domingo, 8 de abril de 2012

Páscoa: Renovação confirmada na morte e ressurreição de Cristo

Feliz Páscoa à todos!

Entre tradições, simbologias e crenças é chegada a hora da maior festa cristã e judaica, a Páscoa, que significa passagem, da morte para a vida eterna, através da ressurreição de Jesus Cristo. 

Apesar de ser uma festa cristã, muitos se aproveitam do feriado e compartilham dos costumes vivenciados pela época, sem a menor pretensão de compreendê-los. Para o comércio, esta é a oportunidade de alavancar as vendas, enquanto crianças e adultos podem encarar como um momento propício para se deliciarem com os ovos de Páscoa, além das demais comidas típicas, como o tradicional bacalhau e a canjica.

Na Sexta-Feira Santa é o único dia do ano que a igreja Católica não celebra a santa missa, já que a morte foi consumada. Fiéis jejuam e não comem carne, como forma de renúncia aos prazeres da carne direcionando suas vidas para o céu. 

Segundo o Padre da Paróquia Santa Terezinha, Gilmar dos Prazeres Silva, apesar da quaresma, período de quarenta dias de introspecção religiosa que antecede à Páscoa, começar imediatamente após o carnaval, é fundamental que fiéis estejam informados para não adotarem falsas tradições. 

“A data da Páscoa não tem relação com o Carnaval. A data é fixada no calendário por meio de um ciclo lunar. É a primeira lua cheia, da primavera, no hemisfério Norte. Então, a festa do ano que vem já tem data marcada, (31). Em relação aos ovos e coelhos, podemos até acolher a idéia, se considerarmos que representam fertilidade e vida. Porém, tudo isso não passa de simbologia, o mais importante é que vencemos a morte por meio da crucificação de Jesus Cristo”. Disse Pe. Gilmar.   
   
Para o Catolicismo, o Tempo da Quaresma - dias de forte conversão, penitência, jejum e oração em preparação para a crucificação do Senhor - remete ao tempo que Jesus passou em jejum no deserto para fazer cumprir a vontade do Pai, a crucificação. Comemora-se também nestes dias, o fim da escravidão dos israelitas no Egito, onde o mar vermelho se abriu e o povo passou a ser liberto para a terra prometida.

Neste período não se diz o Aleluia, nem se canta o Glória a Deus nas alturas, para que as manifestações de alegria sejam expressadas de forma mais intensa no domingo de Páscoa. 

A Quaresma inicia com a Quarta-feira de Cinzas tendo fim na manhã da Quinta-feira Santa. Inicia-se então, o Tríduo Pascal, quinta, sexta e sábado, ou seja, os três dias que antecedem o domingo de Páscoa.

Também na Quarta-feira de Cinzas é lançada a Campanha da Fraternidade, cujo tema deste ano é “Fraternidade e Saúde Pública”. O objetivo é valorizar a dignidade da vida humana e fornecer esperança aos enfermos, já que é através da morte se alcança a vida eterna.  



Segundo o Bispo Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, a Semana Santa é tempo de intensificação das orações e também de muita festa para Igreja, que segue tradições como procissões, missas, vigílias, teatro revivendo textos bíblicos e períodos históricos.

“São verdadeiramente importantes para igreja católica as tradições das procissões litúrgicas e históricas que ocorrem durante a Semana Santa, realizadas somente pelos católicos. No último domingo (01) celebramos a bênção de ramos. A quinta-feira (05) deu início ao Tríduo Pascal com a missa da Ceia do Senhor e Lava-pés. Sexta-feira (06) celebra-se a Paixão e Morte de Jesus Cristo. Sábado (07), vigília em contemplação a Jesus morto e sepultado. Por fim, o momento maior, o Domingo de Páscoa (08), a Ressurreição de Cristo”. Disse o Bispo.



Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...