segunda-feira, 9 de abril de 2012

Bolsas e Mochilas: como usar sem comprometer a coluna e a postura?

Você é do tipo de pessoa que se preocupa com o que vai colocar dentro da sua bolsa na hora de sair de casa? Então saiba que esse acessório, tão rotineiro na vida do cidadão, pode trazer danos à saúde ao longo do tempo.


É muito comum, principalmente as pessoas que saem de suas casas bem cedo para trabalhar e só retornam a noite, levarem na bolsa objetos que realmente vão ser necessários e até mesmo coisas que não vão ser utilizadas durante o dia.


Com o passar do tempo, esse excesso de peso pode gerar uma inclinação ou elevação do tronco do lado que se transposta a bolsa. O fisioterapeuta e especialista em Reeducação Postural Global (RPG), Ewerton Gomes de Campos, orienta sobre a forma correta de levar esses utensílios diariamente sem causar lesões à coluna.
“Infelizmente há um hábito, na maioria das vezes entre as mulheres, de colocar dentro da bolsa tudo e mais um pouco. O ideal seria colocar somente o que for usar. Uma opção, para aquelas pessoas que trabalham e estudam, mas não tem tempo de ir a casa, é retirar da bolsa algo simples como um estojo e deixar na bolsa somente o lápis e a caneta, até porque na maioria das vezes dentro do estojo tem coisas que nunca foram usadas e acabam causando peso. Caso seja necessário a maquiagem, utilize antes de sair e só leve na bolsa o principal para retocar. Outra coisa importante é na hora de fazer a compra, prefira adquirir bolsas que tenham opções de uso. Claro que isso é uma questão de adaptação e vontade, para aquelas pessoas que precisam cuidar da saúde, mas com correções do dia-a-dia você evita danos futuros,” diz o especialista.

Para o especialista, um dos grandes erros e que tem gerado um aumento dos problemas é a falta de educação postural na infância, que se for bem cuidado na infância, poderá evitar problemas na vida adulta.


“Antigamente esse tipo de diagnóstico era constatado em pessoas mais velhas e ao longo dos anos esse número mudou. Hoje em dia as crianças entre oito e 10 anos reclamam de dor na coluna, não só pelo uso indevido das mochilas, mas também o mau hábito postural. Por isso quando a criança começar a fazer parte do mundo escolar, os pais devem ficar atentos ao peso que o seu filho está carregando. No caso das crianças entre quatro e 10 anos e que estão cursando o primário, o certo é ter dentro da mochila 5% do peso dela. Quando chegar aos 12 anos e começa a cursar o ensino fundamental esse peso passa a ser de 10%,” afirma o fisioterapeuta.

Não é o caso do estudante Pedro Henrique Oliveira, 12 anos, que carregava em sua mochila seis livros e um caderno de 20 matérias e do seu amigo Junior Santos, 12 anos, que tinha dentro da mochila três livros e um caderno também de 20 matérias. Ambos com um exagero na mochila, confessaram sentir muita dor nas costa todos os dias.
Além da postura correta, a mochila tem que estar alinhada aos ombros e o fundo na região lombar para ter contato com as costas da criança que também podem aderir a mochilete, mas com atenção, já que se for usada incorretamente pode causar intorção do tronco. Isso não só para crianças, no caso dos adultos é sempre certo manter a bolsa acima da cintura, que dá firmeza ao carregá-la.


Ewerton destacou que uma das soluções para as crianças, é que as escolas brasileiras usassem o sistema americano, com os armários na própria instituição, tendo uma pessoa fiscalizando para que os alunos só levassem para casa o que fosse necessário, além de um especialista para dar palestras de bons modos e o uso correto das mochilas.

Tratamento
Após constatar a doença, o tratamento começa com a reeducação postural. Se não resolver, o paciente é encaminhado para o fisioterapeuta para fazer algumas sessões que vão depender da gravidade. Feita a sessão, a pessoa volta ao médico para fazer uma nova avaliação, constatando melhoras, o paciente dá continuidade ao tratamento praticando atividades físicas. Já nos casos, mais avançados o ideal é usar o colete e se esse tipo de tratamento conservador não der jeito, a única solução será a cirurgia.

Segundo o fisioterapeuta, no estado do Rio, a única prefeitura que fornece esse tratamento gratuito é a de São Francisco de Itabapoana e no Brasil somente três que fornecem o serviço. Nas clínicas particulares, o valor do tratamento varia entre R$ 50 a R$ 200 reais.

Formação dos Músculos
Até os 18 anos, os músculos do nosso corpo, estão em formação, após 21 anos os ossos chegam à formação completa, o que não quer dizer que a pessoa esteja imune ao problema na postura.

Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...