Câncer são alterações celulares. As células do nosso organismo começam a sofrer alterações, que a ciência ainda não descobriu quais são os reais motivos, mas sabe que existem fatores genéticos que interferem nessas transformações, fazendo com que essas células se reproduzam de forma "errada".
No caso específico do câncer de mama, médicos afirmam que não há uma forma de evitar essas alterações celulares, mas sabe-se que alguns fatores de risco podem ser propícios para o aparecimento dessa doença.
“O tabagismo, obesidade, diabetes, sedentarismo são alguns deles. Fala-se muito também nas doenças psicossomáticas, as doenças da alma - amargura, falta de perdão - dizem que essas coisas também fazem com que essas células se multipliquem de forma desordenada”, afirma a ginecologista e coordenadora do Programa de Atenção à Saúde da Mulher, Drª Elizabeth Bastos.
Mesmo não tendo como evitar a doença, alguns hábitos podem ser importantes para o bem estar da saúde da mulher. “Hoje a atividade física é estilo de vida, inclusive por causa da produção da serotonina que traz o bem estar”, explica doutora Elizabeth.
Diagnóstico precoce
O diagnóstico precoce é fundamental no caso de câncer de mama. “Quanto mais cedo for diagnosticado melhor é a sobrevida da mulher”, disse a especialista ressaltando que o autoexame é de extrema importância para um diagnóstico preciso e tratamento ágil.
Câncer é um caroço, por isso a importância do autoexame no caso do câncer de mama, porque se palpando a mulher vai ser a primeira a perceber que tem alguma coisa anormal”, esclarece a ginecologista.
Como a médica afirmou, câncer de mama é um nódulo, mas nem todo caroço que aparece nas mamas é sinônimo de câncer. “Existem tumores benignos chamados fibradendomas que são nódulos que não possuem a mesma característica do câncer, são móveis, possuem a superfície lisa, tem limites precisos, são bem localizados. Já o câncer não, os nódulos do câncer não têm mobilidade, há uma fixação, planos profundos, inversão da auréola, os nódulos são mais indefinidos”, explicou.
No Brasil a previsão para esse ano são 50 mil novos casos de câncer de mama.
Ururau
Nenhum comentário:
Postar um comentário