contra). Um dos destaques da partida ficou por contra do auxilio da tecnologia, que pela primeira vez na história das Copas do Mundo foi utilizada para confirmar se um gol foi válido ou não. No telão do estádio foi exibido para os expectadores o instante que a bola cruzou totalmente a linha do gol no segundo tento francês.

Com o resultado, a França começa a Copa do Mundo na liderança do Grupo E com três pontos conquistados. O próximo compromisso dos europeus é o confronto contra o outro ponteiro da chave, a Suíça, na Arena Fonte Nova, em Salvador 16h na próxima sexta.

Já Honduras terá um confronto de vida ou morte contra o Equador, na Arena da Baixada, em Curitiba, as 16h. As duas seleções estrearam com derrota na Copa e tem a obrigação de vencer se quiserem terem alguma pretensão na competição.

Gafe no inicio da partida
A organização da partida cometeu uma gafe antes do apito inicial e com isso não houve a execução dos hinos nacionais de França e Honduras por conta de uma falha no sistema de som do Estádio Beira-Rio

O Jogo
Pogba foi um dos destaques da França na Partida
Disposta a não dar nenhuma chance para a zebra, que vem passeando nos gramados brasileiros com frequência nessa Copa do Mundo, a França tratou de partir para o cima de Honduras desde o início da partida. Aos 8 minutos, Debuchy fez jogada insinuante pela direita e cruzou, nas mãos de Valladares. Com 15, após cobrança de Valbuena o goleiro hondurenho espalma a bola nos pés de Matuidi, que domina e chuta, o arqueiro se recuperou e espalmou a bola para o travessão.

O trio de volantes Cabaye, Matuidi e Pogba começavam a ter o domínio do meio campo e com isso as chances de gol dos "Les Bleus" aumentavam. Com 22, Evra recebeu boa bola de Cabaye, cruzou para a área e Griezmann cabeceou no travessão. Na sequência, Valbuena recebeu de Cabaye em velocidade e cruzou para Benzema, que mandou para fora.

Após ficar no "quase" por três vezes, a França diminuiu o ritmo intenso dos 30 primeiros minutos e passou a tocar mais a bola no meio campo. Mesmo assim, os europeus eram muito pouco ameaçada pelo time da América Central. Com 38, Pogba faz grande jogada na lateral passando por dois marcadores e a bola sobrou para Debuchy, que cruzou para Benzema, que tentou o chute mas a bola acabou sendo desviada.

Aos 42, veio o alívio francês! Após cruzamento, Pogba é derrubado por Wilson Palacios na área. Pênalti e segundo amarelo para o hondurenho, que vai para o chuveiro mais cedo. Na cobrança, Benzema demonstrou muita tranquilidade ao colocar a bola para um lado e o goleiro no outro e abrir o placar para os franceses. Com um a mais e a frente do placar, os torcedores "Les Bleus" esperavam comemorar mais gols na segunda etapa.
Se havia alguma possibilidade de surpresa no Beira-Rio, ela foi aniquilada logo no começo do segundo tempo. Aos 2 minutos, Bezema recebeu livre cruzamento e chutou, a bola bateu na trave e em seguida no goleiro Valladares e entrou. O Juiz anotou gol contra. Se a coisa já estava tranquila, ficou ainda mais para o lado francês. Com um a menos a Hondura se mostrava incapaz de tentar alguma reação na partida, e com isso a partida virou uma um ato de um time só. Aos 18 em boa troca de passes, Benzema rolou para Evra na esquerda. O lateral cruzou rasteiro e Matuidi apareceu no primeiro pau. A bola bateu na rede, pelo lado de fora.

Com 26, o nome da partida, Karim Benzema tratou de colocar uma pá de cal na cova hondurenha. Em cobrança de falta, Valbuena rolou pra trás e Matuidi chutou forte. A bola bateu na defesa e sobrou para o camisa 10 francês, que dominou e chuta forte no alto, sem chances para o goleiro. Por fim, restou para a França tocar a bola com toda sua categoria e esperar o apito final do árbitro brasileiro Sandro Meira Ricci.

