sábado, 4 de fevereiro de 2012

Duplicação da BR-101 seria a solução para diminuir acidentes?

A BR-101 é uma das mais importantes rodovias do Brasil e atravessa 12 estados brasileiros. Por causa de vários acidentes que acontecem na via diariamente ela é considera a rodovia da morte, mas muitas pessoas vêem na duplicação uma forma de diminuir o número de acidentes.


De acordo com a assessoria de imprensa da Autopista Fluminense, o Programa de Exploração da Rodovia (PER) prevê a duplicação de quase 177 quilômetros da BR no trecho Norte, entre os municípios de Rio Bonito e Campos. A previsão é que até 2017 as obras sejam concluídas.


O trecho do km 84, em Campos ao km 144, em Macaé será o primeiro a ser duplicado. Essa obra estava prevista inicialmente para ser executada entre 2017 e 2021, mas no final de 2009 a Agência nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou a antecipação da obra. Iniciada em agosto de 2010 no trecho entre o km 132 e o km 144, em Macaé, já foram realizadas a implantação do sistema de drenagem, dos terraplenos e das obras de arte correntes (bueiros).
Ainda em fevereiro, a concessionária instalará mais uma frente de obras da duplicação, na região de Campos, entre o km 102 e o km 112. 


Segundo a assessoria as obras não vão interferir no tráfego da rodovia, pois serão realizadas paralelamente à pista.


Outra frente de obra na região de Campos dos Goytacazes, entre o km 84 e o km 102, aguarda a autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).


Para as obras de duplicação entre Rio Bonito (km 261) e Casimiro de Abreu (km 190), e entre Casimiro de Abreu (km 190) e Macaé (km 144), está em andamento o licenciamento ambiental.


DUPLICAR SERIA A SOLUÇÃO?

Segundo o especialista em Trânsito, João Carlos Campanelli, duplicar a BR não seria a solução para evitar acidentes, mas os índices podem diminuir.


“A maioria dos acidentes acontece com carros que colidem de frente, quando o motorista tenta cortar outro veículo, atravessar a pista ou quando o automóvel roda na via. Com a pista duplicada, em mão única, evita acidentes frontais. Continuam acontecendo acidentes, mas colisões traseiras”, disse.


Segundo Campanelli o índice de acidentes pode diminuir 50%, mas a imprudência no trânsito continua sendo a principal causadora de acidentes.


“Cerca de 95% dos acidentes acontecem por falha humana a  desobediência no trânsito, como excesso de velocidade e conduzir alcoolizado. Muitas pessoas não estão em condições, pegam o veículo e acabam causando graves acidentes”, ressaltou.


IMPRUDÊNCIA

De acordo com o Polícia Rodoviário Federal (PRF), Carlos Braga, com a pista duplicada os acidentes tendem a ficar mais violentos.


“O número de acidentes pode até diminuir sim, mas eles passam a ser mais violentos. Os motoristas tendem a acelerar mais por conta da pista boa. Os acidentes desse tipo acabam sendo mais graves, mas tudo por conta da imprudência”, ressaltou.


Segundo o PRF a imprudência humana é a responsável por quase 100% dos acidentes.


“Tirando os acidentes envolvendo animais o restante é por conta da imprudência. Excesso de velocidade, não respeitar a distância de segurança de um carro para o outro, ultrapassagens indevidas, falta de cinto de segurança e consumo de álcool”, citou.


Braga explicou que em pista simples, como é a atual da BR-101, do trecho de Campos até o Rio de Janeiro o limite máximo permitido é de 80 quilômetros por hora.


“No código Nacional de trânsito a velocidade máxima permitida é de 110 quilômetros por hora. Mas existem estudos que permitem uma velocidade mais rápida em alguns trechos, como na Via Dutra. Cabe ao motorista ter prudência”, finalizou.


Ururau

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