terça-feira, 29 de maio de 2012

No primeiro dia, Enem recebe uma média de 600 inscrições por minuto


No primeiro dia de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi registrada uma média de 600 aplicações por minuto. Os aspirantes a uma vaga no ensino superior poderão se inscrever até o dia 15 de junho, somente pelo site oficial. No ano passado, foram 6 milhões de inscritos. O Enem é utilizado como única forma de ingresso para as instituições que fazem parte do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), além de ser pré-requisito para quem quer participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Ciência sem Fronteiras.

Há uma página específica para quem quiser conferir o passo a passo da inscrição, com orientações sobre como devem ser preenchidas cada uma das telas. As provas serão aplicadas para todos os candidatos nos dias 3 e 4 de novembro.

A taxa de inscrição é a mesma do ano passado: R$ 35. O pagamento deve ser feito até o dia 20 de junho, com o boleto gerado no processo de inscrição. Os estudantes do 3º ano do ensino médio em escolas da rede pública não precisam pagar a taxa.


As provas


O Enem será realizado nos dias 3 e 4 de novembro. O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio.

As provas terão início às 13h (horário de Brasília). No dia 3 de novembro, os candidatos farão as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. No dia 4 serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias.

A redação
O sistema de correção do Enem sofreu mudanças em 2012. A partir deste ano, a redação será corrigida por dois corretores de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. A nota final é composta pelas cinco notas (200 pontos cada) que avaliam competências específicas do candidato.

A nota final corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores. Caso haja discrepância de 200 pontos ou mais na nota final atribuída pelos corretores (em uma escala de 0 a 1.000), ou de 80 pontos ou mais em pelo menos uma das competências, a redação passará por um terceiro corretor, em um mecanismo que o Inep chama de "recurso de oficio".

Se a discrepância persistir, uma banca certificadora composta por três avaliadores examinará a prova. Os candidatos poderão solicitar vistas da correção, porém não poderão pedir a revisão da nota.

Será atribuída nota zero à redação: que não atender a proposta solicitada ou que possua outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo; sem texto escrito na folha de redação, que será considerada "em branco"; com até sete linhas, qualquer que seja o conteúdo, que configurará "texto insuficiente"; linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no caderno de questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas; com impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, que será considerada "anulada".

Os resultados


Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no site http://www.inep.gov.br/enem no dia 7 de novembro. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2011 a partir de 28 de dezembro, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/.


Fica mais difícil tirar “diploma” do antigo supletivo

A nota de corte para os interessados em conseguir certificação de Educação de Jovens e Adultos (EJA) – a prova de que o estudante conseguiu passar com sucesso pelo antigo supletivo – subiu nesta edição do Enem. Até ano passado, a nota mínima em cada uma das quatro provas era 400 e, na redação, 500. Em 2012, a nota mínima passa para 450 e a da redação se mantém em 500.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/vestibular/no-primeiro-dia-enem-recebe-uma-media-de-600-inscricoes-por-minuto-5042340#ixzz1wI8bItsD 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...