Ficha Técnica
Estádio: Beira-Rio (Porto Alegre)
Árbitro: Sandro Meia Ricci (Brasil)
Gols: Benzema(2), Valadares(contra)
Cartão Amarelo: Evra, Pogba e Cabaye (França), Wilson Palacios, Luis Garrido e Boniek García(Honduras)
Cartão Vermelho: Wilson Palacios(Honduras)

França: Lloris, Debuchy, Varane, Sakho e Evra; Cabaye, Matuidi, Pogba; Valbuena, Benzema e Griezmann
Honduras: Valladares, Figueroa, Bernardez, Izaguirre, Palacios, Bengtson, Costly, Espinoza, Najar, Garrido, Beckeles

O DIA

Seleção Brasileira: Depois de abandonar o treino, Hulk diz que deixou a atividade por precaução

Hulk abandonou o treino da manhã deste domingo (15), na Granja Comary, com apenas 15 minutos depois do início. Apesar do problema, o atacante garante: deixou a atividade por prevenção e estará com o grupo que viaja para Fortaleza, onde enfrenta o México, na próxima terça-feira, às 16h (de Brasília).

“Durante o treino eu tive duas finalizações e senti uma dorzinha (na coxa esquerda), então resolvi deixar a atividade por precaução por termos apenas dois dias para o jogo. Mas estou bem e espero estar 100% para ajudar a Seleção. Estou pedindo a Deus para não ter contusão. É Copa do Mundo, e nós temos de enfrentar tudo”, afirmou o jogador durante a entrevista coletiva.

Antes do pronunciamento, a expectativa era que o médico da Seleção, José Luiz Runco, esclarecesse a situação. No entanto, a assessoria de imprensa afirmou que a presença do médico não se fazia necessária, uma vez que atleta viajaria com os demais para o duelo contra o México.

"Não tem contusão, é uma dorzinha normal, preocupa, sim, mas estou sendo bem tratado. Foi melhor sair por precaução para garantir presença nos próximos jogos. Senti no momento do chute e depois quando levantei a perna. Sou um jogador que procura ajudar o máximo e vou ficar à disposição até a última hora. A escolha é do Felipão", completou o número 7.

O DIA

Acidente com ônibus da dupla Marcus & Belutti mata baixista

Rafael Sales, baixista de Marcos e Belutti, morreu após acidente com ônibus da dupla
O ônibus da dupla sertaneja Marcos e Belutti sofreu um grave acidente na madrugada deste domingo, após um show realizado em Cáceres, no Mato Grosso. A dupla estava dentro do veículo, mas não sofreu nenhum ferimento grave.

De acordo com uma fonte próxima aos cantores, o motorista perdeu o controle do ônibus, cerca de 30Km do local do show, por conta da forte neblina na região.

No acidente, o baixista Rafael Sales morreu. O músico, amigo de Marcos desde a infância, havia se casado há três meses. O guitarrista Marcos Russo, mais conhecido como Quinho, passou por uma operação na perna na manhã de domingo.

O corpo de Rafael está previsto para chegar em São Paulo às 23h. O ônibus da dupla costuma transportar cerca de 30 pessoas, entre músicos e produção.

O DIA

Black blocks da Suíça picham sede da Fifa em apoio aos protestos no Brasil

A sede da Fifa, em Zurique, foi pichada em protesto contra Copa do Mundo. Cerca de 150 pessoas se reuniram na tarde desse sábado (14) em apoio às manifestações do Brasil contra o evento, e atacaram o local. O grupo usou tinta vermelha para pintar a entrada da sede, de acordo com policiais locais, os autores do ato não foram alcançados.

