quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Preparativos: 8ª Bienal do Livro de Campos terá espaço para crianças

A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima em parceria com a secretaria municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), de Campos dos Goytacazes, promoveu na tarde desta terça-feira (11), no Palácio da Cultura, do município, um encontro com os professores de Língua Portuguesa da rede municipal de ensino. Na oportunidade, os educadores conheceram um pouco da vida e da obra do escritor campista José Cândido de Carvalho, que será homenageado pela 8º Bienal do Livro de Campos, que acontecerá no mês de maio. 

Este ano, o escritor, que teve suas obras reconhecidas nacionalmente, como “O Coronel e o Lobisomem”, completaria 100 anos de nascimento.

O gerente de Literatura, Alcir Alves, e os professores Moises Batista e Sérgio Risso falaram sobre o cenário nacional em 1937, destacando José Cândido de Carvalho, a partir das suas obras e linguagens utilizadas, em especial pelos moradores da Baixada Campista. Os atores Márcia Terra e Edeilson Fernandes narraram dois contos do livro “Porque Lulu Bergantim não atravessou o Rubicon”.

De acordo com o gerente de Literatura, outros encontros serão realizados, a fim de levar ao conhecimento dos professores, a importância das obras do autor, que residiu na Baixada Campista, sendo uma prévia da Bienal do Livro.

“Foi uma experiência maravilhosa. Estamos envolvendo a comunidade escolar neste evento que promete marcar a história do município. Durante o encontro, sugerimos alguns livros do autor para serem trabalhados nas salas de aulas, conforme a faixa etária. Os alunos da rede municipal estarão no ritmo da Bienal”, destaca Alcir.

Patrícia Cordeiro também se reuniu com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Wainer Teixeira, para traçar detalhes da feira.

Patrícia adianta que este ano a criançada terá um espaço totalmente voltado para elas. No local haverá atividades lúdicas e pedagógicas entre outras novidades. “Tudo isso, para incentivar o gosto pela leitura. Estamos preparando uma programação especial para todas as idades”, ressalta.

A maior feira literária do interior do Estado do Rio de Janeiro vai acontecer entre os dias 16 e 25 de maio no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop).

Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...