terça-feira, 19 de novembro de 2013

Aluno campista celebra prêmio, ganha ida a Nasa e publicação de livro

Com 14 anos de idade ter o reconhecimento mundial com prêmio de melhor poesia em concurso da Nasa parece não ter sido a maior das conquistas do ‘menino’ Valmique Bento da Silva de Oliveira, que na manhã desta terça-feira (19) foi recebido na Prefeitura de Campos, pela prefeita Rosinha Garotinho, com status de ‘estrela’ e mais, recebeu ainda pela performance que elevou o nome da cidade, e, em especial da educação municipal, mais três prêmios, sendo que um desses, nem mesmo nos sonhos mais inimagináveis, poderia pensar para tão cedo, num universo que parece estar apenas se iniciando na vida desse jovem talento de família humilde.

Durante a solenidade de premiação, a prefeita Rosinha Garotinho anunciou que Valmique irá com custas pagas pelo município, conhecer a Nasa, já no final deste ano, acompanhado da mãe e da professora, além de ter seu livro de poesias publicado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, com lançamento em sua escola, a Getúlio Vargas, onde cursa o 9º ano do ensino fundamental. Ele ainda terá espaço exclusivo na Bienal 2014, em Campos, com tarde de autógrafos. O terceiro prêmio foi um tablet, também dado a sua professora, Sílvia Helena Ribeiro Neto Pessanha.
Apesar de muito jovem, Valmique iniciou seus agradecimentos dedicando o momento vivido em especial a Deus e a sua família, estendendo aos professores, ao município e aos colegas de escola, que encheram o auditório da Prefeitura, ele mandou um recado: “Acreditem”. Sobre a viagem declarou: “Será a realização de um sonho, porque sempre tive vontade de conhecer a Nasa e ver de perto o ambiente dos astronautas. Espero que o meu livro ajude as pessoas a refletir sobre o amor de Deus”.

Participaram da solenidade que teve início com os hinos nacional e municipal, além da Rosinha Garotinho, o líder do governo na Câmara Municipal, o vereador Paulo Hirano; o secretário de Relações Institucionais. Francisco de Assis Pessanha; a de Educação, Marinéia Abude, além da professora Sílvia Helena Ribeiro Neto Pessanha e o diretor da Escola, Júlio César da Paixão Barreto. 

“Não devemos deixar de aproveitar a oportunidade que a vida nos oferece. Apareceu a chance na vida do Valmique e ele soube agarrar. Quero parabenizá-lo por isso. O mérito deve ser dividido com a professora Sílvia Helena, que sabe aplicar a motivação que cada um de nós tem, para despertar a motivação no seu próximo. Você, Sílvia, como professora, foi especial na vida de muita gente, e especialmente na vida de Valmique. O saber e o conhecimento são algo que ninguém pode tirar da gente e a leitura ajuda a desenvolver o raciocínio lógico e termos visão ampla do que precisamos para viver melhor”, declarou a prefeita Rosinha Garotinho.

A secretária de Educação, Cultura e Esportes, Marinéia Abude, declarou emocionada. “Sei como é difícil seduzir o aluno para a literatura e a pesquisa, mas quando o professor ama a profissão, sabe motivar o aluno ao aprendizado. A escola pública é de crescimento. Escrever é exercício”. 

Confira a poesia premiada:

COMO IAPETUS, EU SOU PARA VOCÊ

Eu tenho um passado
Que é como uma cadeia de montanhas
maior que o Everest
E é impossível alguém descobrir o topo

Mas o meu lado sentimental
estava sempre voltado para você.

Algo muito intrigante sobre mim
É que minha metade
É coberta por uma substância brilhosa
Que eu revelo hoje o porquê
É que o lado voltado para você
Estará sempre brilhante de felicidade
Porque está sempre comigo

Mas eu tenho uma metade escura
Que não irá descobrir

Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...