As exportações da indústria fluminense, de janeiro a agosto desse ano, já superaram o total de 2010, segundo dados do Boletim Rio Exporta, da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). No acumulado até agosto, já foram exportados mais de US$ 20,1 bilhões, garantindo mais um recorde para o Estado.
O crescimento das exportações em 2011, se comparado o mesmo período acumulado do ano passado, foi de 67%. Dessa forma, em apenas oito meses, as vendas externas fluminenses já igualaram o acumulado em 12 meses de 2010. O crescimento representa quase o dobro da média nacional, que teve 32% de aumento.
Os dados do estudo da Firjan mostram que, apesar de o petróleo continuar como carro-chefe, a indústria da transformação tem sido o motor das exportações fluminenses nesse ano, com um crescimento de 140% das vendas para o exterior de produtos industrializados. Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviço, Júlio Bueno, o crescimento revela que o planejamento econômico do Rio de Janeiro vem sendo cumprido com sucesso.
- O resultado mostra que estamos cumprindo uma etapa importante da estratégia traçada para o desenvolvimento do estado. Garantimos, dessa forma, a qualificação do nosso setor industrial - disse o secretário.
Em agosto, as exportações fluminense dobraram em relação ao mesmo mês do ano passado, com crescimento de todos os principais segmentos industriais exportadores do estado. A forte expansão da indústria extrativa, em decorrência do aumento da cotação internacional do barril e da maior quantidade vendida, representou 70% do total exportado.
Fonte: www.rj.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário