Ralph Napierski (à esquerda) com o cardeal italiano Sergio Sebiastiana: impostor conseguiu enganar seguranças por alguns momentos |
O impostor foi identificado pelo jornal italiano “La Stampa” como Ralph Napierski, um hacker australiano fundador de uma fictícia congregação religiosa que se denomina Corpus Dei. Outras fontes indicavam que seria italiano. A congregação, em seu site, se diz uma ordem católica e tem uma página de vídeos onde ensina técnicas de meditação cristã e a yoga de Jesus.
Antes de a farsa ser descoberta, Napierski contou aos jornalistas que seu nome era Basilius e que era membro da Igreja Ortodoxa Italiana, que não existe. Ele criticou os bispos católicos por terem acobertado os padres acusados de pedofilia e durante o pouco tempo em que durou a encenação, aproveitou para tirar fotos com os cardeais, como o italiano Sergio Sebiastiana, que parece não ter percebido a farsa, apesar do chapéu fora do padrão usado pelo falso religioso.O impostor foi identificado pelo jornal italiano “La Stampa” como Ralph Napierski, um hacker australiano fundador de uma fictícia congregação religiosa que se denomina Corpus Dei. Outras fontes indicavam que seria italiano. A congregação, em seu site, se diz uma ordem católica e tem uma página de vídeos onde ensina técnicas de meditação cristã e a yoga de Jesus.
Leia também: Cardeais iniciam reuniões pré-conclave no Vaticano
Nesta segunda-feira, os cardeais presentes na primeira reunião pré-conclave decidiram enviar uma mensagem ao Papa Emérito Bento XVI. A proposta foi feita pelo decano Angelo Sodano, que preside a congregação geral, e aprovada pelos demais religiosos, informou o porta-voz Federico Lombardi. Segundo a Santa Sé, 103 dos 115 cardeais necessários para o início das votações já chegaram ao Vaticano. Faltam 12 religiosos para que seja possível marcar a data do início da eleição do próximo Papa católico.
No encontro, que começou um pouco depois do horário programado, às 9h30m (5h30m no horário de Brasília), prevaleceu o clima de serenidade. A primeira reunião acontece quatro dias depois da Igreja ter entrado no período de Sé Vacante. Segundo o cardeal decano, Angelo Sodano, a data do início do conclave só será definida quando todos os eleitores estiverem presentes.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/topico-papa/falso-bispo-tenta-se-infiltrar-na-reuniao-dos-cardeais-7738499#ixzz2MbgRUnQp
Nenhum comentário:
Postar um comentário