sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Parceria entre Prefeitura e FIPERJ promove a certificação de 25 alunos de curso de pescado

Graças à parceria entre a prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio das secretarias de Agricultura e Promoção Social, e a Federação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), 25 alunos receberam seus certificados do curso de Boas Práticas de Manipulação e Beneficiamento Artesanal do Pescado (filetagem, defumados e embutidos). O evento aconteceu, na quinta-feira (07), na praia de Guaxindiba, no restaurante do Fiinho.

O curso teve duração de 20h e foi ministrado pelo técnico da FIPERJ Diego Ribeiro. O objetivo foi orientar a aplicação de novas alternativas para a diversificação do pescado como aproveitamento do produto de baixo valor comercial, além da redução de desperdícios.

A cerimônia de encerramento contou com a participação do vice-prefeito, Amaro Barros, da chefe do gabinete, Silvana Sales, da secretaria de Promoção Social, Dayse Teixeira, do secretário de Agricultura, Edmar Henriques e do Chefe do Escritório Regional da FIPERJ, Luis Bernabé. 

O curso teve início na última terça-feira abordando toda a parte teórica da área. No dia seguinte os alunos aprenderam a modelagem dos produtos derivados de carne de pescado. Na quinta-feira os alunos apresentaram os produtos prontos para consumo e ao final todos puderam degustar a linguiça de peixe, fishburguer (carne de peixe tipo hambúrguer), quibe e almôndegas.

Segundo o chefe regional da FIPERJ a parceria é fruto de uma reunião que aconteceu recentemente com o prefeito Pedrinho Cherene, na qual o representante do órgão executivo salientou a necessidade de oferta de capacitação para a comunidade pesqueira como forma de ampliar oportunidades de renda.
Durante a cerimônia de encerramento foi ressaltado, ainda, que haverá a possibilidade do curso ter prosseguimento no município. Para isso serão formados agentes multiplicadores que levarão também os conhecimentos adquiridos no curso para a comunidade pesqueira.

O secretário de Agricultura destacou que o curso, além de qualificação, irá proporcionar uma renda mensal, na intenção de melhorar a qualidade de vida e ampliação de oportunidades, já que a temporada de verão se aproxima.

Ascom - PMSFI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...