A cobertura dos guarda-vidas se divide em vários pontos. São cinco em Gargaú, quinze em Santa Clara, dois em Sonhos, três em Sossego, sete em Guaxindiba, quatro em Lagoa Doce, um em Manguinhos e nove em Barra do Itabapoana. Os profissionais estão identificados com uniformes e sombreiros. Os guardas também contam com uma equipe de instrutores e coordenadores, duas viaturas e um barco.
Para atuarem como guarda-vidas, os profissionais passaram por um intenso treinamento desde dezembro. A capacitação foi ministrada pelo Coronel José Amilton Barreto da Silva e mais três graduados do Corpo de Bombeiros de Campos dos Goytacazes. Segundo o Cel. Amilton, a prefeitura adquiriu equipamentos de ponta para o treinamento dos guarda-vidas. "Foram feitos simulados tanto em terra quanto no mar. Eles utilizaram 20 bóias rescue tube, um dos acessórios mais modernos do país para salvamentos; 15 bóias rescue team (torpedinho), além de apitos e sistemas de sinalização com placas e bandeirolas", disse o Coronel.
O Coronel garante que cerca de 80% da orla está coberta. "Em gargaú, por exemplo, lagoas e rios estão com cordas e boias brancas limitando a profundidade da área de banho", afirma.
Amilton dá algumas orientações e pede a compreensão da população. "Com a chegada do verão dobra o número de pessoas no litoral e os riscos de afogamento também aumentam nessa época do ano. A prefeitura está oferecendo segurança, mas cabe a cada um fazer a sua parte, pois tudo ainda é pouco com a falta de prevenção", sinalizou o coronel.
- Seguem algumas dicas:
1- Os banhistas devem entrar no mar com guarda-vidas por perto;
2- As orientações dos guarda-vidas devem ser respeitadas e obedecidas;
3-Evite tomar banho de mar se consumir comida pesada e ingerir bebida alcoólica;
4-Os banhistas devem evitar cenas de exibicionismo e não entrarem numa profundidade que ultrapasse a região do tórax;
5-Respeito às sinalizações;
6-Maior cuidado e atenção com as crianças.
Ascom - São Francisco
Nenhum comentário:
Postar um comentário