quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Búzios quer se tornar primeira cidade inteligente da América Latina

O projeto de eficiência energética Búzios Cidade Inteligente, que integra o programa estadual Rio Capital da Energia, do Governo do Estado, ganhou, nesta quarta-feira (21), um Centro de Monitoramento e Pesquisa para servir de base para universidades e instituições dedicadas a projetos sustentáveis. O Centro, que também cumpre a função de ser ponto de exposição de tecnologia para os cidadãos, abarca ainda posto de recarga para carro elétrico, aerogerador, além de sala técnica e sala de monitoramento.

O espaço faz parte de uma série de ações que já estão sendo desenvolvidas para transformar Búzios, na Região dos Lagos, na primeira Cidade Inteligente da América Latina. O grande projeto, com duração de três anos para implementação, recebe investimentos de R$ 40 milhões.


"Este projeto está dentro de um contexto mais amplo, de esforços do Estado do Rio de Janeiro de promover a energia do século XXI. Nós, hoje, no programa estadual Rio Capital de Energia, temos mais de R$ 1 bilhão em projetos, e este da Búzios Cidade Inteligente é um deles. O município reúne beleza com a inovação tecnológica e a eficiência energética", disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno.

Para o secretário de Turismo, Ronald Ázaro, a grande novidade do projeto da Cidade Inteligente será dar ao consumidor final a oportunidade de controlar seus gastos de energia.

"É uma ideia inovadora, à frente de seu tempo. O cidadão poderá controlar, de casa, o seu consumo de energia. Além disso, estas ideias chamam a atenção de mais visitantes, reforçando assim a vocação turística do local", afirmou.

Pioneira

A cidade inteligente permitirá a aplicação de tarifas diferenciadas de acordo com o horário de consumo, a utilização de sistemas de iluminação pública mais sustentável e o incentivo à eficiência energética em prédios públicos e moradias. A proposta também abarca o uso de energia eólica (vento).


A iluminação pública de Búzios será modernizada com a instalação de 150 lâmpadas LED, atualmente há 60 lâmpadas deste tipo em funcionamento. O sistema de controle de iluminação será remoto, com 40 pontos telecomandados, regulados para evitar o desperdício de energia.

Búzios já conta com quatro carros e duas bicicletas elétricas e até o próximo ano será feita parceria com pousadas para colocar em operação mais 30 bicicletas. Em 2013 entrarão em funcionamento mais três postos de recarga para carros e dois para barcos. Além disso, a Rua das Pedras já conta com rede wi-fi gratuita desde junho.

"Este projeto singular terá uma rede elétrica de vanguarda, estamos realizando uma série de ações para garantir que a cidade se torne a primeira cidade inteligente da América Latina", informou o presidente da Endesa, empresa parceira ligada à distribuidora de energia Ampla, Borja Prado.


Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...