quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Ibope: Pela primeira vez, Pezão ultrapassa Garotinho no 1º turno e também lidera no 2º

Pesquisa Ibope divulgada na noite de terça-feira (23) mostra que o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) ultrapassou o deputado federal Anthony Garotinho (PR) na corrida pelo Governo do Estado. De acordo com o levantamento, Pezão tem 29% e Garotinho, 26%. O senador Marcelo Crivella (PRB) manteve os 17% das últimas duas pesquisas, e Lindberg Farias (PT) apareceu com 8%. Votos em branco e nulo somam 10%, e indecisos, 7%. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais, ou para menos, o quadro também configura um empate técnico entre os dois primeiros colocados. Na simulação de segundo turno, Pezão aparece com 43% e Garotinho tem 33%. A pesquisa, encomendada pela TV Globo e Estado de S. Paulo, foi realizada entre os dias 20 e 22 de setembro, e está registrada no TRE-RJ com o protocolo TRE - 00044/2014 e TSE 00749/2014.

O governador Pezão, que estava em Campos dos Goytacazes na terça, comentou sobre a pesquisa Ibope. “No início do ano eu tinha 4%. Naquela época mantive a calma e comecei a caminhar com humildade. Hoje é um dia histórico, já estamos com 29% e tudo isso sem atacar nem perseguir ninguém. Sou um político que estende a mão e que olha para frente. A população está cansada de quem transforma as campanhas políticas em guerras”, disse Pezão, que entre o mês de julho e a pesquisa de terça, cresceu 14 pontos percentuais, de acordo com o Ibope.

Segundo turno
Na simulação de segundo turno, Pezão aparece com 43% e Garotinho tem 33%. Em relação ao levantamento anterior, Pezão cresceu três pontos e Garotinho ficou com os mesmos 33%. Contra Crivella, Pezão aparece com 41% contra 33% do candidato do PRB. Garotinho e Crivella aparecem tecnicamente empatados num cenário de segundo turno. O candidato do PR tem 34% e o senador, 36%.

Rejeição
O Ibope também apontou a rejeição dos candidatos. O líder no quesito rejeição é deputado Garotinho (39%), seguido de Lindberg (18%), Pezão (16%) e Crivella (12%).

Senado
A pesquisa Ibope também mostra Romário, do PSB, com 44% das intenções de voto para o Senado no Rio de Janeiro e Cesar Maia, do DEM, com 21%. Carlos Lupi (PDT), Eduardo Serra (PCB) e Liliam Sá (PROS) aparecem empatados com 2%.

Gerp também divulgou seus números
Se a pesquisa Ibope, que foi encerrada nesta terça, mostra o governador Pezão três pontos à frente de Garotinho, um levantamento realizado no final de semana, e divulgado na manhã de terça, aponta um empate técnico no primeiro turno e a vitória do peemedebista no segundo turno. Na pesquisa do Gerp, Pezão e Garotinho aparecem empatados com 22% das intenções de votos, cada. Em seguida, está o senador Marcelo Crivella (PRB), com 20%. Como a margem de erro é de 2,7 pontos porcentuais, os três estão em situação de empate técnico. Numa das simulações de segundo turno, Pezão superaria Garotinho por 36% a 29% e Crivella também venceria Garotinho por 37% a 29%. Em caso de segundo turno entre Pezão e Crivella, o Gerp mostra Crivella com 35% e Pezão com 32%, o que configura um empate técnico. O instituto ouviu 1,3 mil eleitores em 45 cidades do estado. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...