O Facebook ultrapassou o Orkut em dezembro e tornou-se a rede social mais acessada do Brasil, anunciou nesta terça-feira a firma de pesquisas comScore. A rede social de Mark Zuckerberg praticamente triplicou o seu número de acessos no país em um ano, atingindo 36 milhões de visitantes únicos em dezembro de 2011, cerca de 1,5 milhão mais que o Orkut, que cresceu apenas 5% no ano.
"A rápida ascensão do Facebook no mercado brasileiro foi certamente uma das trajetórias mais interessantes de 2011", disse Alex Banks, diretor da comScore para o Brasil. "O Brasil sempre foi um mercado particularmente social, com o quinto maior contingente de usuários de redes sociais do mundo. Mas, apesar da afinidade dos brasileiros com as redes, o Facebook não emplacava no país. Isso mudou no ano passado.”
Segundo a comScore, o Brasil integrava o seleto grupo de sete países onde o Facebook ainda não detinha a liderança do mercado de redes sociais. Com a ultrapassagem do Facebook sobre o Orkut por aqui, agora só restam China, Japão, Coreia do Sul, Vietnã, Polônia e Rússia para que o site de Zuckerberg domine o mundo - embora seja duríssima a missão na China e no Vietnã, países que bloqueiam o acesso à rede.
Vostu e Tumblr foram os que mais cresceram
Em termos de audiência, depois de Facebook e Orkut no ranking brasileiro vêm Windows Live Profile (atrelado ao MSN, com 13,3 milhões de visitantes únicos e que cresceu 13% no ano) e o Twitter (12,4 milhões e expansão de 40%).
O ano também foi próspero para duas outras plataformas, que chegaram a crescer proporcionalmente mais que o Facebook, embora partindo de uma base bem menor. A rede brasileira Vostu, que oferece games como MegaCity e Colheita Feliz em redes sociais e no seu próprio site, cresceu 338% em 2011, chegando a dezembro com 4,3 milhões de visitantes únicos. O Tumblr, o misto de blog com rede social, registrou expansão de 206%, atingindo 4 milhões de usuários.
Nas contas da comScore, a Google+, lançada no meio do ano, fechou 2011 com 4,3 milhões de visitantes no Brasil e figura na sexta posição. A rede de contatos corporativos Linkedin tinha no último mês do ano audiência de 3,1 milhões, a oitava maior desse mercado no país. Como a consultoria não tem dados sobre esses dois sites referentes a 2010, ela não informou quanto cresceram no ano passado.
Para elaborar seu ranking, a comScore contabiliza os acesso de internautas com mais de seis anos de idade que acessam a internet fixa em casa ou no trabalho. A navegação feita por meio de celulares, tablets e em lan houses não é levada em conta.
.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/tecnologia/facebook-passa-orkut-torna-se-rede-mais-acessada-do-brasil-3696762#ixzz1jod7nJIz
Nenhum comentário:
Postar um comentário