quarta-feira, 9 de abril de 2014

Secretaria Municipal de Saúde promove ação para celebrar Dia Mundial da Saúde

Celebrando o dia mundial da Saúde, comemorado no último dia 7, a manhã desta quarta-feira (09) foi dedicada aos cuidados com a saúde em São Francisco de Itabapoana. Uma equipe da secretaria de Saúde ofereceu serviços e orientações sobre este assunto. O vice-prefeito Amaro Barros esteve presente durante todo o evento, além de alguns vereadores.

Uma tenda foi montada na Praça São Francisco de Paula e a partir das 7h, os homens acima de 40 anos puderam realizar o PSA - exame de sangue que detecta possíveis problemas na próstata.

O salão paroquial, da Paróquia São Francisco de Paula, ficou lotado para receber a palestra da enfermeira da área oncológica, Virgínia Corrêa, que falou sobre formas de se evitar o aparecimento de diversos tipos de câncer. Em suma, ela enumerou o álcool, o tabagismo e a má alimentação como os principais causadores da doença.

"- A prevenção continua sendo a maior arma contra as doenças, principalmente o câncer. Esta enfermidade é a 3ª que mais mata atualmente. Cuidar da saúde é um fator importantíssimo para evitar problemas futuros," informou a enfermeira Virgínia.
O evento foi composto por vários stands com orientações sobre a saúde do homem, cuidados com picadas de animais peçonhentos, sintomas da meningite, como evitar a tuberculose, a hanseníase, entre outros.

Uma pirâmide alimentar foi montada no local para informar sobre os alimentos que precisam ser consumidos em maior escala e com este mesmo intuito frutas como banana e maça foram distribuídas para os participantes.
A INB (Indústrias Nucleares do Brasil) atuou como parceira e na oportunidade esclareceu dúvidas sobre a taxa de exposição radiológica, EPI (equipamento de Proteção Individual) e outras questões relacionadas à saúde do trabalhador.

A secretaria de Promoção Social teve um papel importante elucidando questões sobre o trabalho infantil e as formas de violência contra crianças e adolescentes.

Havia ainda no local, um ônibus para prestação de atendimento odontológico. Na saída, os participantes recebiam um kit com escova dental e pasta de dente. Outro ônibus realizou a vacinação e o teste de HIV e das hepatites B e C com resultado saindo na hora. Todos que fizeram estes exames receberam uma necessaire do programa DST/AIDS com material de higiene pessoal e preservativo.

O vice-prefeito Amaro Barros falou sobre a iniciativa. "É muito válido termos encontros como este cujo objetivo é esclarecer dúvidas. É preciso conhecer para saber como evitar," ponderou.
Os participantes também puderam se divertir com as piadas de Lindroso do recife e ainda aferir a pressão arterial e fazer teste de glicemia. Ao final teve sorteio de brindes.

Ascom - PMSFI / Fotos: Ascom da PMSFI / Blog ShowFrancisco 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...