segunda-feira, 11 de junho de 2012

Ainda não há previsão do início das obras na Ponte João Figueiredo

Nesta semana o Site Ururau recebeu o e-mail de uma internauta perguntando sobre as obras na Ponte João Figueiredo, que liga São João da Barra a São Francisco de Itabapoana.

A internauta Juliana Rangel relata trafegar pela RJ-194 e que no local já iniciaram a demarcação de onde vai ficar a estrutura.

“Na estrada (de chão, praticamente) da RJ 194 (lado de SFI) já está marcado o local que ficará a ponte, mas isso já foi feito há uns três meses e depois disso não foi feito mais nada, pelo menos aparentemente na estrada, desse lado a que eu me refiro. Estou entrando em contato para receber essas informações, pois a estrada está em péssimas condições de tráfego ainda mais nessa chuva fica quase que intransitável e muitas pessoas precisam passar por este caminho para chegar a SFI e localidades vizinhas”, informou.


De acordo com o engenheiro do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Ivan do Amaral, a obra ainda esta no processo de documentação para depois ser encaminhado à licitação.

“Na próxima semana eu vou ao Rio para saber a posição para inicio da construção da ponte. O projeto já esta no DER, foi feita a sondagem e assimetria da pista, mas ainda não foi iniciada nenhuma obra”, disse.
Segundo Amaral a nova estrutura vai ser construída do lado de São João da Barra, na altura do trevo do Açu e do lado de São Francisco a dois quilômetros da entrada de Campo Novo. Sobre as más condições da RJ-194 que liga Campos a Gargaú, o engenheiro informou que o trecho vai passar por obras.

“A RJ-194 que começa em Campos e vai até a nova ponte e depois a RJ-196 que vai até Gargaú, esses dois trechos devem passar por obras de reestruturação. Mas devem acontecer junto com a construção da ponte”, comentou.


ESTRUTURA

Vinte pilares chegaram a ser construídos na década de 80, mas até hoje só isso foi feito. A estrutura tem 19 metros de vão, uma extensão de 822 metros com duas pistas largas e acostamentos com 14 metros de altura. Mas de acordo com o DER se a ponte fosse construída causaria alguns problemas ambientais e gastos a mais.

“Eles estão quase em uma curva do Rio Paraíba do Sul, se a estrutura fosse montada ali teríamos que aterrar as margens do rio, também existe dois diques um de cada lado. Além disso, para dar sequência teriam que ser acrescentados mais quatro quilômetros só de ponte, seria inviável”, explicou.


GOVERNO DO ESTADONo início do ano o Governador Sérgio Cabral esteve em São João da Barra e falou com a imprensa sobre a construção da Ponte João Figueiredo.

“Nós vamos fazer, é uma obra de 190 milhões de reais, financiada pela Comissão Andina de Financiamento, que vai disponibilizar 500 milhões ao Estado e nós vamos concluir esta obra que está parada há 30 anos. Eu diria que esta estrada e a ponte representam o arco metropolitano do Norte-Noroeste Fluminenses. A estrada será transformada no fator de desenvolvimento para essas regiões”, disse o Governador.


Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...