quinta-feira, 26 de abril de 2012

Dilma chega a Campos e vai de helicóptero para o Porto do Açu

Chegada ao Aeroporto Bartolomeu Lyzandro
O avião da Presidenta Dilma Roussef, pousou em Campos às 15h58, e imediatamente, a chefe de Estado se dirigiu a uma aeronave que está a conduzindo ao Porto do Açu. A Presidenta estava acompanhada da sua comitiva e do governador Sérgio Cabral. 

No Aeroporto Bartolomeu Lyzandro, pessoas esperaram pela chegada da Presidenta, Luiz Fernando Almeida, 48 anos, estava muito animado com a possibilidade de ver Dilma Roussef, ela chegou ao aeroporto às 10h40. “É um momento histórico, a primeira presidente mulher do meu país vindo a nossa região, a vinda do Lula, também foi muito importante, mas sendo Dilma uma mulher, torna esse momento ainda mais importante”, disse.

Visita ao Porto
A presidenta Dilma Rousseff está visitando as obras do Superporto do Açu e participando da celebração do início da produção de petróleo da OGX, empresa do Grupo EBX, protagonista da maior campanha exploratória privada da América do Sul. 

A cerimônia acontece no Superporto do Açu, maior investimento porto-indústria das Américas, em construção pela LLX, empresa de logística do Grupo, em São João da Barra, no Norte Fluminense. O evento contará com a participação do empresário Eike Batista, presidente do Grupo EBX, e de autoridades municipais, estaduais e federais. 

O início da produção de petróleo é um marco histórico para o Grupo EBX, que há 30 anos empreende e desenvolve projetos estruturantes no País. É ainda um marco para o Brasil, que agora conta com uma operadora nacional produzindo offshore.  “A extração do nosso primeiro óleo ocorreu em prazo único na indústria do petróleo mundial, apenas dois anos após a descoberta de Waimea”, diz Eike Batista. “É ainda mais gratificante celebrar essa conquista no Superporto do Açu, o maior e mais eficiente complexo porto-indústria da América Latina, que vai ajudar a eliminar gargalos logísticos e impulsionar o desenvolvimento do País”.


A programação inclui visita às obras do Superporto do Açu, que tem capacidade para movimentar até 350 milhões de toneladas por ano, o que o coloca entre os três maiores portos do mundo. A comitiva conhecerá os dois terminais logísticos em construção: o TX1 (offshore, para minério de ferro e petróleo) e o TX2 (onshore, para granéis sólidos e líquidos, produtos siderúrgicos, carvão, ferro gusa, escória e granito). 


Na ocasião, Eike Batista e Murilo Ferreira, presidente da Vale, assinam memorando de entendimento entre a LLX e a Ferrovia Centro Atlântica, administrada pela Vale. O documento prevê a continuidade dos estudos de viabilidade e estudos para a obtenção das licenças ambientais necessárias à construção do trecho ferroviário até o Superporto do Açu.

Estudantes fecham BR-356 tentando chamar a atenção de Dilma


Aproximadamente mais de 50 universitários, aproveitaram a visita da presidenta Dilma Roussef ao município de São João da Barra, na tarde desta quinta-feira (26/04), para manifestarem contra a aprovação do novo Código Florestal e as desapropriações para a construção do Complexo Logístico do Super Porto do Açu.

O movimento que se iniciou por volta 13h30, saiu da Uenf em direção a BR-356 que dá acesso para São João da Barra.

De acordo com um estudante de 24 anos, mesmo se não houvesse a visita de Dilma, a manifestação já estava para acontecer pela aprovação do novo Código Florestal nesta quarta-feira (26).

“O movimento não é partidário. Nosso objetivo é chamar a atenção da população e principalmente do governo Federal para que vete a aprovação do novo Código Florestal. Além disso, também manifestamos por causa das desapropriações no Porto”, disse.


A Polícia Militar esteve no local controlando a situação. A manifestação causou um enorme congestionamento nos dois sentidos da BR-356.

Os estudantes retornaram para a universidade pela pista e o trânsito continuou engarrafado.

Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...