quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Onda de frio fora de época gera surpresa na Região

Não é comum ver pessoas agasalhadas em novembro, mas é o que está acontecendo nos últimos dias na região. Devido à massa de ar frio, as temperaturas estão ficando entre 19ºC e 27ºC e só devem subir na próxima sexta-feira(07), podendo ocorrer pancadas de chuva isoladas. Em Campos dos Goytacazes, por exemplo, população e comércio refletem a mudança.

Para a ambulante, de Campos, Genilda Ribeiro, 38 anos, a mudança brusca de temperatura prejudica o comércio. "Já estamos trabalhando com produtos da coleção primavera/verão. Com o tempo assim, os consumidores estão procurando roupas de frio", disse. Ainda segundo Genilda, "essa variação é culpa do próprio homem, que não cuida do meio ambiente".

De acordo com o técnico em meteorologia Carlos Augusto Souto, apesar de a primavera ser uma estação de transição, com baixas temperaturas no início e mais quentes no final, o frio nessa época do ano não é comum. "A queda dos termômetros se deve à alta pressão que está empurrando lentamente uma massa de ar frio do oceano para o continente", explicou.

Verão quente
Mas que não se engane quem está sentindo frio agora. O verão do próximo ano promete ser abrasador, afirma Souto. "Os estudos e as previsões ainda estão sendo elaborados pelos principais centros de meteorologia, mas que tudo indica que as temperaturas serão altas e com chuvas. Acredito que teremos um verão com temperaturas em torno dos 30ºC durante o dia e com pancadas de chuva forte no final do dia".

Ele acrescenta que não foram registrados fenômenos como o "El Niño" e "La Niña", que alteram as temperaturas, e que as chuvas de verão de 2014 deverão ser mais espalhadas.

Jornal O Diario

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...