sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Praia de Búzios é interditada após mancha misteriosa mandar dezenas de pessoas a hospital

A Secretaria de Meio Ambiente de Búzios desaconselhou o banho de mar na Praia da Tartaruga, uma das mais procuradas do balneário. Nesta quinta-feira(20), mais de 60 banhistas que estavam na praia deram entrada no Pronto Socorro de Búzios com ardência nos olhos, infecção das vias respiratórias e intoxicação. Nesta sexta-feira(21), duas crianças foram levadas para o hospital com os mesmos sintomas.

Segundo o secretário de Meio Ambiente de Búzios, Carlos Alberto Muniz, os problemas começaram depois que uma mancha oleosa, de cor mostarda, chegou à praia.

O analista de suporte Diogo Thompson, que mora na Pavuna e iria ficar em Búzios até domingo, foi outra vítima. Ele contou que, até 21h30m desta quinta, 63 pessoas, em sua maioria estrangeiros, tinham dado entrada no hospital de Búzios.

- Eu não consigo abrir os olhos, uma coisa horrível. O hospital não tinha estrutura para atender a tantos pacientes porque a cidade não esperava por isso.O prefeito disse que outros casos semelhantes já aconteceram no passado mas não foram divulgados. Estou voltando para o Rio porque não consegui um oftalmologista em Búzios - disse o analista, que voltou com a mulher Yvelize e os filhos.

Yveliza contou que ela e o filho também mergulharam na Praia da Tartaruga, por volta de 9h desta quinta-feira, mas não tiveram problemas:

- O Diogo mergulhou mais fundo, por isso foi contaminado. Os médicos não estavam sabendo dar o diagnóstico. Os sintomas são dores muito fortes na cabeça, olhos bem inchados e garganta e nariz congestionados. A praia teria amanhecido com uma mancha, como se fosse óleo.

O turista Rivaldo Ramos Martins, que veio do Rio Grande do Sul, se queixou da irritação nos olhos.

- A água estava linda e limpa. Minha esposa não mergulhou, e minha filha não molhou a cabeça, mas não tive a mesma sorte. Estou há pelo menos 3 horas com irritação intensa nos olhos. Senti um gosto de ferro, limão, ácido, sei lá! Um gosto estranho na água do mar. Estou aqui no hospital já fui medicado com antialérgico e os olhos foram lavados com soro fisiológico gelado - contou Rivaldo.

Amostras da mancha são coletadas
Durante a madrugada, Carlos Alberto Muniz acompanhou técnicos da concessionária Prolagos que foram coletar amostras da mancha. Ainda não saíram os resultados. Técnicos do Inea foram ao local, onde foi montado um laboratório voltante da Prolagos.

Agentes da Guarda Marítima de Búzios foram para a Tartaruga para desaconselhar o banho. Há suspeita de que a mancha seja resíduo de produtos químicos usados na limpeza no banheiro de navios. A Capitania dos Portos já foi acionada para investigar esta hipótese.

- Nós decidimos desaconselhar o banho de mar por precaução até que saiam os resultados dos exames - explicou Muniz.

© 1996 - 2014. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...