sexta-feira, 1 de março de 2013

Sabe como funciona a medição da audiência da TV e quantas pessoas tem o aparelho do Ibope em casa? Confira!


People-o-meter
Índice que ajuda o mercado publicitário e as emissoras a perceber o que funciona ou não na TV, a audiência deixa muita gente curiosa. Afinal, nem todo espectador sabe como ela é medida. Tudo funciona da seguinte maneira: o Ibope instala na casa de pessoas de diferentes classes sociais e regiões um aparelho chamado “people-o-meter”. A cada vez que um canal é trocado, registra-se a mudança e o dado é enviado para os computadores do Instituto.

Há quem diga que não conhece ninguém que possua o aparelho em casa, mas a base de domicílios atendidos pelo Ibope representa milhões de habitantes. Para se ter uma ideia, os números colhidos em todo o Brasil representam 20.410.785 de casas, o que, segundo o Instituto, corresponde a uma abrangência de 60.816.520 pessoas. Cada ponto de audiência em todo país equivale, portanto, a 204.108 domicílios e 608.165 indivíduos.

Na Grande São Paulo, região cujos números são levados em maior consideração pelas emissoras por causa do mercado publicitário, 6.195.286 casas são representadas pela medição e têm um total de indivíduos refletidos pela amostragem de 18,5 milhões de pessoas. No Rio de Janeiro, os números refletem são 3.862.163 domicílios e 10.857.880 indivíduos representados.

A quantidade de aparelhos é pequena, na casa dos milhares. Em São Paulo, por exemplo, são cerca de 4 mil pontos instalados.

Atualmente, a audiência é medida em 14 capitais: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória. Além disso, há uma cidade do interior: Campinas, no interior de São Paulo.

Blog na Tv

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...