quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Pesquisadores da Uenf desenvolvem estudos sobre a pipoca

Na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), o melhoramento do milho-pipoca é uma das áreas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento Vegetal. O objetivo das pesquisas, coordenadas pelo professor Antônio Teixeira do Amaral Junior, do Laboratório de Melhoramento Genético Vegetal (LMGV), é desenvolver variedades de milho-pipoca que sejam mais adaptadas ao clima e ao solo da região, oferecendo assim uma alternativa de renda para os pequenos produtores rurais.

Uma nova variedade, a UNB-2U, já está a caminho, e deve ser lançada no ano que vem. Este foi o tema da tese de doutorado de Rodrigo Moreira Ribeiro, “Ganhos genéticos em geração avançada de seleção recorrente na variedade de milho pipoca UENFV-Explosiva”, com orientação do professor Amaral.

- A UENF desenvolve o único programa de melhoramento de milho-pipoca no Estado do Rio de Janeiro. Esta pesquisa constitui a etapa final antes do lançamento desta nova variedade. Esperamos que os produtores locais se conscientizem de que o milho-pipoca pode ser uma boa alternativa à cana-de-açúcar, hoje em decadência — diz Rodrigo.


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/educacao/vida-de-calouro/pesquisadores-da-uenf-desenvolvem-estudos-sobre-pipoca-3521160.html#ixzz1hq4VPFVo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...