quarta-feira, 2 de abril de 2014

Vaticano adia canonização de São José de Anchieta para amanhã

A canonização do beato José de Anchieta, o Padre Anchieta, marcada para esta quarta-feira, foi adiada segundo a Rádio Vaticano, veículo oficial da Santa Sé. A informação foi confirmada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), porém o motivo do cancelamento não foi divulgado.

O Vaticano também informou que o Papa Francisco deve assinar os papéis nesta quinta-feira durante uma audiência com o Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, Angelo Amato.

Estado do Rio tem cinco na fila da santificação
Mesmo com nacionalidade espanhola, José de Anchieta será classificado como o terceiro santo brasileiro, atrás de Frei Galvão e Madre Paulina. “Dizemos que ele foi um brasileiro naturalizado”, brinca o padre Ramon Nascimento. De acordo com relatos da época, Anchieta amava estar no Brasil. “Tem cartas que ele enviou aos jesuítas portugueses relatando que estava muito satisfeito nas terras brasileiras e dizendo que gostaria de terminar sua jornada aqui”, detalha o padre Palácio, da Companhia de Jesus.

No Rio, cinco candidatos estão à espera da canonização. O mais avançado deles é o de Maria José Capistrano de Abreu, solicitado pela Ordem dos Carmelitas. A menina Odetinha e o casal Jerônimo e Zélia estão em fase de pesquisas. E o seminarista Guido Schäffer ainda aguarda o início da beatificação.

O padre José de Anchieta iniciou sua jornada missionária em São Paulo, em 1553. Dez anos depois, chegou ao Rio de Janeiro, em expedição liderada por Estácio de Sá. Na época, ele foi o mais importante interlocutor entre os índios e os portugueses, que estavam tomando o território dos franceses. No Rio, Anchieta participou de grandes acontecimentos.

O DIA Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...