Hoje (21) é o dia Mundial da Televisão, um veículo de comunicação muito presente na vida das pessoas.
A televisão foi uma invenção de vários cientistas e curiosos que juntando conhecimento e testes foram evoluindo para sua criação.
Atualmente o que mais se discute além dos desafios da tecnologia é o conteúdo que a programação da TV oferece aos telespectadores e o seu futuro diante da grande rede, a internet.
Segundo o professor de jornalismo, Robson Bastos, da Universidade de Taubaté (UNITAU) o conteúdo da TV hoje é um show de atrações em competição com a internet.
“Hoje a TV quer competir com a internet, por isso, muitos programas estão virando puro show. porém, existe conteúdo. Mas o público precisa pesquisar”, analisa.
Mundialmente falando em televisão, os conteúdos de programação variam entre os países, mas ainda assim são parecidos.
“Como em todos os países existem boas e más programações. Acho positivo fora do Brasil, os canais de documentários ou telejornais que servem para analisar e comparar a nossa cultura com a deles”, compara.
A internet vem conquistando cada vez mais usuário e com isso os canais de televisão precisam adaptar seus conteúdos para o mundo digital e alcançar esse público que deixa de assistir televisão para acompanhar o que está disponível na rede mundial de computadores.
Para o professor de jornalismo a internet só vem ganhando espaço, mas a televisão pode utilizar essa outra mídia e continuar com seu espaço.
“Estamos passando hoje por mudanças em todas as mídias, a TV não é exceção. A internet está engolindo tudo e a TV pode ganhar com isso se souber fazer bom uso e se os profissionais compreenderem o seu papel”, destaca.
Para o futuro a descoberta e a exploração da tecnologia possibilitarão novidades o telespectador, internauta, leitor, ouvinte, enfim o consumidor de informação e entretenimento tenha também seu espaço de interação, opinião e liberdade de escolha, Robson Bastos acredita que a televisão será mais segmentada.
“A expectativa é que a televisão seja mais interativa e bastante segmentada, mais do que ocorre hoje. A tendência será o público fazer a sua programação com horários personalizados e programação direcionada para sua escolha”, acredita.
A12.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário