Em Campos, a atenção será voltada principalmente para a praia do Farol de São Thomé, que espera receber cerca de 50 mil pessoas por noite e movimentar a economia, por meio do comércio e, ainda, hotéis e pousadas, muitos deles já lotados para o período.
A diretora de Turismo da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Petróleo de Campos, Ana Néri Alvarenga, informa que milhares de pessoas vêm buscando a praia do Farol de São Thomé como opção de turismo e entretenimento. Segundo ela, a expectativa para a temporada deste ano é muito positiva. “Verões curtos são sinônimo de sucesso. Além disso, muitas pessoas de fora estão no Farol a trabalho, em consequência dos empreendimentos do Porto do Açu e de Farol-Barra do Furado, e aproveitam os dias de folga para desfrutar da programação da praia campista. Com base neste conjunto de fatores, a expectativa é de que o movimento deste ano supere o do ano passado”, finaliza.
Este ano, em Macaé, o Carnaval acontecerá dentro do calendário tradicional, de 9 a 12 de fevereiro, e as expectativas do governo municipal para as comemorações não poderiam ser melhores. Na hotelaria, os estabelecimentos da orla da praia dos Cavaleiros já contam com 100% de ocupação para o período. Este indicador, somado à movimentação de bares, restaurantes e comércio em geral, deve gerar um aumento de 30% a 40% do volume de vendas e prestação de serviços, se comparado ao mesmo período do ano passado.
Já em São Francisco, as atenções estarão voltadas para as três principais praias — Santa Clara, Guaxindiba e Gargaú — com atrações que deverão atrair 15% a mais de turistas, comparando com o mesmo período do ano passado.
Quanto a São João da Barra, que tem Carnaval nas praias e na sede do município, até o fechamento desta edição, a assessoria de Comunicação não havia enviado os dados.
Estado aposta na diversificação econômica
O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno, diz que todo o estado do Rio de Janeiro está empenhado em proporcionar um Carnaval baseado na diversificação econômica de cada região.
Superintendente da secretaria e autor do estudo “Cadeia Produtiva da Economia do Carnaval”, Luiz Carlos Prestes Filho lembra que os festejos geram mais de 250 mil novos postos de trabalho, o que, financeiramente, corresponde a 30% do esperado em movimentação financeira.
Prestes destaca que, de acordo com seu estudo, 89% do montante movimentado no período são fomentados por atividades de turistas e foliões cariocas — que incluem transportes, alimentação e bebidas, eventos e compras, e alojamento.
Folha Online
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