O curso teve duração de 20h e foi ministrado pelo técnico da FIPERJ Diego Ribeiro. O objetivo foi orientar a aplicação de novas alternativas para a diversificação do pescado como aproveitamento do produto de baixo valor comercial, além da redução de desperdícios.
A cerimônia de encerramento contou com a participação do vice-prefeito, Amaro Barros, da chefe do gabinete, Silvana Sales, da secretaria de Promoção Social, Dayse Teixeira, do secretário de Agricultura, Edmar Henriques e do Chefe do Escritório Regional da FIPERJ, Luis Bernabé.
O curso teve início na última terça-feira abordando toda a parte teórica da área. No dia seguinte os alunos aprenderam a modelagem dos produtos derivados de carne de pescado. Na quinta-feira os alunos apresentaram os produtos prontos para consumo e ao final todos puderam degustar a linguiça de peixe, fishburguer (carne de peixe tipo hambúrguer), quibe e almôndegas.
Segundo o chefe regional da FIPERJ a parceria é fruto de uma reunião que aconteceu recentemente com o prefeito Pedrinho Cherene, na qual o representante do órgão executivo salientou a necessidade de oferta de capacitação para a comunidade pesqueira como forma de ampliar oportunidades de renda.
Durante a cerimônia de encerramento foi ressaltado, ainda, que haverá a possibilidade do curso ter prosseguimento no município. Para isso serão formados agentes multiplicadores que levarão também os conhecimentos adquiridos no curso para a comunidade pesqueira.
O secretário de Agricultura destacou que o curso, além de qualificação, irá proporcionar uma renda mensal, na intenção de melhorar a qualidade de vida e ampliação de oportunidades, já que a temporada de verão se aproxima.
Ascom - PMSFI
Nenhum comentário:
Postar um comentário