sábado, 22 de fevereiro de 2014

Búzios: técnicos do Inea localizam mancha em outra praia da região

Técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) constataram uma nova mancha em uma praia de Búzios, na Região dos Lagos, na manhã deste sábado. O problema foi detectado durante um sobrevoo realizado pelo secretário estadual do Ambiente, Índio da Costa, e a presidente do instituto, Isaura Fraga, para avaliar as condições da Praia da Tartaruga, que foi interditada nesta sexta-feira depois de banhistas passarem mal ao entrarem em contato com uma substância ainda não identificada. Segundo Inea, a nova mancha está localizada perto de dois transatlânticos na Praia da Armação. Agentes do Inea, Secretaria do Ambiente e Capitania dos Portos fiscalizaram as embarcações, mas não encontraram irregularidades.

Apesar de ter amanhecido com as águas cristalinas, a Praia da Tartaruga, uma das mais procuradas do balneário de Búzios, permanecerá fechada até segunda-feira, quando técnicos do Inea irão liberar o resultado definitivo do laudo das amostras da água do mar recolhidas na última sexta-feira. O resultado de uma outra análise preliminar seria divulgado pela Secretaria do Ambiente na manhã deste sábado, o que, no entanto, não aconteceu.


Há uma investigação sobre a possibilidade de a mancha na Praia da Tartaruga ter sido provocada por um navio que estava no cais da Praia de Manguinhos. O cais não tem autorização para receber estrangeiros, já que não está legalizado junto à Polícia Federal nem à Capitania dos Portos.Apesar de ter amanhecido com as águas cristalinas, a Praia da Tartaruga, uma das mais procuradas do balneário de Búzios, permanecerá fechada até segunda-feira, quando técnicos do Inea irão liberar o resultado definitivo do laudo das amostras da água do mar recolhidas na última sexta-feira. O resultado de uma outra análise preliminar seria divulgado pela Secretaria do Ambiente na manhã deste sábado, o que, no entanto, não aconteceu.

Dezenas de banhistas que estavam na praia sofreram ardência nos olhos, infecção das vias respiratórias e intoxicação. O prefeito de Búzios, o médico André Granado, afirmou que oficialmente 34 pessoas foram atendidas no Hospital municipal Dr. Rodolpho Perissé das 15h desta quinta às 6h desta sexta devido à mancha no mar. Já um paciente atendido na unidade diz que até o fim da noite desta quinta contou 63 pessoas atendidas na unidade. Todos foram liberados. O prefeito afirmou ainda que a interdição da Praia da Tartaruga não afetou o movimento de turistas.

— A contaminação é restrita a praia da Tartaruga. As demais estão com índice de balneabilidade normal e não há motivo de preocupação — disse.

© 1996 - 2014. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...