quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Helicóptero reforça combate a incêndio em Guaxindiba


Um helicóptero da Polícia Civil foi acionado nesta quinta-feira (22) para ajudar a combater o incêndio que atinge a vegetação nativa da reserva de Guaxindiba.
A ação é realizada em duas frentes: pelo ar, o helicóptero joga água com auxílio de uma bolsa em locais de difícil acesso; e por terra duas equipes dos bombeiro (5º GBM) e voluntários apagam as chamas com abafadores e outros equipamentos no entorno da reserva, onde há vegetação de restinga. Até o início da tarde desta quinta-feira o incêndio ainda não tinha sido controlado.
A chefe da Estação Ecológica de Guaxindiba do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), Vânia Coelho, disse que a mata começou a pegar fogo na quarta-feira (21) e que o incêndio teria sido provocado por uma queimada em um canavial. A prática é proibida pelo Ministério Público Federal, mas alguns agricultores amparados por uma Lei Estadual usam a técnica para facilitar o corte da cana-de-açúcar.
Vânia não soube dizer o tamanho da área destruída do Parque, que mede o equivalente a mais de 3.200 campos de futebol. A área de mata nativa é de 1.260 campos.
- Nós combatemos em um pedaço e o vento empurra o fogo para outro lado. A vegetação de restinga que protegeria a mata nativa, acaba facilitando a queimada e atrapalhando o combate ao fogo. Por enquanto, a prioridade é controlar esse incêndio.


Fonte: noticias.r7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...