A manifestação foi pacífica, apesar de ter causado danos à sede da Fifa. De acordo com as autoridades policiais, os manifestantes levavam bandeiras de organizações de juventude de esquerda, e cartazes com os dizeres “Nós amamos o futebol — nós odiamos a FIFA”. Fotos do ato foram divulgadas no jornal sueco 20 Minuten. O periódico também destacou que os manifestantes agiram em apoio aos protestos brasileiros que ocorrem no Brasil desde o ano passado, durante a Copa das Confederações.

Folha Online - Coluna Opiniões

Com gol no último minuto, Suíça vence o Equador na abertura do Grupo E

Suíça e Equador se enfrentaram neste domingo, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Os europeus saíram atrás no placar, mas conseguiram a virada no segundo tempo, Énner Valencia marcou o primeiro para o Equador e Admir Mehmedi deixou tudo igual. Aos 48 minutos do segundo tempo, Seferovic marcou o gol da vitória, 2 a 1, em um jogo em alta velocidade. Ambos os jogadores da seleção europeia saíram do banco.

Uma longa fila de torcedores, na sua maior parte de equatorianos, aguardava a entrada no estádio, minutos antes de a partida começar. Durante a execução dos hinos de cada país, diversos pontos nas arquibancadas estavam vazios e foram preenchidos ao longo do jogo.

O presidente da Fifa Joseph Blatter e o governador do Distrito Federal Agnelo Queiroz estavam presentes na tribuna. O mandatário da Fifa foi muito vaiado quando apareceu no telão.
A revista dos torcedores precisou ser afrouxada pelos agentes de segurança, para que os lugares pudessem ser preenchidos antes de a bola rolar. Mesmo assim, houve lentidão na entrada de quem foi ao estádio para assistir ao jogo.

Na próxima rodada a Suíça enfrenta a França, na Fonte Nova, em Salvador, no dia 20. No mesmo dia, o Equador encara Honduras, na Arena da Baixada, em Curitiba.

O Jogo
O Equador começou a partida em alta velocidade pelas laterais, com Ayovi e Énner Valencia. Mas a agilidade dos sul-americanos atrapalhava na hora de acertar o último passe, antes de concluir para o gol. A Suíça tentava segurar o ímpeto dos equatorianos. Os europeus exploravam os espaços deixados na defesa equatoriana para contra-atacar.

A primeira defesa do goleiro equatoriano foi aos 15 minutos de jogo, em um chute de canhota do meia atacante da Suíça Shaqiri, que arriscou de fora da área. Mas a batida saiu sem grandes problemas, no meio do gol. Minutos depois a Suíça tentou de novo de fora da área. Desta vez o lateral Ricardo Rodriguez bateu firmemente, obrigando o goleiro Domínguez a jogar para escanteio.
A Suíça levava mais perigo, mas foi o Equador que abriu o placar no Mané Garrincha. Aos 21 minutos da primeira etapa, Walter Ayoví cobrou falta pela esquerda e achou Énner Valencia, livre dentro da área, para marcar de cabeça, sem chances para o goleiro Diego Benaglio: 1 a 0 Equador.

Mesmo com mais posse de bola, a Suíça arriscava sempre de fora da área, alternando boas e más tentativas. O meia do Bayern de Munique, Xherdan Shaqiri, era a principal peça de ataque dos suíços. Nesta altura da partida, o goleiro Domínguez era o responsável por parar o ímpeto dos rivais no ataque, mesmo dando sustos na torcida equatoriana.

Na volta do segundo tempo, Ottmar Hitzfeld promoveu uma mudança na seleção da Suíça. Saiu Stocker e entrou Mehmedi. E logo primeiro toque do atacante na bola, o gol de empate. No escanteio cobrado na área, o goleiro do Equador não saiu e deixou Mehmedi subir sozinho para empatar a partida, aos dois minutos da segunda etapa.

Depois do empate, o Equador acordou na partida. Aos 13 minutos, Énner Valencia fez boa jogada pela esquerda e cortou para o meio da área para bater, a bola passou perto do ângulo esquerdo do goleiro Benaglio, que só ficou olhando.

