terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Rio Paraíba chega a 8,75m, mas ainda não preocupa a Defesa Civil de Campos

A chuva que cai insistentemente em Campos e região, devido uma frente fria que está estacionada sobre o Sudeste do Brasil vem deixando as autoridades em alerta. Apesar de não haver risco de enchentes, a Defesa Civil local orienta a população ribeirinha por conta da elevação do Rio Paraíba e demais rios do Norte e Noroeste Fluminense.

“Ao longo do ano foi feito um treinamento com equipes da Defesa Civil Estadual e federal, para passar para os agentes os dados esperados e maior habilidade de como agir com a população em caso de ocorrências”, explicou o subcomandante da Defesa Civil Municipal, major Edson Pessanha.

O subcomandante informou ainda que apesar da previsão ser de chuva até o próximo sábado (24/12), não há com o que se alarmar. “Vamos aguardar os próximos dias. A chuva de hoje (19/12) trouxe alguns transtornos, como ruas alagadas e a baixa temperatura, no entanto, a equipe está de prontidão para eventuais ocorrências. Não há motivos para preocupação”, mencionou Edson dizendo também que a última cota do rio Paraíba, medida no início da manhã desta terça-feira (20/12), às 7h45, chegou a marca de 8,75m. A cota de alerta é de 9,80m.

O major comentou que essa elevação rápida do Rio Paraíba do Sul, deve-se as chuvas que estão caindo em Minas Gerais e São Paulo. “A previsão é que teremos um verão de muita chuva e dias quentes com temporais no final da tarde. Não haverá enchentes e sim muita chuva”, finalizou.

A Defesa Civil de Campos está monitorando o nível do Rio Paraíba não somente em Campos, mas também através do monitoramente de rios que podem influenciar na estabilidade do nível do paraíba como a Represa do Funil, em São Paulo, o Rio Paraíba do Sul, em Campos, Itaocara e São Fidélis, além do rio Muriaé, em Itaperuna e Italva.

A partir desta terça-feira (20/12), o trabalho de monitoração será feito três vezes ao dia. Dependendo da elevação do Paraíba,começa também o monitoramento do Rio Pomba, em Cataguazes e Pádua e do Rio Itabapoana, em Bom Jesus e Santo Eduardo.


Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...