sábado, 16 de junho de 2012

Enem 2012 registra recorde de 6,4 milhões de inscritos


O número de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) bateu recorde este ano. O prazo para o cadastramento foi encerrado às 23h59 desta sexta-feira, com 6,49 milhões de candidatos inscritos, segundo divulgou o Ministério da Educação (MEC). Foram 275 mil inscrições a mais do que no ano passado.

São Paulo é o estado com maior número de candidatos (1,06 milhão), seguido de Minas Gerais (723 mil) e Rio de Janeiro (474 mil)

Apesar do recorde, mais de 30 mil candidatos devem se inscrever sem precisar fazer as provas dos dias 3 e 4 de novembro. Esse é o número de vagas que ainda serão preenchidas em 56 instituições de ensino superior pela edição do segundo semestre do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que será aberto pelo MEC apenas na próxima segunda-feira.

Como o pagamento da taxa de R$ 35 do Enem só pode ser feito até o dia 20 e a primeira lista de classificação do Sisu sai no dia 25, os estudantes que fizeram a última edição do exame e ainda aguardam uma vaga em ampla concorrência no segundo semestre precisam pagar a quantia para o caso de não serem aprovados. Com isso o MEC deve arrecadar cerca de R$ 765 mil de inscrições de candidados que, depois de matriculados em universidades, não farão o Enem.

As provas serão aplicadas em 3 e 4 de novembro, em todas as unidades da Federação, a partir das 13 horas (de Brasília). Em maio, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, apresentou as novas regras para o Enem. As principais mudanças ocorreram na prova de redação, que terá um novo sistema de correção.

No primeiro dia do exame, sábado, serão realizadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração máxima de quatro horas e meia. No domingo, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer as de Matemática e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e a redação.

A divulgação do gabarito oficial, como estabelece o edital do exame, está prevista para 7 de novembro. O resultado final estará disponível para os estudantes a partir de 28 de dezembro.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/educacao/enem-2012-registra-recorde-de-64-milhoes-de-inscritos-5226565#ixzz1xxQnF74s 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...