O jogo ficou preso no meio campo, com raras subidas dos times ao ataque. Quando chegavam, as jogadas paravam na zaga ou os jogadores pecavam no último passe. Jefferson Montero criou boas oportunidades no ataque do Equador. Em um contra-ataque em velocidade, Shaqiri invadiu a área e bateu com firmeza. A bola foi ficou na rede, pelo lado de fora.

Faltando 15 minutos para o fim do jogo, as equipes exploravam as jogas aéreas. Em um contra-ataque perigoso do Equador, Ayoví lançou a bola para Énner Valencia que foi puxado por Johan Djourou, que foi punido pelo juiz com cartão amarelo.
No último minuto da partida, aos 48, Arroyo perdeu a bola dentro da área da Suíça. No contra-ataque, Ricardo Rodriguez achou Seferovic na grande área. O jogador suíço se antecipa no cruzamento e manda para a rede. 2 a 1, e a Suíça vence o Equador na quinta virada, em nove jogos, da Copa do Mundo no Brasil.

Ficha Técnica
Estádio: Estádio Nacional Mané Garrincha (Brasília)
Público presente: 68.351 torcedores
Árbitro: Ravshan Irmatov (Uzbequistão)
Gols: Énner Valencia (21' 1ºT), Admir Mehmedi (2' 2ºT), Seferovic (48' do 2ºT)
Cartão Amarelo: Juan Paredes (07' do 2ºT) e Johan Djourou (39' do 2ºT)
Cartão Vermelho: nenhum.

Suíça: Diego Benaglio; Stephan Lichtsteiner, Johan Djourou, Steve Von Bergen, Ricardo Rodriguez; Valon Behrami, Gokhan Inler, Xherdan Shaqiri, Granit Xhaka; Valentin Stocker (Admir Mehmedi, no intervalo) e Josip Drmic (Seferovic, 29' do 2ºT). Treinador Ottmar Hitzfeld.
Equador: Alexander Domínguez; Juan Paredes, Jorge Guagua, Fricson Erazo, Walter Ayoví; Cristian Noboa, Carlos Gruezo, Antonio Valencia, Jefferson Montero (Joao Rojas, aos 30' do 2ºT); Énner Valencia e Felipe Caicedo (Arroyo, aos 25' do 2ºT). Treinador Reinaldo Rueda.

O DIA

Dilma é xingada no Mineirão e cai em pesquisa; Lula ataca e prevê violência

O presidente da FIFA, a presidente do Brasil e sua filha
Após ter dividido opiniões e mergulhado o país em polêmica, desde o Brasil 3 a 1 Croácia que abriu a Copa do Mundo na última quinta (12), no Itaquerão, o coro “Ei, Dilma, vai tomar no c(…)!” da torcida brasileira não está mais restrito a São Paulo, nem à necessidade da presença física da presidente da República. Neste sábado (14), o coro foi novamente entoado pela torcida brasileira presente ao jogo Colômbia 3 x 1 Grécia, válido pela primeira rodada do Grupo C, no Mineirão, em Belo Horizonte (MG), reduto eleitoral do senador Aécio Neves (PSDB), principal concorrente da oposição à corrida presidencial. Embora seja mineira nascida e criada na capital, em família de classe média alta, Dilma Rousseff fez carreira política no Rio Grande do Sul.

