terça-feira, 13 de novembro de 2012

Microsoft anuncia o fim do Windows Live Messenger

Um dos serviços de troca de mensagens instantâneas mais conhecidas da internet, o Windows Live Messenger, eternizado como “MSN” pelos brasileiros, está em vias de se aposentar. A Microsoft oficializou por meio de um post fim do MSN, criado em 1999, e que deve se integrar ao Skype até o primeiro trimestre de 2013. Segundo a nota, o Messenger deixará de funcionar em todos os países onde opera, com exceção da China.
De acordo com informações, a empresa do CEO Steve Ballmer segue tentando convencer seus usuários utilizarem o Skype e, hoje, 80% das mensagens trocadas através dele já são entregues pelo MSN. A Microsoft adquiriu o serviço em 2011 e efetuou a primeira atualização do programa há alguns dias, com o lançamento do sistema operacional Windows 8.
Lançado em 1999, o Windows Live Messenger espalhou-se rapidamente pelo mundo, chegando a registrar até 2,5 milhões de novos usuários por mês. Em 2009, o serviço estava presente em mais de 36 idiomas e recebia 330 milhões de visitantes por mês. No Brasil, o serviço já atingiu mais de 75% dos usuários de internet. O MSN possui 30 milhões de usuários no Brasil. O serviço é o terceiro mais usado pelos internautas brasileiros, ficando atrás somente do Facebook e Twitter.
Desde o surgimento do Facebook, que hoje tem mais de um bilhão de usuários, e do Google Talk, o MSN começou a perder espaço, o que pode ser um dos motivos por trás da ideia da Microsoft de aposentá-lo.
Para a Microsoft, a partir da aposentadoria do popular serviço, a empresa passa a integrar ferramentas e contatos do Messenger ao Skype e espera com isso melhorar experiência do usuário. “Queremos focar nossos esforços em tornar as coisas mais simples para nossos usuários enquanto continuamos a desenvolver a experiência de todo o ambiente”, justifica a empresa em nota.
A companhia declarou que o Skype 6.0 para Mac e Windows, lançado há algumas semanas, deu início ao esforço de integração dos serviços, já que ele possibilita conectar-se ao Skype através de uma conta da Microsoft. Agora, para trocar mensagens e fazer chamadas de vídeo, o usuário precisa apenas instalar a versão mais recente do programa e se conectar com a sua conta da Microsoft. Os contatos do Messenger são automaticamente importados.
Quem já utiliza o Skype conta com a possibilidade de integrar as contas dos dois serviços e juntar os contatos. Enquanto o Messenger não é aposentado, é possível se comunicar pelo Skype com os amigos que já migraram e também com aqueles que ainda estão no MSN.
A Microsoft acredita que a integração será positiva para os usuários, já que o Skype oferece diversas novas funções. Dentre elas, compatibilidade ampliada com o iPad e tablets Android, compartilhamento de tela, chamadas com vídeo em celulares, chamadas para amigos do Facebook e videoconferências em grupo. (A.N.)
Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...