sexta-feira, 23 de novembro de 2012

7ª Bienal do Livro é aberta no Cepop


A noite desta sexta-feira (23) foi marcada com muita cultura e música nordestina na abertura da 7ª Bienal do Livro de Campos – A Leitura que muda o mundo, no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop).  No local, centenas de pessoas puderam viajar pelas inúmeras obras literárias expostas nos 53 estandes presentes no evento.  Além dos livros, a grande atração da noite, a cantora paraibana Elba Ramalho, emocionou o público ao relembrar o “Rei do baião” e um dos homenageados nesta edição da feira, o saudoso Luiz Gonzaga, que completa o centenário de nascimento em 13 de dezembro.
A prefeita Rosinha Garotinho e o secretário municipal de Cultura deram boas vindas ao público que compareceu a feira literária. “Serão 10 dias de evento. Momento este para respirar a boa cultura presente aqui no município de Campos. A Bienal é um marco e um diferencial importantíssimos para a cultura de nossa cidade. Os livros nos trazem a memória, histórias que não podemos deixar de ler”, ressaltou a prefeita Rosinha Garotinho.
Durante o debate, “Viva Gonzaga! Homenagem a Luiz Gonzaga”, em um dos locais do evento, a Arena Jovem, o público pôde passear pela vida e obra do cantor e compositor pernambucano. Além de Elba, os músicos Rildo da Hora e Daniel Gonzaga, neto de Luiz Gonzaga e filho de Gonzaguinha, também participaram do encontro.
Mais quem esteve presente durante a abertura da feira, também pôde conferir as grandes novidades, como Best Sellers, romances, ficção, entre outras obras. As promoções lideraram as vendas durante esse primeiro dia de evento.

Apaixonadas por livros, as estudantes Yanca Moté, 14 anos, Vitória Capaverde, Vitória Cardoso e Yohana Pessanha ambas de 16, contaram como foram seus passeios durante as grandes novidades da feira.

“Estamos adorando tudo aqui. Os estandes estão bem interessantes e com muitas novidades literárias. A gente vai aproveitar para comprar, entre outros exemplares, livros que estudamos na escola para aprimorar nossos conhecimentos”, comentaram as adolescentes.
Para o chefe de livros da mais antiga livraria do Brasil, a Ao Livro verde, Carlos Américo Machado Franco, a expectativa são as melhores possíveis. 
“Estamos aqui representando a livraria que tem 168 anos de existência, e isso já é um marco para a história de qualquer Bienal. Como nas outras edições, esperamos que este ano o público compareça ao nosso estande e possa nos prestigiar”, comentou Carlos Américo acrescentando que os Best Sellers são os livros mais procurados.

A noite desta sexta também foi marcada com a presença ilustre do escritor argentino, Alberto Manguel, que ministrou a palestra “A leitura como patrimônio pessoal na era das virtualidades”. E para encerrar com chave de ouro, a cantora Elba Ramalho cantou seus grandes sucessos para milhares de pessoas no maior palco da América Latina.
Além da prefeita Rosinha Garotinho, do secretário de Cultura, Orávio de Campos e da cantora Elba Ramalho, também estiveram presentes durante a solenidade de abertura da feira literária, autoridades públicas; a deputada estadual Clarissa Garotinho; Grupo Forró Didoido, representando a música nordestina através de canções do rei do baião, Luiz Gonzaga, entre outros nomes.

Leia também: Maiores livrarias e editoras estarão presentes na 7ª Bienal do Livro

A 7ª Bienal do Livro se estenderá até o dia dois de dezembro e contará com as presenças de grandes nomes da literatura, música e televisão brasileira. Este ano, a feira estará homenageando, além de Luiz Gonzaga, o escritor baiano Jorge Amado, o geólogo e geógrafo campista Alberto Lamego, e o jornalista e escritor Osório Peixoto.
Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...