segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Horário de verão começa domingo e vai até 17 de fevereiro de 2013


Começa no próximo domingo (21), mais um horário de verão e os relógios devem ser adiantados em uma hora. Há 4 anos, a partir do decreto do ex-presidente Lula o horário de verão se inicia no terceiro domingo de outubro e vai até o terceiro domingo de fevereiro.

O objetivo do horário de verão é aproveitar os dias mais longos do verão, com mais tempo de luz solar, para economizar energia. O novo horário entra em vigor nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, além de Distrito Federal.

O principal objetivo do horário de verão é o melhor aproveitamento da luz natural em relação à artificial, de forma a reduzir a concentração de consumo no horário entre 18 e 20 horas.

Assim, a redução dos picos máximos horários de demanda por energia, proporcionando uma utilização mais uniforme durante o dia, é uma medida de eficiência energética. Quanto mais uniforme a utilização da energia no período diário, mensal e anual, melhor se aproveita o sistema elétrico disponível, os recursos energéticos e naturais.

Nos últimos anos a redução média da demanda tem se situado em torno de 5%, nas regiões onde foi aplicada a medida. As análises também demonstram que essa redução da demanda de ponta tem evitado novos investimentos da ordem de dois bilhões de reais a cada ano, na construção de usinas geradoras de energia. A economia no consumo de energia, em MWh, que se alcança em torno de 0,5% é considerada como um ganho decorrente, ou marginal, mas que não pode ser desprezado.

Origem
Não existe um consenso sobre a origem do horário de verão, na história da nossa civilização. Mas alguns estudos afirmam que ele foi criado por Benjamim Franklin, em 1784, nos Estados Unidos, quando percebeu que o sol nascia antes das pessoas se levantarem, durante alguns meses do ano. Ele pensou, então, que se os relógios fossem adiantados em uma hora, naquele período, poderiam aproveitar melhor a luz do dia, ao entardecer, e economizar velas, já que naquele tempo ainda não existia luz elétrica. Mas naquela época as suas ideias não despertaram o interesse das autoridades.

Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...