terça-feira, 6 de maio de 2014

Petistas veem mensagem pró PSDB e PSB em nova novela da TV Globo

Logomarca da novela Geração Brasil, da Globo, que remeteria ao 45, número do PSDB, segundo petistas
Simpatizantes do PT (Partido dos Trabalhadores) na internet estão vendo supostas mensagens subliminares do PSB (Partido Socialista Brasileiro) e do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) na novela Geração Brasil, que estreou nesta segunda-feira (5) na Globo. Para eles, a logomarca da novela (G3R4Ç4O BR4S1L), com números no lugar de vogais, reproduz os números dos dois partidos (40 e 45, respectivamente).

O PSB e o PSDB serão os principais rivais do PT na campanha eleitoral deste ano, com disputa pela Presidência da República.

"Repare que o 'BR4S' remete ao número do PSDB de Aécio [Neves] e o '4O', ao 40 do PSB de [Eduardo] Campos", notou o internauta Stanley Burburinho no Twitter. "Não é mensagem subliminar, é mensagem direta mesmo", acusou Joaquim Crispiniano.

O deputado estadual Carlos Bordalo (PT-PA) também enxergou a mensagem subliminar: "A Globo deu um jeito de ajudar o candidato do PSDB. Incluiu um 45 estilizado no nome da nova novela das sete. Par quem ele vai governar?", questionou.

A mensagem subliminar gerou controvérsia entre os próprios simpatizantes do partido. José de Abreu, ator da Globo e eleitor declarado do PT, ignorou a tese. "Loucura! Trabalho lá há 32 anos, nada a ver", respondeu a seguidores.

O consultor em marketing político Chico Santa Rosa não vê campanha oculta no nome da novela das sete da Globo e afirma que os eleitores do PT fazem uma especulação fantasiosa. "Eles vão acabar promovendo o PSDB. Todo mundo vai começar a ver ali o 45. É uma elucubração mental do [eleitor do] PT, que está desesperado porque vê a candidata perder muitos pontos", argumenta Santa Rosa.

Não é a primeira vez que a Globo é acusada de fazer campanha eleitoral disfarçada em seus produtos. Em 2010, o coordenador da campanha da então candidata à Presidência da República Dilma Rousseff (PT), Marcelo Branco, criticou o texto da vinheta de aniversário da Globo que, segundo ele, remetia ao slogan de José Serra (PSDB), além de a emissora estar comemorando 45 anos (mesmo número do PSDB). A Globo teve de suspender a campanha comemorativa.

A Globo afirma que "não precede em absoluto" a acusação de mensagem subliminar do PSB e PSDB. "A novela trata de tecnologia e a grafia do nome da novela é inspirada no alfabeto 'Leet', ou 'L33t', uma espécie de linguagem codificada dos hackers. É baseada na substituição de letras por símbolos e números para formar uma linguagem usada por hackers e usuários de jogos, mas se popularizou e é usada por diversas pessoas para se comunicarem online", informou a emissora.

Notícias da TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...