Distante da sua cidade natal, Dilma no sábado estava em Recife, reduto de outro adversário em sua disputa à reeleição, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). O compromisso da presidente não foi assistir ao outro jogo da rodada no Grupo C, Costa do Marfim 2 x 1 Japão, realizado na Arena Pernambuco, mas participar de encontro com o ex-presidente Lula (PT). Na tentativa de defender sua afilhada política dos ataques sofridos na Copa do Mundo que ambos tanto trabalharam para trazer ao Brasil, Lula deu ainda mais ênfase ao discurso do medo, do qual o PT foi vítima no passado, mas passou a adotar para tentar conter a tendência de queda de Dilma, que votou a cair em nova pesquisa Sensus também divulgada ontem: de 34% (em abril) para 32,2%, enquanto Aécio subiu de 19,9% para 21,5% nas intenções de voto.
Os péssimos números do PIB e da economia do governo Dilma, contando com a projeção de 2014, podem ser vistos acoma. Será o pior desempenho do PIB de um governante desde o Plano Real, muito abaixo do mundo, das Américas e dos emergentes.
Acuado por ver sua candidata a presidente em queda e xingada publicamente pela população, sendo alvo dos protestos contra a Copa, graves denúncias de corrupção na Petrobras e ostentando um péssimo desempenho na condução da economia do país, enquanto dentro do próprio PT ainda há quem queira que ele mesmo assuma mais uma vez o risco pessoal e político da candidatura, o ex-presidente abandonou o estilo “Lulinha Paz e Amor” que levou o PT ao poder, para disparar sua metralhadora giratória contra as “elites” e a imprensa, chegando a prever violência na campanha:
Em Recife, para fazer política na terra de Eduardo Campos, em dia de jogo de Copa, Lula atacou para tentar defender Dilma e previu violência na campanha presidencial
— Nós estamos com um problema sério neste país, Dilminha. Esta campanha está correndo o risco de ser uma campanha violenta, em que a elite brasileira está conseguindo fazer o que nós nunca conseguimos, que é despertar o ódio entre as classes. Está conseguindo fazer com que o ódio tome conta da campanha neste ano, e não medirá esforços para a quantidade de mentiras e preconceitos que vão contar contra a senhora.[Os xingamentos são] uma falta de respeito, uma cretinice fomentada por uma parte da imprensa brasileira que, agora, está falando que não é para fazer assim, que não era para ter palavrão.

Folha Online - Coluna Opiniões

sábado, 14 de junho de 2014

Governador Pezão anuncia Projeto Orla para São Francisco

O Governador Luiz Fernando Pezão anunciou na tarde desta sexta-feira (06) que foi publicado, no Diário Oficial do Estado, o extrato de convênio com o município de São Francisco de Itabapoana no valor de R$ 6,5 milhões que prevê a construção do Projeto Orla na praia de Santa Clara. O anúncio foi feito durante a solenidade de lançamento da obra de construção da ponte que vai ligar São Francisco de Itabapoana a São João da Barra. O convênio faz parte do Programa Somando Forças e tem contrapartida do município.

O Projeto Orla foi uma reivindicação do próprio prefeito Pedrinho Cherene que também esteve presente à solenidade. Em janeiro deste ano, o então vice governador Pezão, já havia assinado um Protocolo de Intenções com o município, atendendo a um pedido do prefeito. 

“Foi realmente um elemento surpresa. Não esperávamos este anúncio aqui hoje. Principalmente num dia tão especial e histórico como este em que estamos celebrando o lançamento da ponte interligando os municípios de São Francisco e São João da Barra. Quando a ponte ficar pronta também estaremos prontos para receber nossos turistas com uma orla totalmente revitalizada”, comemorou Pedrinho Cherene.

Projeto Orla
O projeto prevê a construção de 10 quiosques numa extensão de 1,2 quilômetros da Praia de Santa Clara.

O trecho que será contemplado é da rua Cajabami até a rua Santa Clara. Do total de 10 quiosques, cinco são de destinação comercial. Os outros cinco serão destinados ao uso administrativo e coletivo, tais como, ponto de informação turística, apoio aos salva vidas, complexo de banheiros, posto de policiamento e Projeto Tamar. 
O projeto prevê ainda um calçadão em pedra portuguesa, ciclovia, academia ao ar livre, Playground, 3 rampas de acessibilidade para o mar e concha acústica. Também vai contar com deques de madeira no entorno e um prédio especialmente para Feira de Artesanato. Outro detalhe é que o sistema de iluminação vai ser instalado de modo que não provoque impacto ambiental já que a região é área de desova de tartaruga. 

O projeto inclusive depende de licenças ambientais e poderá sofrer alterações. 
Ascom - PMSFI
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...