terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Papa Francisco nomeia brasileiro como secretário do Colégio Cardinalício

O Papa Francisco nomeou nesta terça-feira(28) o brasileiro Ilson Jesus Montanari secretário do Colégio Cardinalício, composto por todos os cardeais eleitores da Igreja. O Colégio Cardinalício é incumbido de administrar as questões mais importantes que surgirem no Vaticano após a morte de um pontífice. Os cardeais com menos de 80 anos que fazem parte do colégio também estão aptos a participar de um futuro conclave. Atualmente, o órgão conta com 199 cardeais, sendo 107 eleitores.

Natural de Sertãozinho, no interior de São Paulo, Montanari, de 54 anos, foi nomeado em outubro secretário da Congregação para os Bispos, que trata de questões referentes à provisão das dioceses e paróquias e das atividades episcopais na Igreja Latina. Também é arcebispo titular de Capocilla, na Mauritânia. O paulista foi ordenado sacerdote em 1989.

Outros brasileiros tiveram suas funções redefinidas pelo Papa Francisco recentemente. Durante a oração do Angelus, na Praça de São Pedro, no Vaticano, no dia 12 deste mês, o papa nomeou o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, de 63 anos, cardeal da Igreja Católica. O nome do brasileiro fez parte de uma lista de 19 novos cardeais escolhidos pelo pontífice. A cerimônia oficial de nomeação está prevista para 22 de fevereiro.

No dia 15 de janeiro, o pontífice mudou quatro dos cinco integrantes da comissão de cardeais responsável por supervisionar o Banco do Vaticano. Entre os que deixaram o órgão está o arcebispo de São Paulo, D. Odilo Scherer, que continua a ocupar cargos de relevância no Vaticano, participando de decisões referentes ao clero e à evangelização. No final do ano passado, ele foi nomeado membro da Congregação para a Educação Católica, que supervisiona os estudos de educação católica e científica nas escolas e instituições de ensino na formação de padres.

Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...