quinta-feira, 15 de março de 2012

Novo vazamento da Chevron na Bacia de Campos

A Agência Nacional do Petróleo informou nesta quinta-feira (15) que há um novo vazamento de petróleo na Bacia de Campos (RJ), no Campo Frade, a mesma região onde ocorreu, em novembro do ano passado, outro incidente envolvendo a petroleira americana Chevrton.

A empresa americana anunciou em entrevista coletiva que protocolou autorização para suspender temporariamente as operações no Campo Frade, como medida de precaução. Foi identificado, além do novo vazamento, um rebaixamento de terreno numa área próxima, revelou o diretor de Assuntos Corporativos da Chevron, Rafael Jaen Williamson, ao ler a nota oficial da empresa. “A proposta de pedir a suspensão das atividades é entender o comportamento do Campo Frade e evitar uma surpresa”.

O local do atual vazamento fica em uma área inativa a três quilômetros do poço onde aconteceu o vazamento da Chevron em novembro. 

De acordo com o executivo. A mancha foi identificada no último dia 4 e no dia 13 os técnicos da Chevron descobriram que se sua origem é de uma fissura de 800 metros de comprimento. Em seguida, notificaram a ANP. “É um afloramento de pequenas gotas e até agora já coletamos cinco litros”, disse Williamson. Já foram colocados três dispositivos de contenção. “Estamos monitorando”, disse o representante da Chevron.

A produção total do Campo Frade é de 61.500 barris por dia. A Chevron opera o campo e tem 51,74% de participação em Frade — o resto cabe à Petrobras, com 30% e à Frade Japão petróleo Ltda, com 18,26%.

Campos 24 Horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...