sexta-feira, 9 de maio de 2014

Cinco detidos e mais de uma tonelada de aroeira apreendida em São Francisco

A Polícia Militar, juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana, flagraram na manhã desta sexta-feira (09), um caminhão baú com aproximadamente uma tonelada e meia de madeira da espécie aroeira, que é protegida por lei. O veículo estava próximo a um balcão na Praça João Pessoa no município.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Claudio Heringer, o flagrante aconteceu por volta das 10h30, quando uma denúncia anônima dando conta de que um caminhão estava carregado da espécie estaria estacionado no local.

O secretário ainda informou que a comercialização de aroeira é crime, ao menos que seja autorizado pelos órgãos ambientais. “A Lei 9.605 e a Portaria 83 do Ibama proíbem o corte da aroeira. Quando nós chegamos ao local, nos deparamos com o caminhão carregado com uma grande quantidade da espécie. Uma pessoa se identificou como sendo dono do veículo e disse que o material seria para comercialização”, explicou Claudio acrescentando que a aroeira é bastante utilizada para fins medicinais.
No local, além do motorista, mais quatro pessoas foram detidas e encaminhadas para a 147ª Delegacia Legal de SFI para prestarem esclarecimentos. De acordo com o secretário, essas pessoas seriam as supostas compradoras do material. O caminhão também foi apreendido e levado para a delegacia. A madeira apreendida foi levada para a sede da Secretaria de Meio Ambiente.

“Foi lavrado um Termo Circunstancial e também uma multa administrativa para os envolvidos de 300 (UFIR) Unidades Fiscais de Referência”, disse o secretário informando que em São Francisco, cada UFIR equivale a R$68,35.

Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...