sexta-feira, 22 de junho de 2012

Tomar café da manhã diariamente pode reduzir risco de diabetes tipo 2


Um novo estudo descobriu que pessoas que não pulam a primeira refeição do dia têm um risco menor de terem obesidade e de desenvolver diabetes tipo 2 do que aquelas que dispensam o café da manhã.

A pesquisa, apresentada na reunião anual daAmerican Diabetes Association contou com a participação de mais de cinco mil homens e mulheres. Nenhum deles apresentava diabetes tipo 2 no início do estudo. Sete anos depois, o grupo preencheu questionários sobre dieta que incluíam uma questão sobre a frequência com que tomavam café da manhã. Eles foram monitorados por um período de 18 anos.

Em comparação aos que tomavam café três vezes ou menos por semana, aqueles que tomavam café diariamente tinham um risco 34% menor de desenvolver diabetes; 43% menor de desenvolverem obesidade e 40% menor de desenvolver gordura abdominal. Pessoas que tomavam café da manhã de quatro a seis vezes por semana apresentaram uma probabilidade 24% menor de desenvolver diabetes tipo 2 e 25% menor de desenvolver obesidade.

A análise levou em conta outros fatores de risco para o diabetes e a obesidade, incluindo idade, sexo, tabagismo, alcoolismo, prática de atividades físicas, ingestão de calorias e frequência com que consumiam fast-food. Ainda assim, o estudo não prova uma ligação direta entre tomar café da manhã e evitar esses problemas. Para os pesquisadores, apenas o hábito de realizar as três principais refeições do dia já auxilia no controle do peso e dos níveis de açúcar no sangue.

Pular o café da manhã não ajuda a emagrecer

De acordo com o nutrólogo Wilson Rondó, muitos estudos comprovaram que pessoas que pulam o café da manhã têm quatro vezes mais chances de ter obesidade, se comparadas com quem não dispensa essa refeição.

Em um desses estudos, realizado com mais de 3.000 pessoas, a maioria mulheres, que perderam ao menos 15 kg e mantiveram o peso por mais de um ano, verificou-se que 78% tomavam o café da manhã todos os dias, enquanto 5% o faziam seis dias por semana, 5% durante cinco dias e 4% simplesmente pulavam essa refeição. Esses resultados deixam claro que evitar o café da manhã não contribui para a perda de peso.

Feito em casa

Mas, por que o café da manhã é tão importante? É bastante simples. É a primeira refeição do dia que "acorda" nosso corpo, nossas células e enzimas logo cedo, produzindo maior queima de calorias e gorduras. Ela definitivamente não engorda, desde que não se abuse de pães, bolos, geleias, queijos gordurosos e frios.

É importante também que o café da manhã seja feito em casa sempre que possível. Por incrível que pareça, tomar o café da manhã em alguma padaria ou lanchonete, assim como jantar fora, torna as pessoas mais predispostas a engordar. Isso acontece devido a forma como os alimentos são preparados em cantinas e restaurantes, com mais gordura ou ingredientes muito calóricos, e também porque, ao comer fora, quase sempre se exagera nas quantidades. Se quiser manter o peso, tome seu café em casa.

Mais é melhor

Mesmo que o tomar café da manhã seja muito importante para emagrecer e ter energia durante o dia, de modo geral, não se deve pular nenhuma refeição com a intenção de emagrecer. Comer com frequência, mas com sabedoria, ajuda a perder ou manter o peso com mais saúde. Alimentar-se de duas em duas horas evita quedas de glicemia causadas por insulina elevada. Também ajuda a controlar os níveis de cortisol, um hormônio ligado ao estresse, ao envelhecimento precoce e que, quando aumentado, dificulta a perda de peso.

Uma alimentação saudável nem de longe é o mesmo que comer pouco, ou comer menos. Tenha, em cada refeição, uma variedade de verduras, carboidratos, fibras e proteínas para manter o organismo funcionando como um relógio.

Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...