sexta-feira, 25 de maio de 2012

‘Homem-pássaro’ salta para entrar na História da aviação


O desenvolvimento de novos materiais e dos estudos sobre a aerodinâmica permitiram a um britânico realizar um feito ousado esta semana. Anteontem, o dublê Gary Connery, de 42 anos, tornou-se a primeira pessoa a saltar de uma altitude considerável e pousar em segurança sem o uso de um paraquedas, uma proeza inédita na História da aviação. Connery - que trabalhou em filmes como “007 – Um novo dia para morrer”, “Batman Begins” e “Indiana Jones e a caveira cristal” - vestia uma roupa especial conhecida como “wingsuit” que lhe permitiu sair de um helicóptero a 730 metros de altura (mais do que o Pico do Corcovado) e planar por menos de um minuto antes de aterrissar em uma pista improvisada de aproximadamente cem metros de extensão por 12m de largura e 3,5m de altura construída com 18,6 mil caixas de papelão.

- Sinto-me incrível, completamente extasiado – definiu Connery logo depois do salto. - Venho treinando e planejando isso há anos e estou orgulhoso de ter sido o primeiro no mundo.

Paraquedista experiente, com um registro de cerca de 880 saltos em queda livre e 450 “base jumps” (em que o paraquedista parte de uma estrutura fixa, como uma ponte ou um prédio), Connery usou uma espécie de macacão com asas desenvolvido e modificado especialmente para o feito pela empresa TonySuit, sediada na Flórida. Segundo Tony Uragallo, fundador da TonySuit, o macacão de cerca de três quilos recebeu reforços feitos com nylon extremamente leve e resistente na área das “asas”, que também foram ampliadas. Os dois testaram de cinco a seis protótipos antes de chegarem ao desenho final, mas Uragallo destacou que o sucesso se deveu principalmente à habilidade do piloto:

- Você precisa ter pelo menos 200 saltos em queda livre antes que possa pular com um wingsuit, e mais pelos menos outros 200 saltos com um wingsuit para poder vestir um equipamento deste tipo.
Com o arrasto provocado pela roupa, Connery conseguiu reduzir sua velocidade terminal dos mais de 195 quilômetros por hora normalmente alcançados em uma queda livre comum para planar a até 80 km/h na horizontal e um mínimo de 24 km/h na vertical na hora do pouso. Embora o princípio seja conhecido há décadas, apenas nos últimos anos ousados paraquedistas começaram a realizar voos com wingsuits, especulando sobre a possibilidade de dispensar o paraquedas no momento final. Connery, no entanto, não estava entre os mais conhecidos do grupo, que tem entre seus expoentes o americano Jeb Corliss, que tinha planos de realizar feito semelhante e buscava patrocinadores.

- Nunca tínhamos ouvido falar deste cara e achamos que ele estava louco – comentou Corliss após ver o vídeo da proeza, realizada em uma fazenda da região de Henley-on-Thames, na Inglaterra, e acompanhada por dezenas de jornalistas e emissoras de televisão. - Foi uma das coisas mais incríveis que já vi na minha vida. Por causa dos filmes, as pessoas não entendem o que elas estão testemunhando. É um feito monumental um ser humano pousar a estas velocidades. É preciso uma enorme coragem.

Mas coragem não significa ausência de medo. Depois de estar a salvo em terra, o próprio Connery admitiu ter ficado nervoso antes de pular e mesmo após pousar.


- Sem dúvida tenho medo – disse. - É claro que fico assustado, mas honestamente, se não ficasse, seria hora de parar de fazer esse tipo de coisa. Quando você finge não se preocupar é que acidentes acontecem. Uso o medo e a paranoia para me manter em controle.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/ciencia/homem-passaro-salta-para-entrar-na-historia-da-aviacao-5013266#ixzz1vtiyTGFG 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...