sábado, 17 de novembro de 2012

Igreja Católica lança hoje, Campanha da Fraternidade em Campos

"Eis-me aqui, envia-me" (Is 6,8)

A cada ano a Campanha da Fraternidade aproxima atividades comunitárias e pastorais, num empenho comum com intuito sócio-transformador. Com o tema “Fraternidade e Juventude” e lema “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8), o lançamento oficial a nível diocesano tem sua primeira etapa neste sábado (17), às 15h, no auditório do Colégio Eucarístico, situado na Rua Tenente Coronel Cardoso, 595, Centro de Campos. 
A Diocese Campos abrange 17 municípios e por isso também haverá o lançamento da CF na Região Noroeste, no dia 10 de dezembro, na Igreja Matriz São José do Avahy, em Itaperuna, às 20 horas.
O objetivo é discutir o protagonismo juvenil na Igreja e na sociedade e convocar os jovens para a grande Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que ocorrerá durante o mês de julho do mesmo ano no Rio de Janeiro, com a presença do Papa Bento XVII. A expectativa é que a ocasião reúna cerca de três milhões de pessoas, de aproximadamente 190 países, em uma única noite de vigília.
Durante o lançamento, que contará com a presença do Bispo da Diocese de Campos Dom Roberto Ferreria e do assessor eclesiástico do Setor Diocesano da Juventude Padre Fabiano Goulart, haverá momentos como a apresentação dos jovens, oração, louvor e exposições do texto base da Campanha da Fraternidade 2013. Também estarão presentes, os jovens coordenadores do Regional Norte, e os jovens representantes das paróquias.
Segundo o Bispo Dom Roberto Ferreria, a Campanha da Fraternidade vem situar o jovem às alterações do contexto social, tornando-os protagonistas conscientes, bem como visa inseri-lo na comunidade e participação na igreja. 
“A Campanha torna o jovem gestor da sociedade na parte que lhes cabe, também tem o papel de formar lideranças jovens, além de sensibiliza-los a superar essa escalada de violência, em que os jovens são os mais prejudicados. Nas estatísticas eles também aparecem como os que mais geram a violência tanto criminalmente quanto no trânsito. Por isso, projetamos transformações, sociais, na educação e justiça. Vale lembrar que a Campanha deste ano implica nos preparativos da Jornada Mundial da Juventude, momento que trará cerca de 500 jovens estrangeiros a Campos, ao cumprirem suas missões. Um contato enriquecedor”, disse o Bispo.    
A escolha final do tema “Fraternidade e Juventude” e lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8) coube ao Conselho Episcopal Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), nos respectivos dias 15 de junho de 2011 e 21 de setembro do mesmo ano.
Sobre a CF - A Campanha da Fraternidade é realizada anualmente pela Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, sempre no período da Quaresma. Em 2013, a Igreja celebra os 50 anos de criação da Campanha. 
A solenidade oficial de lançamento nacional da Campanha da Fraternidade acontecerá no dia 15 de fevereiro do próximo ano, na capital do Rio Grande do Norte, Natal, cidade que sediou a primeira de todas as CFs.
A Campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e para o Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro da Silva, o tema da CF 2013 reforça a opção da Igreja pela juventude. “A Igreja acredita nessa disponibilidade da juventude, nessa resposta do jovem que encontra na sua comunidade a abertura, a provocação e a oportunidade para um serviço à Igreja e à sociedade”, disse Dom Eduardo.
De acordo com o site Catequese Católica, a Quaresma é o período de 40 dias entre a Quarta-feira de cinzas – logo após o Carnaval - e a Semana Santa, que se inicia com o Domingo de Ramos. Durante a Quaresma, a Igreja e todos os cristãos preparam-se para a Páscoa. 
É nesse contexto que inicia a CF, a qual é um projeto que procura animar todas as comunidades num compromisso pastoral concreto que marque a unidade da Evangelização pelo empenho comum em prol da solidariedade e fraternidade.
Durante esse período, a liturgia trabalha paralelamente com a Campanha. Os cantos litúrgicos da missa, as preces e outras orações são voltados também para o tema que está sendo trabalhado. A CF atinge, cada ano, um problema determinado e urgente que precisa do esforço de ação pastoral conjunta no país, desafios sociais, econômicos, políticos, culturais e religiosos da realidade brasileira.
Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...