sábado, 18 de janeiro de 2014

Cerimônia e Missa neste sábado marcam os 19 anos de emancipação de São Francisco

Fundado no dia 18 de janeiro de 1995, o município de Francisco de Itabapoana comemorou 19 anos de emancipação político-administrativa na manhã deste sábado (18). 



Na programação, Santa Missa, em ação de graças pelo aniversário da cidade, e solenidade na sede do Executivo Municipal, que oficialmente passou a ser denominado Palácio Municipal Prefeito Pedro Jorge Cherene. Após a missa em ação de graças, celebrada pelo padre Lucas, na Matriz do padroeiro São Francisco de Paula, o prefeito Pedrinho Cherene, o vice-prefeito Amaro Barros, vereadores secretários e demais convidados se dirigiram à sede da prefeitura para o ato solene, aberto com formação da Guarda Civil Municipal e da Guarda Bandeira do 56º Batalhão e Infantaria. 
O Hino Nacional Brasileiro foi executado pela banda do 8º Batalhão de Polícia Militar, enquanto eram hasteadas as bandeiras do Brasil do Estado e do Município. Na sequência, um breve relato feito pelo historiador Roberto Pinheiro Acruche da história de São Francisco de Itabapoana desde a primeira metade do século XX até período que culminação com o processo de emancipação. 
No seu pronunciamento, o prefeito Pedrinho Cherene destacou os avanços nesses 19 anos e fez uma referência a todos os homens públicos e à população, que ajudou escrever a história do município. 
– Em um comparativo do tempo em que éramos Sertão de São João da Barra aos dias de hoje, é notório os avanços alcançados. Sem distinção, que aqui fazer uma homenagem àqueles que participaram e contribuíram nesse processo. De minha parte, afirmo que é uma honra estar exercendo o cargo de prefeito de mina terra e vislumbro um futuro promissor, com muitas outras conquistas – destacou o prefeito. 

Fechando a programação, houve o descerramento da placa em que dá à sede do Executivo o nome de Palácio Municipal Prefeito Pedro Jorge Cherene, em homenagem ex-prefeito Pedro Cherene. Chefe do Executivo em São Francisco entre 2001 e 2008, o ex-prefeito, falecido em 2009, construiu e inaugurou em 2004 o prédio leva o seu nome. 
O Decreto Legislativo 01/2009 nesse sentido foi proposto pelo vereador Florentino Cerqueira (Tininho) e aprovado por unanimidade por todos os vereadores da legislatura passada. Participaram das celebrações o prefeito Pedrinho Cherene, o vice-prefeito Amaro Barros, vereadores, secretários e de mais autoridades municipais. Também marcaram presença o deputado João Peixoto, a comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar, Tenente Débora, o capitão Miscali e subtenente Dutra, do Exército Brasileiro elíderes religiosos do município. Tenente Henrique, delegado da 073 Delegacia do Serviço Militar, que abrange São Francisco de Itabapoana, foi representado pelo secretário local da JSM, Carlos Roberto Ribeiro da Silva.

Ascom  - PMSFI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...