O verão chegou oficialmente nesta sexta-feira (21) e as temperaturas já estão bem altas. E o clima deve esquentar ainda mais, os meses de janeiro e fevereiro.
Segundo o técnico em meteorologia, Carlos Augusto Souto de Alencar, os termômetros podem chegar a marcar 35º C, durante os horários de picos, que se concentram no início da tarde e a sensação térmica pode ser até 40º C.
“Durante a parte da manhã a temperatura não deve passar de 29 graus, mas na hora do almoço e início da tarde, o calor vai ser muito forte, e a previsão é de que na média geral os termômetros marquem até 35 graus”, relatou.
Outro fato ressaltado pelo técnico é que com as altas temperaturas, as chuvas também vão vir com força. “Com o clima quente e a umidade alta, não tem como não chover. E isso vai acontecer com frequência e a chuva vem em pancadas fortes, geralmente no fim de tarde”, conta.
O técnico explica que a alta umidade e o calor forte, provoca uma baixa pressão, e isso causa chuva forte e ventos de alta velocidade. “A baixa pressão ocasionada pelo calor e pela umidade pode provocar temporais e com isso vêm os alagamentos”, relata.
Ainda segundo Carlos, as chuvas devem acontecer durante todo o verão, e neste ano não devem ocorrer períodos de seca como em 2012.
As cidades localizadas na região serrana, como Friburgo, Petrópolis e Teresópolis vão sofrer mais com os temporais.
Ururau
Nenhum comentário:
Postar um comentário