quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Bope vai aos EUA disputar competição internacional de segurança

As habilidades dos homens do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro serão postas à prova em um dos maiores exercícios em segurança do mundo. É a primeira vez que uma tropa brasileira é convidada a participar do Urban Shield, o treinamento de caráter competitivo criado nos Estados Unidos após os atentados de 11 de setembro de 2001. Promovido pelo Departamento de Polícia de Oakland, o exercício acontece na Califórnia, entre os dias 26 e 29 de outubro.

O Urban Shied busca preparar policiais, bombeiros, paramédicos, entre outros profissionais das áreas de segurança e primeiros socorros, para atuar em qualquer tipo de evento ou incidentes críticos. Durante 48h ininterruputas, os participantes precisarão enfrentar 38 situações catastróficas, como incêndios, desastres naturais, atentados terroristas, entre outras ameaças externas. Cerca de 4 mil voluntários participam do evento.


A equipe do Bope, composta por oito integrantes do Grupo de Resgate e Retomada (GRR), embarca para os EUA nesta terça-feira (23) à noite. Acostumados a atuar em ocorrências graves, os policiais que fazem parte da unidade de intervenção tática da Tropa de Elite da PM, são especialistas em ações de resgate de reféns.

"Esse grupo já tem uma rotina de treinamentos específicos. A nossa atividade exige isso. Temos treinado exaustivamente para poder representar da melhor forma possível o nosso estado e o nosso país. Nós queremos mostrar que somos tão capazes quanto qualquer outra tropa lá fora", disse o capitão Thiago Matos de Carvalho, chefe da equipe.

O Urban Shield desafia as qualificações, conhecimentos e habilidades de todos os que participam. Não só melhora a capacidade de resposta a desastres regionais, mas fornece uma plataforma para policiais e socorristas, bem como o setor privado, para trabalhar juntos de forma eficiente e eficaz quando ocorrerem incidentes críticos.

O exercício capacita os policiais a avaliar velocidade e eficácia de atendimentos, eficiência de recursos, testar a adequação de políticas regionais, planos e procedimentos em casos de grandes emergências urbanas. O objetivo é que as equipes sejam preparadas para todos os aspectos de respostas no setor de emergências em catástrofes.

Além de aprenderem a lidar com situações extremas, de como agir em cada uma delas, os policiais esperam vencer a competição. Há 13 anos no Bope, o sargento Luiz Lima, de 38 anos, participou das negociações de um dos episódios mais marcantes na crônica policial do Rio: o sequestro do ônibus 174. Como o mais experiente da equipe, ele garante que o grupo está preparado para o que vai enfrentar nos EUA.

"Já ficamos 10 dias direto em combate durante uma guerra na Rocinha. Sabemos da nossa capacidade, do nível em que estamos e vamos disputar de igual pra igual. É claro que a gente quer ganhar", comentou o sargento.

A participação do Bope na edição 2012 do Urban Shield é mais uma etapa na preparação da tropa de elite para os grandes eventos esportivos que o Rio vai sediar.

Nos últimos anos, equipes do Bope viajaram e receberam especialistas em busca de qualificação e excelência na prestação de serviços para a população fluminense.

Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...