Um lixão na localidade de Alegria dos Anjos, zona rural de São Francisco, coloca em risco a saúde dos moradores que, na manhã de quinta-feira(19), realizaram manifestação pacífica na estrada vicinal de acesso ao lixão. Eles reclamam ainda da forma de como os detritos são transportados – em caminhões com caçambas abertas e descobertas – facilitando a saída do lixo durante o trajeto. Na quinta(20), através de uma corrente humana, os residentes impediram a passagem de dois caminhões. A PM esteve no local para conter os ânimos e nenhum incidente foi registrado.
Segundo o produtor rural Cássio Póvoa, 31 anos, o prefeito Beto Azevedo, durante campanha eleitoral, disse que iria acabar com o lixão. “Mas este é o quarto e último ano do governo dele e nenhum providência foi tomada. O secretário de Meio Ambiente, Roberto Vinagre, esteve aqui e garantiu acabar com este lixão em 30 dias, além de reflorestar o local e limpar a estrada que pasa pela comunidade. Assim esperamos”.
Nascente
O comerciante José Maurício Azeredo da Silva, 42, relatou que o lixão foi construído em um local onde há uma nascente de água que abastece várias localidades e chega a Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (EEEG). “Tenho um pesque pague e só prejuízo, porque a água já não tem mais qualidade”, relatou.
De acordo com Gualberto Póvoa, 33, em 2004 a prefeitura implantou um projeto de uma Usina de Reciclagem de lixo na Fazenda Cobiça, próximo a localidade de Vilão, com a autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis (Ibama). “Só que este projeto foi embargado pelo Inea que exigiu que todo esse lixo acumulado fosse retirado, pois estava próximo a EEEG. E cumprindo uma determinação do Inea, a prefeitura começou a retirar o lixo em caminhões caçamba que acaba caindo durante o trajeto e se espalhando pela comunidade”, relatou.
Prefeitura afirma que problema será resolvido nos próximos dias
A assessoria de comunicação da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana informou que o secretário de Obras, Fauazi Cherene, esteve no local e disse que o problema não vai persistir por muito tempo e que será resolvido nos próximos dias. Quanto ao lixão, a assessoria esclareceu que o município está elaborando um novo projeto para destinação do lixo urbano.
O Diário / Fotos: Daniel Junqueira
Nenhum comentário:
Postar um comentário