terça-feira, 8 de maio de 2012

Assistir a televisão e comer mal podem estar relacionados


Alimentar-se de forma errada e assistir à TV são dois hábitos que parecem estar relacionados, segundo uma pesquisa feita com estudantes americanos do equivalente ao ensino fundamental brasileiro. A associação entre televisão e dietas ruins pode persistir no início da fase adulta, segundo a pesquisa, publicado na edição de maio da revista Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine, dos Estados Unidos. Jovens nos EUA têm dieta pobre, com falta de frutas inteiras, grãos, legumes, verduras de folha escura e vegetais como cenoura e abóbora, enquanto se excedem na ingestão de gordura, sódio e adicionais de açúcar que podem aumentar as chances de obesidade e doenças crônicas durante a vida, explicaram os autores.


Ver televisão estava associado a um menor nível de consumo de frutas e vegetais e maior consumo de doces e refrigerantes com açúcar. Quem assiste mais TV pula o café da manhã pelo menos uma vez por semana, além de comer em restaurantes de fast food uma vez a cada sete dias.

A pesquisa de hábitos foi associada também ao tempo que os alunos usam computador, fazem atividades físicas, idade, gênero, etnia e ascendência familiar. De acordo com os resultados, o nível de consumo de frutas e vegetais é maior nos alunos mais jovens, nas garotas em comparação com os meninos e nos alunos brancos na comparação com negros e hispânicos. O consumo de doces foi maior nos mais velhos, nas meninas e nos negros.

Os resultados indicam ainda que o consumo de refrigerante por pelo menos uma vez por dia é maior nos estudantes mais velhos, nos garotos e nos negros e hispânicos. Além disso, pular o café da manhã foi mais comum nos alunos com mais idade, nas garotas e nos negros e hispânicos.

Pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde Infantil e desenvolvimento Humano Eunice Kennedy Shriver usaram informações de 2009 e 2010 do Estudo de Saúde Comportamental de Crianças em Idade Escolar, uma pesquisa com adolescentes feita anualmente nos EUA. A pesquisa incluiu uma análise representativa de 12.642 estudantes com média etária de 13,4 anos.

Os cientistas acreditam que estudos futuros vão esclarecer a contribuição direta do hábito de grudar os olhos a TV, da propaganda de comida e dos lanches na frente da televisão na dieta deste segmento da população.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/saude/assistir-televisao-comer-mal-podem-estar-relacionados-4838693#ixzz1uIQ3U6uA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...