Durante a solenidade de premiação, a prefeita Rosinha Garotinho anunciou que Valmique irá com custas pagas pelo município, conhecer a Nasa, já no final deste ano, acompanhado da mãe e da professora, além de ter seu livro de poesias publicado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, com lançamento em sua escola, a Getúlio Vargas, onde cursa o 9º ano do ensino fundamental. Ele ainda terá espaço exclusivo na Bienal 2014, em Campos, com tarde de autógrafos. O terceiro prêmio foi um tablet, também dado a sua professora, Sílvia Helena Ribeiro Neto Pessanha.
Apesar de muito jovem, Valmique iniciou seus agradecimentos dedicando o momento vivido em especial a Deus e a sua família, estendendo aos professores, ao município e aos colegas de escola, que encheram o auditório da Prefeitura, ele mandou um recado: “Acreditem”. Sobre a viagem declarou: “Será a realização de um sonho, porque sempre tive vontade de conhecer a Nasa e ver de perto o ambiente dos astronautas. Espero que o meu livro ajude as pessoas a refletir sobre o amor de Deus”.
Participaram da solenidade que teve início com os hinos nacional e municipal, além da Rosinha Garotinho, o líder do governo na Câmara Municipal, o vereador Paulo Hirano; o secretário de Relações Institucionais. Francisco de Assis Pessanha; a de Educação, Marinéia Abude, além da professora Sílvia Helena Ribeiro Neto Pessanha e o diretor da Escola, Júlio César da Paixão Barreto.
“Não devemos deixar de aproveitar a oportunidade que a vida nos oferece. Apareceu a chance na vida do Valmique e ele soube agarrar. Quero parabenizá-lo por isso. O mérito deve ser dividido com a professora Sílvia Helena, que sabe aplicar a motivação que cada um de nós tem, para despertar a motivação no seu próximo. Você, Sílvia, como professora, foi especial na vida de muita gente, e especialmente na vida de Valmique. O saber e o conhecimento são algo que ninguém pode tirar da gente e a leitura ajuda a desenvolver o raciocínio lógico e termos visão ampla do que precisamos para viver melhor”, declarou a prefeita Rosinha Garotinho.
A secretária de Educação, Cultura e Esportes, Marinéia Abude, declarou emocionada. “Sei como é difícil seduzir o aluno para a literatura e a pesquisa, mas quando o professor ama a profissão, sabe motivar o aluno ao aprendizado. A escola pública é de crescimento. Escrever é exercício”.
Confira a poesia premiada:
COMO IAPETUS, EU SOU PARA VOCÊ
Eu tenho um passado
Que é como uma cadeia de montanhas
maior que o Everest
E é impossível alguém descobrir o topo
Mas o meu lado sentimental
estava sempre voltado para você.
Algo muito intrigante sobre mim
É que minha metade
É coberta por uma substância brilhosa
Que eu revelo hoje o porquê
É que o lado voltado para você
Estará sempre brilhante de felicidade
Porque está sempre comigo
Mas eu tenho uma metade escura
Que não irá descobrir
Ururau
Nenhum comentário:
Postar um comentário