sábado, 16 de junho de 2012

A maior cidade em miniatura do mundo tem quase 2.500 m²


A mini-cidade cidade ocupa uma área de quase 2.500 m²

A pequena cidade de Shartlesville, no interior dos EUA, é lar de um dos mais bem guardados segredos da arte em miniatura do mundo. É lá que fica a Roadside America, a “maior menor” cidade do planeta.
Cada centímetro da maquete equivale a 30 cm da vida real
As imagens explicam muito melhor que qualquer palavra. O princípio da maquete é o mesmo daqueles trenzinhos elétricos que as crianças de antigamente costumavam brincar. Acontece que, nesse caso,o entorno da linha do trem não é mero cenário. A cidade é a protagonista da brincadeira.
São 10 mil árvores no total. Todas feitas à mão
Laurence Gieringer, criador da Roadside, é um apaixonado por modelos em miniatura. Sua obsessão começou ainda no século retrasado, em 1899, quando se encantava com a vista da janela de seu quarto: à distância, a cidade vizinha parecia feita de minúsculas estruturas. Seu fascínio era tanto que, aos cinco anos de idade, ele saiu de casa para pegar aquelas mini-construções e incorporá-las ao seu acervo de brinquedos, sem reparar o quão longe as luzes estavam. Depois de se perder na floresta, ele foi achado e voltou para casa.
Para sustentar a riqueza de detalhes, mais de 400 quilos de prego foram utilizados
Depois de crescer, Laurence se tornou carpinteiro e pintor. Sua maquete começou a ficar famosa ainda na década de 30, graças aos jornais locais que iam até o galpão conferir o modelo. Devido à sua constante expansão, a cidade em miniatura já mudou de local algumas vezes e desde 1953 ela está na atual sede, conservando o mesmo espírito de quase 50 anos atrás. Larence Gieringer morreu em 1963 e hoje o espaço é mantido pela sua neta.
Revista Galileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...